Resultado de leilão para concessão da BR-381 é anunciado em audiência

Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que participaram de audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicaçã...

09/10/2007 - 00:00
 

Resultado de leilão para concessão da BR-381 é anunciado em audiência

Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que participaram de audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (9/10/07), comemoraram o resultado do leilão da concessão da BR-381, a Fernão Dias. O anúncio de que a empresa espanhola OHL Brasil arrematou a rodovia que liga Belo Horizonte a São Paulo em leilão realizado na Bovespa na tarde desta terça foi feito pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). A comissão estava reunida para discutir termos do edital, a requerimento do deputado, quando foi noticiado o nome da empresa vencedora.

A OHL, que é a segunda maior concessionária de rodovias do Brasil, arrematou a rodovia por R$ 0,997, o que significa um deságio de 65,43% sobre o valor máximo de pedágio estipulado pelo edital, que era de R$ 2,84 para os carros de passeio. O valor agradou aos participantes da reunião, que estavam preocupados com a cobrança. Em Minas Gerais, está prevista a instalação de seis praças de pedágio em Camanducaia, Careaçu, Três Corações, Perdões, Oliveira e Itaguara. Em São Paulo, devem ser instaladas outras duas, em Vargem e Mairiporã.

O prefeito de Camanducaia, Célio de Faria Santos, afirmou que a concessão da BR-381 é uma reivindicação antiga. Ele acredita que os municípios serão beneficiados e vê a possibilidade de geração de empregos. Célio Santos pondera, no entanto, que a cobrança deveria ser feita por trecho trafegado. A necessidade de construção de passarelas ao longo da rodovia foi levantada pelo prefeito de Itaguara, Ubiraci Prata Lima. Ele, que é também presidente da Granbel, ressaltou que a Fernão Dias corta oito municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo seis em zonas urbanas. "Em Itaguara, cerca de 700 pessoas trabalham do outro lado da rodovia, tendo que fazer a travessia mais de uma vez por dia", afirmou.

Para Marcelo Antônio Costa Machado, da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado, os índices de acidentes e roubos de cargas devem diminuir com o passar dos anos da concessão. Todos os demais participantes da audiência afirmaram que a concessão deve diminuir os prejuízos dos municípios com acidentes na rodovia.

Deputado alerta para falta de segurança na rodovia

O deputado Dalmo Ribeiro Silva lembrou que, desde 1999, reivindica junto ao governo federal melhorias no trecho de 600 km. Ele afirmou, no início da reunião, que o estado da Fernão Dias é muito precário. "São mais de 580 km de absoluta insegurança, mesmo depois da duplicação. Entre janeiro e agosto deste ano já foram registradas 104 mortes", afirmou. Ele também citou pesquisa da Confederação Nacional de Transportes que apontou que a rodovia está em 24º lugar entre as 108 avaliadas.

Para o chefe de Serviço de Engenharia e substituto do superintendente regional do Dnit em Minas Gerais, Edson Aires dos Anjos, a situação da BR-381 é mais crítica nas proximidades de Careaçu, depois de Três Corações. Ele informou que esse trecho é o único da rodovia que está sem contrato de conservação. Segundo o representante do Dnit, a assinatura desse contrato ainda não foi feita em virtude da realização do leilão.

A concessão da Fernão Dias para a iniciativa privada, segundo Edson dos Anjos, foi uma condição do contrato firmado entre o governo federal e o Bird para o financiamento das obras de duplicação da rodovia. O convênio, realizado no início da década de 90, envolvia o DER (25%), o DNER (25%) e o governo federal (50%), por meio de empréstimo com o Banco Mundial. Ele esclareceu, ainda, que o Dnit, criado em 2001, não participou do processo de licitação da BR-381 e não participará da concessão.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva apresentou requerimento, que deve ser votado na próxima reunião da comissão, pedindo visita ao escritório da OHL em São Paulo, para conhecer o cronograma das obras na Fernão Dias e apresentar sugestões. O deputado Juninho Araújo (PRTB) falou aos convidados sobre os trabalhos da comissão e disse que os deputados estão acompanhando as obras que acontecem no Estado.

Comissão analisa projeto sobre concessão de transporte intermunicipal

Os deputados aprovaram também, na reunião, parecer de 1º turno pela rejeição do Projeto de Lei (PL) 438/07, do deputado Leonardo Moreira (DEM). O projeto pretende fixar o prazo de cinco anos para a duração dos contratos administrativos de concessão do transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros a particulares pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado DER-MG. Para isso, propõe a alteração do artigo 20 da Lei 10.453, de 1991, que dispõe sobre a concessão e a permissão de serviços públicos no âmbito do Estado e estabelece o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos.

No entanto, de acordo com o parecer do deputado Djalma Diniz (PPS), a Lei 10.453, de 1991, foi revogada na íntegra pelo artigo 23 da Lei 14.868, de 2003, que dispõe sobre o Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas. O relator concluiu, então, que a proposição perdeu o objeto.

Durante a reunião foram aprovadas, ainda, outras cinco proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Juninho Araújo (PRTB), vice-presidente; Djalma Diniz (PPS), Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT), e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). Além dos convidados citados na matéria, participaram da audiência o vice-prefeito de Três Corações, Edson Toiychi Shiba; o presidente da Câmara Municipal de Três Corações, Antônio Roberto Vilela; o presidente da Câmara Municipal de Camanducaia, Carlos Alberto Santa Clara Júnior; o prefeito de Ribeirão Vermelho, Tadeu Cantão; e o vereador de Itajubá, Klécius Balbino.

 

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