Comissão de Meio Ambiente aprova requerimentos de audiências

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou quatro requerimento...

17/10/2007 - 00:02
 

Comissão de Meio Ambiente aprova requerimentos de audiências

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou quatro requerimentos solicitando audiências públicas nesta quarta feira (17/10/07). O requerimento dos deputados Leonardo Moreira (DEM), Agostinho Patrus Filho (PV) e da deputada Elisa Costa (PT) trata de uma audiência pública para discutir a proposta de substituição, pelos estabelecimentos comerciais do Estado, das sacolas plásticas por sacolas e embalagens oxibiodegradáveis. Esse assunto é objeto dos Projetos de Lei (PLs) 436, 1005 e 1392, de 2007, que tramitam atualmente na ALMG. Deverão ser convidados o atual secretário de Estado de Meio Ambiente, entre outros.

O segundo requerimento, de autoria do deputado Padre João (PT), solicita uma audiência pública da comissão para discutir e dar encaminhamento ao Registro de Uso Legal das Águas, que compõe a Campanha de Regularização dos Recursos hídricos de Minas Gerais, promovida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Deverão ser convidados representantes do Igam, do Ministério Público de Minas Gerais, da Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Fetraf) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável (Semad).

De autoria do deputado Fábio Avelar (PSC), o terceiro requerimento pede uma audiência pública, da comissão juntamente com a de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, para colher subsídios acerca do PL 1029/07, do deputado Leonardo Moreira (DEM), que institui a política estadual de educação ambiental. Representantes do Ibama e da Semad deverão ser convidados, além de outros.

Outra audiência pública conjunta, com a Comissão de Saúde, é solicitada pelo deputado Délio Malheiros (PV), para debater a situação ambiental do Rio São Francisco e do Rio das Velhas. O motivo são as recentes denúncias da imprensa mineira sobre a possível contaminação das bacias hidrográficas desses rios, em razão da elevada presença de cianobactérias, algas tóxicas que podem por em risco a saúde da população e levar a suspensão do abastecimento de água no Estado.

A comissão também aprovou parecer em turno único ao PL 1.513/07, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que institui o dia estadual do campo limpo. O relator, deputado Wander Borges (PSB), opinou pela aprovação com a emenda n° 1, apresentada pela Comissão de Constituição e Justiça. A emenda dá nova redação ao artigo 1º, determinando que o dia será comemorado em 18 de agosto, anualmente, e terá o objetivo de promover a correta destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Foi retirado de pauta, a pedido de Wander Borges, o PL 810/07, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que dispõe sobre a instalação de biodigestores nas residências uni e multifamiliares, instalações comerciais e industriais, em áreas que não disponham de serviços públicos de tratamento e coleta de esgotos.

Foram também aprovados quatro projetos que dispensam apreciação do Plenário, sendo três Projetos de Lei e um requerimento.

Presenças - Deputados Fábio Avelar (PSC), vice-presidente; Inácio Franco (PV), Wander Borges(PSB) e Padre João(PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715