Semana inclui conclusão do Fórum Técnico ICMS Solidário

Após 12 encontros regionais realizados nos últimos dois meses em todo o Estado, será concluído nesta terça-feira (2/1...

28/09/2007 - 00:03
 

Semana inclui conclusão do Fórum Técnico ICMS Solidário

Após 12 encontros regionais realizados nos últimos dois meses em todo o Estado, será concluído nesta terça-feira (2/10/07), no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o Fórum Técnico ICMS Solidário, organizado com o objetivo de discutir o Projeto de Lei 637/07, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB). O projeto altera a Lei 13.803, de 2000, conhecida como Lei Robin Hood, que estabelece os critérios de distribuição dos recursos do ICMS devidos aos municípios mineiros.

A proposta determina que o repasse passe a ser feito de acordo com três critérios: econômicos, sociais solidários e de compensação solidária. Pela proposta, 762 municípios vão ter aumento de repasse de ICMS, enquanto 91 perderão recursos. A idéia é redistribuir parte do imposto (4,68%), beneficiando cidades que estejam em situação desfavorável em relação à média per capita de ICMS do Estado. A etapa final deverá discutir propostas de modificação do projeto recolhidas em todas as regiões do Estado. O evento começa às 8h30.

Outro debate importante programado para o Plenário da Assembléia, esta semana, acontece nesta segunda-feira (1/10/07), a partir de 14 horas. É o "Debate Público sobre o Desenvolvimento Sustentável da Região do Lago de Furnas", promovido pelas comissões de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo e de Meio Ambiente e Recursos Naturais. O requerimento é de autoria do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). Estão convidados, entre outros, o ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e o presidente de Furnas Centrais Elétricas, Luiz Paulo Conde.

Também no Plenário, na quinta-feira (4/10/07), está programada Reunião Especial em homenagem ao Programa Mãos que Ajudam. O evento está programado para as 20 horas, a requerimento do deputado André Quintão (PT).

Comissões terão 22 reuniões, nove delas com convidados

Além do debate sobre a Região do Lago de Furnas, na segunda-feira, mais oito reuniões com convidados serão realizadas pelas comissões parlamentares da Assembléia nesta primeira semana de outubro. Também na segunda-feira, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais realiza debate sobre a situação ambiental da Serra da Calçada, localizada nos Municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Brumadinho, tendo em vista as recentes denúncias veiculadas na imprensa mineira de que a Companhia Vale do Rio Doce vem realizando sondagens e explorações minerais na área. O requerimento é de autoria do deputado Délio Malheiros (PV). O evento está programado para 19 horas, no auditório da Escola Estadual Maria Josefina Sales Duarte, na rua Vancouver, 225, Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima.

Na terça-feira (2/10/07), a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte recebe convidados para discutir formas de combater a venda casada de cartões de crédito por empresas prestadores de serviços. O requerimento é de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB), e a reunião está marcada para 10 horas, no Plenarinho III. No mesmo dia, a Comissão de Direitos Humanos realiza o lançamento do livro "Gestão e Espiritualidade", de autoria do Irmão Afonso Murad. Durante o evento, programado para as 19 horas, no Teatro da Assembléia, haverá debate sobre o tema abordado no livro. O requerimento é de autoria do deputado Durval Ângelo (PT).

Três reuniões com convidados e uma visita de comissão parlamentar estão programados para quarta-feira (3/10/07). A visita será realizada às 9 horas por deputados da Comissão de Direitos Humanos à 16ª Delegacia Distrital da Pampulha. O objetivo, segundo requerimento do deputado Durval Ângelo, é conhecer o trabalho realizado com as mulheres presas.

A primeira reunião programada para quarta começa às 9h45, com a presença de deputados da Comissão de Segurança Pública no Cinema de Águas Formosas, nesse município do Vale do Mucuri. O requerimento, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), se propõe a discutir a segurança na região, bem como as condições da cadeia pública local, com vistas à criação de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), sistema em que os próprios presos são co-responsáveis por sua recuperação e têm assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade.

No mesmo dia, às 10 horas, acontece reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, no Teatro da Assembléia, com o objetivo de discutir formas de combater a mercantilização da educação, dentro do tema "Educação não é mercadoria". O requerimento é da deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM) e dos deputados Carlin Moura (PCdoB) e Deiró Marra (PR).

A última reunião com convidados, às 16 horas, no Auditório, acontece a requerimento dos parlamentares Antônio Júlio (PMDB) e Lafayette de Andrada (PSDB). A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária vai discutir o Decreto 44.309/06, que estabelece normas para o licenciamento ambiental e a autorização ambiental de funcionamento, tipifica e classifica as infrações às normas de proteção ao meio ambiente e aos recursos hídricos, regulamenta o procedimento administrativo de fiscalização e aplicação das penalidades, outros decretos e portarias que tratam da questão ambiental e dispõe sobre os critérios adotados para a proposição de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pelos órgão ambientais.

Na quinta-feira (4/10/07) acontecem duas reuniões com convidados. A Comissão de Direitos Humanos se reúne às 9 horas, no Auditório da Assembléia, para discutir a violência policial contra torcedores nos estádios de futebol. O requerimento é do deputado Durval Ângelo. Já a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte realiza reunião às 10 horas, no Plenarinho III, para debater as dificuldades enfrentadas pelas empresas mineiras do segmento de saneantes e cosméticos. De acordo com o autor do requerimento, deputado Délio Malheiros (PV), o segmento vem enfrentando problemas, devido à legislação pertinente e, para isso, pretende propor à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Vigilância Sanitária do Estado (Visa) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que faça com que as empresas se adeqüem às exigências.

Também na quinta-feira, acontece o lançamento do livro "Montes Claros - Histórias do Rey 2", de Reynaldo Velloso Souto. O evento será às 19h30, no espaço Político Cultural Gustavo Capanema.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715