Comissão de Transporte cobra agilidade na duplicação da BR-381

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais reuniu-se nesta segu...

08/10/2007 - 00:00
 

Comissão de Transporte cobra agilidade na duplicação da BR-381

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais reuniu-se nesta segunda-feira (8/10/07) na Câmara Municipal de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A reunião foi realizada a requerimento da deputada Elisa Costa (PT), com o objetivo de debater a proposta de duplicação da BR-381, no trecho que liga a cidade a Belo Horizonte. Outro objetivo da reunião foi a apresentação, aos representantes dos órgãos responsáveis pelas rodovias, de reivindicações da população de Governador Valadares a respeito da BR-116 (Rio-Bahia), que atravessa a cidade. Moradores e parlamentares cobram a ampliação da duplicação da travessia urbana, reinstalação da iluminação e construção de passarelas, a fim de evitar acidentes.

Uma Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-381 está sendo organizada na Assembléia Legislativa para tentar agilizar a obra. A frente será presidida pela deputada Rosângela Reis (PV), que justificou a ausência na reunião desta segunda-feira (8). A articulação entre deputados estaduais e federais de Minas é fundamental para a antecipação da obra, na avaliação da deputada Elisa Costa. "Estamos somando forças. Esse projeto, além de salvar vidas, é fundamental para o desenvolvimento da região", declarou a parlamentar.

Uma das rodovias mais perigosas do Estado, a BR-381 registrou nove mortes apenas no feriado de 7 de setembro. Entre janeiro e julho deste ano, 43 pessoas morreram em acidentes no trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade, o que obrigou o Departamento de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) a reduzir o limite de velocidade de 90 km/h para 80 km/h. De acordo com a deputada Elisa Costa, o objetivo é que o Governo Federal antecipe para 2008 a duplicação da rodovia. A princípio, o início das obras está previsto para 2009.

A duplicação da BR-381 integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O valor da obra é estimado pelo Dnit em R$ 1,6 bilhão, incluindo algumas desapropriações. A fim de acelerar a execução, a licitação deverá ser feita em dez trechos. O traçado também deverá ser ligeiramente alterado, o que deverá reduzir em alguns quilômetros o trajeto entre Belo Horizonte e Governador Valadares. O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) mostrou preocupação com o atraso nas etapas da duplicação. "Se o edital de contratação não sair em 5 de dezembro, só em março, o que vai atrasar muito mais a obra", afirmou o parlamentar. O prefeito de Valadares, Bonifácio Mourão, lembrou o longo período em que a população vem sonhando com essa obra.

Obras paralisadas aumentam o perigo

Já o deputado José Henrique (PMDB) lembrou que há dez anos esteve em Valadares para discutir a duplicação da BR-381. "De lá para cá, o número de veículos aumentou consideravelmente. Portanto, a estrada está cada vez mais perigosa", afirmou o parlamentar. Ele ressaltou que os investimentos de empresas já instaladas na região, como Usiminas, Cenibra e Acesita, e a atração de novos empreendimentos dependem dessa duplicação. "Há obras paralisadas, como a do trevo de Itabira. É preciso retomar", cobrou.

O diretor executivo do Instituto Cenibra, José Geraldo Magalhães, também enfatizou os problemas de obras inacabadas na região. "Temos nove pontes inacabadas e quatro trevos abandonados só no trecho entre o Vale do Aço e Belo Horizonte, que são verdadeiras armadilhas", afirmou Magalhães. Ele ressaltou que tanto a Cenibra quanto a Usiminas já estão implantando projetos de ampliação da produção, e que portanto seriam necessárias medidas emergenciais para melhorar a situação das rodovias da região.

Por outro lado, o coordenador do projeto de duplicação da BR-381 e engenheiro do Dnit, Carlos Rogério Caldeira Lima, defendeu que se priorize hoje o aumento definitivo da capacidade da rodovia, ao invés de reformas ou obras paliativas. "Isso já foi feito, custou R$ 250 milhões, e o resultado foi aumentar o número de mortes. Gastar dinheiro ali, mantendo as condições e o traçado da rodovia, não vai levar a nada", ressalvou o engenheiro. Segundo avaliações, a melhoria das condições da pista provocou o aumento de abusos por parte dos motoristas, que ignoraram o perigo do traçado sinuoso da rodovia. Carlos Rogério fez uma exposição detalhada das mudanças previstas pelo projeto de duplicação, em cada trecho.

O representante do Dnit ressalvou, no entanto, que concorda com a necessidade de retomar obras paralisadas na região. Ele disse que diversas obras foram embargadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que investiga irregularidades. Carlos Rogério defendeu que o embargo seja suspenso, sem prejuízo da apuração de irregularidades. Ainda sobre a duplicação, o engenheiro disse que o licenciamento ambiental do projeto está atrasado em seis meses, por causa de um incidente de menor importância em João Monlevade. "Suspendi o edital para contratação do projeto, porque ela só pode acontecer após estar resolvida a questão ambiental", afirmou o técnico.

O presidente da Comissão de Transportes, deputado Gustavo Valadares (DEM), afirmou que representantes dos órgãos ambientais serão convidados a explicar a demora do licenciamento para a obra. Apesar de não ser possível a votação de requerimento nesse sentido ainda nesta segunda (8), Gustavo Valadares garantiu que isso seria feito ainda na terça-feira (9). "A questão do licenciamento ambiental tem sido um gargalo do próprio PAC", afirmou o parlamentar.

R$ 30 milhões já investidos na Rio-Bahia

A deputada Elisa Costa afirmou que Governador Valadares já pode agradecer ao governo Lula a duplicação de 12 quilômetros da BR-116 que atravessam a cidade. Ela ressalvou, no entanto, que a população precisa que essa duplicação seja estendida, e que outras melhorias sejam feitas no trecho, como a instalação de passarelas, lombadas eletrônicas e iluminação. "Queremos a duplicação da BR-116 da ponte de São Raimundo até o posto rodoviário na região de Vila Isa", afirmou a parlamentar. Na duplicação do primeiro trecho da travessia urbana da BR-116 foram investidos R$ 30 milhões pelo Governo Federal. Ainda não foram orçadas as obras suplementares, mas a estimativa do Dnit, segundo a deputada, é de que custem mais R$ 30 milhões.

Diversos representantes de entidades e moradores de Governador Valadares cobraram providências com relação à BR-116, em especial a reinstalação da iluminação que havia sido retirada para duplicação da travessia urbana. O representante do Dnit, Carlos Rogério Caldeira Lima, disse que a continuação da travessia urbana da Rio-Bahia depende de novos recursos do Orçamento 2008. Ele afirmou que, para a instalação de passarelas, talvez seja possível a utilização de recursos do Orçamento 2007, que ainda não foram utilizados.

Presenças - Deputado Gustavo Valadares (DEM), presidente; deputada Elisa Costa (PT); deputado José Henrique (PMDB); deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG); o prefeito de Governador Valadares, Bonifácio Mourão; vereador Paulinho Costa, presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares; o engenheiro da Coordenadoria de Projetos de Duplicação do Dnit e coordenador dos estudos para aumento da capacidade da BR-381, Carlos Rogério Caldeira Lima; o coordenador da 23a. Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Geraldo Ramos Falci; o prefeito de Matias Lobato, Cici Henriques; o diretor executivo do Instituto Cenibra, José Geraldo Riveli Magalhães; e o diretor de Planejamento da Prefeitura de Governador Valadares, Newton Luiz Concellos.

 

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