Nova estrada pode tirar transporte de minério da BR-040

A construção de uma estrada para acabar com o problema de transporte de minério de ferro na BR-040, entre o bairro Be...

24/10/2007 - 00:00
 

Nova estrada pode tirar transporte de minério da BR-040

A construção de uma estrada para acabar com o problema de transporte de minério de ferro na BR-040, entre o bairro Belvedere, em Belo Horizonte, e a cidade de Conselheiro Lafaiete. Essa foi a proposta apresentada pelo presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado (Sindiextra), José Fernando Coura, durante reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta quarta-feira (24/10/07). O deputado Fábio Avelar (PSC), vice-presidente, disse que solicitou a reunião porque o transporte de minério tem causado transtorno para os motoristas que utilizam a estrada e para os moradores da região.

O presidente do Sindiextra lembrou que 90% do trânsito da BR-040 será transferido para a nova estrada. O trecho será construído dentro do terreno Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que investirá na obra US$10 milhões. Um terminal ferroviário também será construído com uma verba de US$ 8 milhões. O projeto não foi implementado ainda por falta de licenciamento ambiental e autorização do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit). A expectativa é que as obras comecem em janeiro de 2008 e sejam concluídas em agosto do mesmo ano.

José Fernando Coura destacou também os procedimentos determinados pela Câmara da Indústria Mineral da Fiemg: todos os caminhões que transportam minério devem ser devidamente lavados, pesados e devem passar por uma plataforma de lonamento. Ele explicou que as rodovias são utilizadas somente para o transporte de pequenas quantidades de ferro gusa. Já o presidente da comissão, deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), defendeu a utilização de correia transportadora para resolver o problema de transporte de minério nas estradas.

Questionado pelo deputado Wander Borges (PSB) sobre as providências que estariam sendo tomadas com relação à poluição causada pelo minério na cidade de Congonhas, José Fernando afirmou que já está sendo criada uma rede de monitoramento de qualidade do ar para o município. O deputado Padre João (PT) lembrou que, em junho deste ano, a Comissão de Transportes da ALMG discutiu a situação da BR-040 e destacou que inúmeros acidentes ocorriam na região devido à lama formada a partir do minério. O deputado Djalma Diniz (PPS) destacou que o Sindiextra tem feito grande esforço para melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a atividade mineradora. O deputado Doutor Viana (DEM), presidente da Frente Parlamentar de Indústria Minerária, lembrou que o sindicato tem participado das reuniões sobre o tema na Assembléia Legislativa.

Já o deputado Antônio Júlio (PMDB) afirmou que a fiscalização tributária e ambiental do Estado está prejudicando os empresários, e que novos empreendimentos já deixaram de vir para Minas Gerais devido à alta tributação. O deputado Sávio Souza Cruz defendeu a criação de uma comissão permanente de mineração e metalurgia na Assembléia Legislativa. Ele disse que a idéia foi bem recebida pelo presidente da Casa, mas que este não é o momento ideal para a mudança.

Presenças - deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente; Fábio Avelar (PSC), vice-presidente; Inácio Franco (PV); Wander Borges (PSB); Antônio Júlio (PMDB); Padre João (PT); Djalma Diniz (PPS); Doutor Viana (DEM); Hely Tarqüinio (PV).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715