| Comissão de Transporte cobra agilidade na duplicação da 
            BR-381 A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras 
            Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais reuniu-se nesta 
            segunda-feira (8/10/07) na Câmara Municipal de Governador Valadares, 
            no Vale do Rio Doce. A reunião foi realizada a requerimento da 
            deputada Elisa Costa (PT), com o objetivo de debater a proposta de 
            duplicação da BR-381, no trecho que liga a cidade a Belo Horizonte. 
            Outro objetivo da reunião foi a apresentação, aos representantes dos 
            órgãos responsáveis pelas rodovias, de reivindicações da população 
            de Governador Valadares a respeito da BR-116 (Rio-Bahia), que 
            atravessa a cidade. Moradores e parlamentares cobram a ampliação da 
            duplicação da travessia urbana, reinstalação da iluminação e 
            construção de passarelas, a fim de evitar acidentes. Uma Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-381 
            está sendo organizada na Assembléia Legislativa para tentar agilizar 
            a obra. A frente será presidida pela deputada Rosângela Reis (PV), 
            que justificou a ausência na reunião desta segunda-feira (8). A 
            articulação entre deputados estaduais e federais de Minas é 
            fundamental para a antecipação da obra, na avaliação da deputada 
            Elisa Costa. "Estamos somando forças. Esse projeto, além de salvar 
            vidas, é fundamental para o desenvolvimento da região", declarou a 
            parlamentar. Uma das rodovias mais perigosas do Estado, a BR-381 
            registrou nove mortes apenas no feriado de 7 de setembro. Entre 
            janeiro e julho deste ano, 43 pessoas morreram em acidentes no 
            trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade, o que obrigou o 
            Departamento de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) a reduzir o 
            limite de velocidade de 90 km/h para 80 km/h. De acordo com a 
            deputada Elisa Costa, o objetivo é que o Governo Federal antecipe 
            para 2008 a duplicação da rodovia. A princípio, o início das obras 
            está previsto para 2009. A duplicação da BR-381 integra o Programa de 
            Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O valor da obra 
            é estimado pelo Dnit em R$ 1,6 bilhão, incluindo algumas 
            desapropriações. A fim de acelerar a execução, a licitação deverá 
            ser feita em dez trechos. O traçado também deverá ser ligeiramente 
            alterado, o que deverá reduzir em alguns quilômetros o trajeto entre 
            Belo Horizonte e Governador Valadares. O deputado federal Leonardo 
            Monteiro (PT-MG) mostrou preocupação com o atraso nas etapas da 
            duplicação. "Se o edital de contratação não sair em 5 de dezembro, 
            só em março, o que vai atrasar muito mais a obra", afirmou o 
            parlamentar. O prefeito de Valadares, Bonifácio Mourão, lembrou o 
            longo período em que a população vem sonhando com essa obra. Obras paralisadas aumentam o perigo Já o deputado José Henrique (PMDB) lembrou que há 
            dez anos esteve em Valadares para discutir a duplicação da BR-381. 
            "De lá para cá, o número de veículos aumentou consideravelmente. 
            Portanto, a estrada está cada vez mais perigosa", afirmou o 
            parlamentar. Ele ressaltou que os investimentos de empresas já 
            instaladas na região, como Usiminas, Cenibra e Acesita, e a atração 
            de novos empreendimentos dependem dessa duplicação. "Há obras 
            paralisadas, como a do trevo de Itabira. É preciso retomar", 
            cobrou. O diretor executivo do Instituto Cenibra, José 
            Geraldo Magalhães, também enfatizou os problemas de obras inacabadas 
            na região. "Temos nove pontes inacabadas e quatro trevos abandonados 
            só no trecho entre o Vale do Aço e Belo Horizonte, que são 
            verdadeiras armadilhas", afirmou Magalhães. Ele ressaltou que tanto 
            a Cenibra quanto a Usiminas já estão implantando projetos de 
            ampliação da produção, e que portanto seriam necessárias medidas 
            emergenciais para melhorar a situação das rodovias da região. Por outro lado, o coordenador do projeto de 
            duplicação da BR-381 e engenheiro do Dnit, Carlos Rogério Caldeira 
            Lima, defendeu que se priorize hoje o aumento definitivo da 
            capacidade da rodovia, ao invés de reformas ou obras paliativas. 
            "Isso já foi feito, custou R$ 250 milhões, e o resultado foi 
            aumentar o número de mortes. Gastar dinheiro ali, mantendo as 
            condições e o traçado da rodovia, não vai levar a nada", ressalvou o 
            engenheiro. Segundo avaliações, a melhoria das condições da pista 
            provocou o aumento de abusos por parte dos motoristas, que ignoraram 
            o perigo do traçado sinuoso da rodovia. Carlos Rogério fez uma 
            exposição detalhada das mudanças previstas pelo projeto de 
            duplicação, em cada trecho. O representante do Dnit ressalvou, no entanto, que 
            concorda com a necessidade de retomar obras paralisadas na região. 
            Ele disse que diversas obras foram embargadas pelo Tribunal de 
            Contas da União (TCU), que investiga irregularidades. Carlos Rogério 
            defendeu que o embargo seja suspenso, sem prejuízo da apuração de 
            irregularidades. Ainda sobre a duplicação, o engenheiro disse que o 
            licenciamento ambiental do projeto está atrasado em seis meses, por 
            causa de um incidente de menor importância em João Monlevade. 
            "Suspendi o edital para contratação do projeto, porque ela só pode 
            acontecer após estar resolvida a questão ambiental", afirmou o 
            técnico. O presidente da Comissão de Transportes, deputado 
            Gustavo Valadares (DEM), afirmou que representantes dos órgãos 
            ambientais serão convidados a explicar a demora do licenciamento 
            para a obra. Apesar de não ser possível a votação de requerimento 
            nesse sentido ainda nesta segunda (8), Gustavo Valadares garantiu 
            que isso seria feito ainda na terça-feira (9). "A questão do 
            licenciamento ambiental tem sido um gargalo do próprio PAC", afirmou 
            o parlamentar. R$ 30 milhões já investidos na Rio-Bahia A deputada Elisa Costa afirmou que Governador 
            Valadares já pode agradecer ao governo Lula a duplicação de 12 
            quilômetros da BR-116 que atravessam a cidade. Ela ressalvou, no 
            entanto, que a população precisa que essa duplicação seja estendida, 
            e que outras melhorias sejam feitas no trecho, como a instalação de 
            passarelas, lombadas eletrônicas e iluminação. "Queremos a 
            duplicação da BR-116 da ponte de São Raimundo até o posto rodoviário 
            na região de Vila Isa", afirmou a parlamentar. Na duplicação do 
            primeiro trecho da travessia urbana da BR-116 foram investidos R$ 30 
            milhões pelo Governo Federal. Ainda não foram orçadas as obras 
            suplementares, mas a estimativa do Dnit, segundo a deputada, é de 
            que custem mais R$ 30 milhões. Diversos representantes de entidades e moradores de 
            Governador Valadares cobraram providências com relação à BR-116, em 
            especial a reinstalação da iluminação que havia sido retirada para 
            duplicação da travessia urbana. O representante do Dnit, Carlos 
            Rogério Caldeira Lima, disse que a continuação da travessia urbana 
            da Rio-Bahia depende de novos recursos do Orçamento 2008. Ele 
            afirmou que, para a instalação de passarelas, talvez seja possível a 
            utilização de recursos do Orçamento 2007, que ainda não foram 
            utilizados. Presenças - Deputado Gustavo Valadares 
            (DEM), presidente; deputada Elisa Costa (PT); deputado José Henrique 
            (PMDB); deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG); o prefeito de 
            Governador Valadares, Bonifácio Mourão; vereador Paulinho Costa, 
            presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares; o engenheiro 
            da Coordenadoria de Projetos de Duplicação do Dnit e coordenador dos 
            estudos para aumento da capacidade da BR-381, Carlos Rogério 
            Caldeira Lima; o coordenador da 23a. Regional do Departamento de 
            Estradas de Rodagem (DER-MG), Geraldo Ramos Falci; o prefeito de 
            Matias Lobato, Cici Henriques; o diretor executivo do Instituto 
            Cenibra, José Geraldo Riveli Magalhães; e o diretor de Planejamento 
            da Prefeitura de Governador Valadares, Newton Luiz Concellos.   
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