Legitimação de terras no extremo Norte recebe parecer favorável

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em reunião re...

17/10/2007 - 00:00
 

Legitimação de terras no extremo Norte recebe parecer favorável

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (17/10/07), parecer favorável a 20 processos de legitimação de terras devolutas, constantes da Mensagem 100/2007 do governador do Estado.

Os processos foram preparados pelo Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter-MG), mas o relator, deputado Padre João (PT), anunciou que tomou o cuidado de consultar os sindicatos de trabalhadores rurais da região a respeito da desse trabalho do Iter. A decisão favorável foi apresentada na forma de um projeto de Resolução a ser votado pelo Plenário em data próxima. Serão beneficiados produtores rurais de Montezuma, Indaiabira, Vargem Grande do Rio Pardo e Santo Antônio do Retiro, no extremo Norte do Estado.

Requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), aprovado na reunião, pede audiência pública urgente para debater as injustiças que estariam sendo cometidas contra os produtores rurais pelo cumprimento de um decreto de normas ambientais exageradamente severas. Arantes disse que esse decreto está sendo revisto por ordem do governador Aécio Neves, e que a audiência servirá para pressionar o governo a suspender a aplicação do decreto abusivo. O deputado Padre João sugeriu que a audiência seja conjunta com a de Meio Ambiente, onde já foi aprovado requerimento análogo de sua autoria.

Utilidade pública - Foram aprovados ainda o PL 1.544/07, em turno único, de autoria do deputado Antônio Carlos Arantes, que declara de utilidade pública a Associação dos Produtores do Viradouro e Região do Município de Ilicínea, e o PL 1.546/07, em turno único, do mesmo deputado, que declara de utilidade pública a Associação dos Produtores do Capão Grande, com sede em Ilicínea.

O deputado Getúlio Neiva (PMDB) apresentou um questionamento a respeito da tramitação de um projeto de lei do governador do Estado que altera as normas tributárias sobre a cadeia produtiva do leite. Neiva exige que o projeto seja debatido na Comissão de Política Agropecuária e pediu que seja enviada cópia ao presidente da Frencoop, deputado Doutor Viana (DEM). Os cinco deputados efetivos assinaram requerimento a ser apresentado em Plenário para que se faça a distribuição conforme exigência do deputado.

Presenças: Deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente; Padre João (PT), vice-presidente; Antônio Carlos Arantes (PSC), Chico Uejo (PSB) e Getúlio Neiva (PMDB). Participou também o deputado Weliton Prado (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715