Estatuto da Criança e do Adolescente é debatido no Plenário

O trabalho infantil e o Estatuto da Criança e do Adolescente foram debatidos, na manhã desta quarta-feira (31/10/07),...

31/10/2007 - 00:00
 

Estatuto da Criança e do Adolescente é debatido no Plenário

O trabalho infantil e o Estatuto da Criança e do Adolescente foram debatidos, na manhã desta quarta-feira (31/10/07), durante a Reunião Extraordinária do Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Durante a discussão, em turno único, do Veto Total à Proposição de Lei 17.860, que dá denomição ao viaduto situado na Av. Cristiano Machado, sobre a rua Jacuí, vários deputados usaram a palavra para defender a manutenção do veto e para tratar do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O deputado Getúlio Neiva (PMDB) defendeu a realização de modificações no estatuto, com o objetivo de acabar com alguns exageros presentes na lei e na sua aplicação pelo Ministério Público. Ele afirmou que a proteção à criança deve incluir a preparação para o trabalho. Em aparte, os deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Carlos Pimenta (PDT) concordaram com a opinião de Getúlio Neiva e defenderam a presença do Estado para fiscalizar a inserção da criança e do adolescente no mercado de trabalho, coibindo o trabalho escravo. Já o deputado Padre João (PT) e a deputada Elisa Costa (PT) lembraram a importância do estatuto, na medida que ele é uma garantia ao cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Também em aparte, o deputado Antônio Júlio (PMDB) afirmou que é importante realizar essa discussão, apontando os pontos positivos do estatuto e aquilo que precisa ser modificado. O deputado João Leite (PSDB) considerou que o estatuto é um instrumento fundamental hoje para as crianças e para os adolescentes e que um dos grandes problemas hoje no Brasil é o trabalho infantil, que deve ser combatido. O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) também defendeu um aprofundamento do debate sobre o trabalho infantil.

Cemig - Outro tema abordado foi a atuação da Cemig no Norte de Minas. O deputado Paulo Guedes (PT) afirmou que esteve na terça-feira (30) em São João das Missões, e constatou a existência de vários poços artesianos que não estão funcionando, pois a Cemig ainda não teria feito as ligações necessárias. O deputado Carlin Moura (PCdoB) defendeu a necessidade de a empresa realizar mais investimentos sociais. Já o deputado Domingos Sávio (PSDB) lembrou que a Cemig é uma empresa respeitada internacionalmente e que realizou o maior número de ligações rurais no Brasil.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715