Relatórios de pesquisa do Nepel estão na internet

Já estão disponíveis na página da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na internet -www.almg.gov.br - os relatórios...

31/10/2007 - 00:00
 

Relatórios de pesquisa do Nepel estão na internet

Já estão disponíveis na página da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na internet -www.almg.gov.br - os relatórios finais de pesquisa dos projetos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Escola do Legislativo (Nepel) e concluídos nos últimos dois anos. Para ter acesso aos textos integrais, o internauta deve entrar no link da Escola do Legislativo/Estudos e Pesquisa, à esquerda da tela, e seguir as orientações de navegação para abrir a página de Projetos de Pesquisa. Rolando a tela, aparecerão os Projetos Concluídos e os textos podem ser "baixados" clicando no título de cada um deles.

Os relatórios estão disponíveis também em versão impressa, para consulta, na Biblioteca Deputado Camilo Prates, da Assembléia de Minas. A coleção Relatórios do Nepel foi lançada no final do primeiro semestre de 2007 reunindo, nesta primeira série, quatro fascículos: O controle de constitucionalidade preventivo da ALMG; Avaliação de capital intelectual nas páginas WEB das Assembléias Legislativas brasileiras; Águas, energia elétrica e cultura: o caso Irapé - Uma contribuição à ação político-parlamentar; e De eleitor para deputado - Eu confio em você como você confia no meu voto.

Em cinco anos de atuação do Nepel, foram publicados três editais para chamada de servidores da ALMG interessados em realizar projetos de pesquisa ou de estudo sobre temas relacionados à atividade legislativa, à política e à administração pública. Nesse período foram selecionados 14 projetos de pesquisa, sendo que cinco foram, posteriormente, cancelados ou suspensos temporariamente, por solicitação dos autores. Dos nove projetos em andamento, cinco foram concluídos até o início de 2007 e quatro continuam em diferentes etapas de execução.
O projeto A transposição do Rio São Francisco: uma análise histórica e socioambiental, realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), também já foi concluído, mas aguarda a liberação da Fundação para ser publicado pela Assembléia Legislativa.

Quatro projetos já concluídos

Os relatórios finais publicados na página da Assembléia na internet são referentes aos seguintes projetos:

- Controle de Constitucionalidade preventivo na ALMG - Da pesquisadora Marília Horta Simões, o projeto visa a refletir sobre a atuação da Assembléia de Minas como instância de controle preventivo de constitucionalidade, por meio da análise da atividade da Comissão de Constituição e Justiça;

- Avaliação de capital intelectual nas páginas WEB das Assembléias Legislativas brasileiras - Dos pesquisadores Sheyla Abreu de Brito Mello, Fabíola Beatriz R. Farage Cohen, Paula Patrícia de Oliveira e Alexandre Bossi Queiroz. A partir da identificação de elementos do capital intelectual, o projeto avalia como os Legislativos Estaduais se colocam na internet; que informações sobre os representantes eleitos e as atividades do Legislativo estão disponíveis, entre outros aspectos;

- Águas, energia elétrica e cultura: o caso Irapé - Uma contribuição à ação político-parlamentar - Do pesquisador Márcio Roberto Alves dos Santos, o projeto investiga os impactos sociocuturais resultantes da construção da barragem de Irapé, no alto Jequitinhonha, cujo reservatório inundará terras de sete municípios mineiros.

- De eleitor para deputado - Eu confio em você como você confia no meu voto - Da pesquisadora Eliane Aparecida Carneiro Moreira, analisa a relação entre o eleitor e o seu representante legislativo, através das cartas encaminhadas a gabinetes de deputados da ALMG, no período de 1991 a 2004.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715