Plenário homenageia Cemig pela inclusão em índice internacional

A inclusão pela oitava vez consecutiva da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no Índice Dow Jones de Sustent...

23/10/2007 - 00:00
 

Plenário homenageia Cemig pela inclusão em índice internacional

A inclusão pela oitava vez consecutiva da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, que avalia empresas de todo o mundo; e sua escolha como líder mundial no supersetor de utilidade pública ("utilities"), que engloba empresas prestadoras de serviços, foi motivo de homenagem da Assembléia Legislativa de Minas Gerais à empresa. Para tanto, foi realizada Reunião Especial de Plenário, nesta segunda-feira (22/10/07), requerida pelo deputado Jayro Lessa (DEM).

O Índice Dow Jones de Sustentabilidade realiza uma avaliação das empresas de todo o mundo, levando em consideração seus resultados econômicos e a preocupação com o meio ambiente e programas sociais. Atualmente, o índice é considerado um dos indicadores de maior confiabilidade mundial, e tornou-se referência importante para investidores e administradores que se baseiam em sua performance para tomar decisões de investimento. Além de se manter no índice já há oito anos como a única empresa do setor elétrico a fazer parte da lista internacional, a Cemig foi selecionada, este ano, como a líder mundial no supersetor de utilidade pública, que engloba as empresas prestadoras de serviço de energia elétrica, distribuição de gás, saneamento e outros serviços de utilidade pública.

O presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, afirmou que apenas 16 empresas de todo o mundo são eleitas líderes de um supersetor. "Permanecemos com esse reconhecimento internacional porque, apesar de todas as adversidades de um país em desenvolvimento, somos capazes de criar valor para os acionistas em longo prazo, conseguindo aproveitar as oportunidades e gerenciando os riscos associados a fatores econômicos, ambientais e sociais", destacou.

Djalma Bastos de Morais lembrou que, além dos resultados econômicos alcançados, é fundamental para a sua inclusão no índice os programas ambientais e sociais desenvolvidos pela empresa. Entre os programas ambientais, ele destacou a preocupação da Cemig com a qualidade da água das represas e rios e com a preservação da natureza, por meio do desenvolvimento de ações de reflorestamento. Já entre os programas sociais, ele ressaltou que a empresa é a concessionária com o maior número de consumidores tarifados como baixa renda. Segundo ele, são mais de dois milhões de consumidores residenciais, ou seja 35% do total de clientes atendidos, que recebem subsídios de até 77%.

Deputados destacam importância nacional da empresa

O presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), lembrou a importância e abrangência que a Cemig possui no território brasileiro. De acordo com ele, a empresa atua em 12 estados brasileiros e no Chile, sendo responsável pela maior rede de distribuição de energia elétrica da América Latina.

Alberto Pinto Coelho lembrou que a Cemig foi concebida e inaugurada por Juscelino Kubitscheck, mas, ao entrar no mercado internacional, cumpriu um trajeto que não era possível prever. "No momento em que Juscelino Kubitscheck a criou, para possibilitar seu programa de modernização e expansão do parque industrial mineiro, nosso maior estadista não poderia imaginar até onde caminharia sua criatura", destacou.

O deputado Jayro Lessa também ressaltou a importância da empresa no território nacional e em Minas Gerais. Segundo ele, a empresa é responsável direta pela melhoria da qualidade de vida da população, por meio dos serviços e programas oferecidos a seis milhões de consumidores. "Seu esforço em prol do desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais é percebido em vários programas, como o Luz para Todos, que já permitiu a ligação de mais de 154 mil novos consumidores rurais, valorizando a vida e a melhoria da renda no campo", afirmou.

Presenças - Deputados Alberto Pinto Coelho (PP), presidente da ALMG; e Jayro Lessa (DEM); o vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Luiz Augusto de Barros; e o ex-governador Francelino Pereira, além das autoridades citadas na matéria.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715