Parecer rejeita projeto que trata de doadoras de leite materno

Os deputados da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa de Minas Gerais apr...

31/10/2007 - 00:00
 

Parecer rejeita projeto que trata de doadoras de leite materno

Os deputados da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovaram, na reunião desta quarta-feira (31/10/07), o parecer de 1o turno do deputado Deiró Marra (PR), que opina pela rejeição do Projeto de Lei (PL) 864/07, de autoria do deputado Ruy Muniz (DEM). A proposição dispõe sobre a isenção de taxa de inscrição para o vestibular e taxa de matrícula da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), às candidatas que sejam doadoras regulares de leite materno.

Segundo o parecer, o projeto é inconsistente, seja em relação à saúde pública, seja em relação ao sistema educacional de ensino. Para o relator, medidas que tragam benefícios pessoais podem induzir as pessoas a omitir informações relevantes sobre sua própria saúde, com vistas ao usufruto do benefício legalmente garantido. "Campanhas esclarecedoras a respeito do caráter precioso e insubstituível do leite materno para a formação das crianças são o melhor meio de se atender ao objetivo da presente proposição de lei em estudo", disse.

O parecer também aponta que, no que se refere ao aspecto educacional, o projeto de lei em análise também incorre em equívocos, pois as instituições públicas de ensino superior já deixaram de cobrar taxa de matrícula dos seus alunos, motivadas por decisões judiciais. "Quanto a cobrança de taxa de inscrição para o vestibular, trata-se de custo operacional. Parece-nos, pois, que a crescente tendência de conceder isenções para as mais diversas categorias de vestibulandos tornará inviável o próprio vestibular das universidades públicas", concluiu o deputado Deiró Marra.

Requerimentos pedem realização de audiências públicas

Na reunião, foram aprovados cinco requerimentos, sendo três solicitando realização de audiência públicas. A deputada Elisa Costa (PT) pediu a realização de reunião conjunta com a Comissão de Cultura, para debater a Lei Federal 10.639, de 2003, que trata da obrigatoriedade da inclusão da grade curricular das escolas públicas da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira; e, em conjunto com o deputado Deiró Marra, solicitou a realização de audiência pública no município de Montes Claros, para conhecer as atuais condições dos funcionários da Unimontes, tendo em vista os planos de carreira, salários e outras normas administrativas da instituição.

O deputado Carlin Moura (PCdoB) pediu o agendamento de audiência pública para aprofundar a discussão do PL 1.582/07, do governador, que trata da alteração de critérios para a qualificação das organizações da sociedade civil de interesse público (Ocips); e a retirada de pauta do requerimento 1.130/07, de autoria da comissão, que pede a formulação de apelo à Reitoria da Uemg, com vistas a prestar esclarecimentos sobre a pontuação atribuída aos cursos de mestrado e doutorado, em concursos para o cargo de docente.

Finalmente, a deputada Ana Maria Resende (PSDB) solicitou que seja remetido ao Conselho de Curadores da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), pedido de cópia da auditoria realizada pela empresa Ernst Young na instituição. Foram aprovados ainda outros cinco requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário da Assembléia.

Presenças - Deputados Deiró Marra (PR), presidente; Ana Maria Resende (PSDB); e Carlin Moura (PCdoB).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715