Discussão de projeto sobre legislação tributária é adiada

O deputado Sebastião Costa (PPS) pediu prorrogação do prazo para emitir parecer sobre o Projeto de Lei (PL) 1.585/07,...

16/10/2007 - 00:00
 

Discussão de projeto sobre legislação tributária é adiada

O deputado Sebastião Costa (PPS) pediu prorrogação do prazo para emitir parecer sobre o Projeto de Lei (PL) 1.585/07, do governador, que integra o pacote de mudanças à legislação tributária do Estado. O projeto estava na pauta da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (16/6/07). O relator havia distribuído cópias do parecer na última reunião da comissão, mas, segundo ele, uma outra emenda foi apresentada pelo Executivo. A proposição deve ser analisada em reunião extraordinária da comissão nesta quinta-feira (18), às 9h30.

O PL 1.585/07 modifica vários pontos da Lei 6.763, de 1975, que consolida a legislação tributária do Estado, relativos ao ICMS e taxas estaduais. O projeto permite ao Executivo reduzir as alíquotas do imposto para diversos produtos e atividades, como materiais de construção e escritório, pedras ornamentais, derivados do leite, cachaça e prestação de serviços de passageiros.

De acordo com o parecer, as 13 emendas ao PL 1.585/07 apresentadas foram sugeridas pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva, para mudar aspectos pontuais da Lei 6.763, em consonância com a proposta do projeto original. As emendas tratam das operações de estabelecimentos comerciais relacionados, entre outros, a móveis e colchões, tanques para transporte e resfriamento de leite, vasos sanitários, pias e lavatórios, pedras ornamentais, bolsa para coletas de sangue, recuperador de calor para chuveiros e embalagens de papel e papelão.

Durante a reunião desta terça-feira, os deputados manifestaram a preocupação com a discussão aprofundada da matéria, que é bastante polêmica. Os deputados Gilberto Abramo (PMDB), Antônio Júlio (PMDB), Neider Moreira (PPS), Irani Barbosa (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT) disseram que vão apresentar ao relator sugestões de novas emendas para aperfeiçoar o projeto.

O deputado Antônio Júlio fez uma longa exposição mostrando pontos de dúvida do projeto. Ele criticou, por exemplo, o texto do projeto que diz que a redução da alíquota poderá ser de até 12%. "Isso vai criar uma guerra fiscal dentro da própria Secretaria da Fazenda", afirmou. E continuou: "O projeto é tão polêmico que, antes mesmo de começar a tramitar, a Secretaria da Fazenda apresentou dez emendas", concluiu.

Os deputados Delvito Alves (DEM) e Hely Tarqüínio (PV) concordaram com o deputado Antônio Júlio em relação à necessidade de maior discussão da matéria. O presidente da comissão, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), agendou uma reunião dos deputados com a equipe técnica e com o secretário de Estado da Fazenda para discutir os pontos mais polêmicos da proposição.

Projeto isenta doador de sangue de taxas de inscrição em concursos

A CCJ analisou o PL 1.068/07, do deputado Zezé Perrella (PSDB), que isenta o doador de sangue do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos. O relator da matéria, deputado Gilberto Abramo (PMDB), emitiu parecer pela constitucionalidade, juridicidade e legalidade do projeto na forma do substitutivo nº 1, que visa somente a adequar o projeto ao princípio da consolidação das leis e à técnica legislativa.

O projeto prevê que a comprovação da condição de doador seja feita mediante a apresentação de documento contendo a data em que foram realizadas as doações - que deverão ser de, pelo menos, duas, no mesmo ano - e firmado por órgão oficial ou entidade coletora credenciada pela União, pelo Estado ou por município. Pelo substitutivo nº 1, o projeto passa a alterar a Lei 13.392, de 1999, que isenta o cidadão desempregado do pagamento de taxa de inscrição em concurso público.

O PL 1.364/07, do deputado Agostinho Patrús Filho (PV), também recebeu parecer favorável à sua tramitação. O projeto dispõe sobre os serviços de reboque, resgate, guincho e remoção de veículos. A proposição também cria Cartão de Identificação Cadastral a ser emitido pelo órgão executivo de trânsito do Estado, estabelece requisitos para a sua concessão, institui tabela oficial de preços e estabelece providências correlatas, objetivando regrar a remoção de veículos realizada por carro-guincho no Estado, impondo obrigações às prestadoras do serviço e encargos ao órgão de trânsito estadual. O relator da matéria é o deputado Gilberto Abramo (PMDB).

Dois projetos do deputado Agostinho Patrús Filho receberam pareceres pela inconstitucionalidade, antijuridicidade e ilegalidade. O PL 1.422/07 determina a inserção da mensagem "Diga não à violência, conquiste a paz" nas faturas dos serviços. O outro projeto com parecer contrário é o PL 1.459/07, que cria o programa de incentivo à redução de consumo de água no Estado.

A comissão também emitiu parecer favorável à tramitação de nove projetos de doação de imóveis. São eles: PLs 788/07, 1.480/07, 1.481/07, 1.598/07, 1.601/07, 1.602/07, 1.604/07, 1.631/07 e 1.632/07. Os PLs 1.596/07 e 1.627/07 foram baixados em diligência. Também foi adiada a discussão dos PLs 1.310/07, 1.515/07, 1.560/07 e 1.664/04. A comissão analisou ainda outras 16 proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente; Gilberto Abramo (PMDB), vice; Delvito Alves (DEM), Hely Tarqüínio (PV), Neider Moreira (PPS), Sargento Rodrigues (PDT), Sebastião Costa (PPS), Antônio Júlio (PMDB), Carlos Pimenta (PDT), Luz Tadeu Leite (PMDB) e Irani Barbosa (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715