Comissão de Orçamento Federal vem à ALMG ouvir mineiros

Mais investimentos para a conclusão do metrô e para o desenvolvimento do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Essa...

27/09/2007 - 00:02
 

Comissão de Orçamento Federal vem à ALMG ouvir mineiros

Mais investimentos para a conclusão do metrô e para o desenvolvimento do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Essa foi a demanda apresentada pela secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, que representou o governador Aécio Neves no seminário regional da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, realizado nesta quinta-feira (27/9/07), na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O objetivo é ampliar a participação popular na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Até o dia 9 de outubro, a comissão vai percorrer todas as regiões do País.

Deputados federais, deputados estaduais, representantes do governo estadual e da sociedade civil, e o senador José Maranhão (PMDB-PB) reuniram-se no Plenário para apresentação de dados e discussão do Projeto de Lei do Plano Plurianual para o período 2008/2011. Representando o presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho (PP), o deputado Zé Maia (PSDB) leu uma mensagem do parlamentar: "Quanto mais participativo o orçamento, mais atenderemos às demandas originárias da comunidade. Confio na colaboração de cada um para a produtividade dos trabalhos."

A primeira a falar foi a secretária Renata Vilhena. Ela destacou a importância da associação entre planejamento, gestão, avaliação, transparência e controle social. "Ao analisar o PAC, todos os representantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte avaliaram positivamente a iniciativa do Rodoanel, mas se ressentiram da ausência de investimentos para a conclusão do metrô e para o desenvolvimento do Aeroporto Internacional Tancredo Neves", comentou.

Em fala breve, o presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, deputado André Quintão (PT), destacou a importância do conhecimento prévio do planejamento orçamentário federal e lembrou os trabalhos da comissão relativos ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) de Minas Gerais. "Em outubro e novembro serão realizados ciclos de debates para discutir o planejamento financeiro estadual", afirmou.

Segundo o deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), "o orçamento de Minas Gerais já atinge de 92 a 96% de execução média", enquanto que o Governo Federal teria apresentado uma média de 58% a 63% nos últimos anos. Ele cobrou mais eficiência do Governo Federal. O parlamentar destacou a atuação patriótica e suprapartidária da bancada mineira na discussão do orçamento. "Não é à toa que, a cada ano, Minas Gerais comemora a ampliação de sua participação no repasse federal", disse. O presidente da comissão mista, senador José Maranhão (PMDB-PB), que presidiu os trabalhos, reconheceu o papel importante de Minas na economia nacional, mas ressaltou que há indicadores preocupantes. "Minas Gerais tem PIB per capita 12% inferior à média nacional", informou ele, acrescentando que um dos grandes desafios do Estado é a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.

Segundo relator do orçamento da União, Minas terá R$ 1,28 bi para rodovias

O relator-geral do Orçamento da União para 2008, deputado federal José Pimentel (PT-CE), disse que, em 2008, está previsto destinar a Minas Gerais R$ 1,28 bilhão somente para gastos com as rodovias do Estado. Ele também afirmou que, no ano que vem, será gasto em Minas cerca de R$ 1,35 bilhão com entidades de ensino superior.

"Em um cenário macroeconômico, o PPA prevê uma evolução do salário mínimo de até R$ 558,77 em 2011", afirmou o relator do PPA, deputado federal Cláudio Vignatti (PT-SC). Membro da comissão mista, o parlamentar apresentou os recursos previstos para Minas Gerais no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O PAC faz parte do planejamento da União para o período e prevê, segundo ele, R$ 50 milhões para reforma e ampliação do Aeroporto de Confins; R$ 123,4 milhões para manutenção de trechos rodoviários na BR-251 e R$ 137 milhões para o metrô de Belo Horizonte.

Além dos seminários regionais, a comissão também está recebendo sugestões de emendas ao orçamento para 2008, via internet, de cidadãos de todo o País. As propostas encaminhadas pelos cidadãos serão repassadas às comissões permanentes do Senado e da Câmara e aos parlamentares coordenadores de bancadas estaduais, para que examinem sua oportunidade e conveniência. As emendas aceitas serão incorporadas ao projeto de orçamento pelas comissões ou pelas bancadas estaduais.

Deputado federal cobra mais recursos para a saúde

Para toda a área de saúde, o orçamento federal de 2008 reserva US$ 0,70 per capita, ao dia. A cifra foi revelada pelo deputado federal José Rafael Guerra (PSDB-MG), que também participou do Seminário Região Sudeste.

Como relator setorial do orçamento federal para a área de saúde, o deputado José Rafael Guerra disse que pretende priorizar duas questões. A primeira é a democratização do acesso à saúde, por meio de investimentos que reduzam as filas. A outra diretriz é a correção da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele reconheceu que o reajuste anunciado recentemente pelo Ministério da Saúde já ajuda, mas considerou que é insuficiente. "A tabela deveria ser reajustada de acordo com a variação nominal do PIB, pelo menos", defendeu o parlamentar.

José Rafael Guerra também cobrou a regulamentação da Emenda 29 à Constituição da República. "Pleiteamos mais recursos para a saúde, mas o mais importante é que os recursos não sejam utilizados em programas paralelos. Para isso, tem que regulamentar e definir quem vai fiscalizar, e qual a punição para quem não cumprir", afirmou o deputado. A emenda 29 define o percentual mínimo de recursos públicos que deverão ser aplicados na área da saúde. Sua regulamentação definiria os tipos de investimentos que poderiam entrar no cálculo desse percentual mínimo. Hoje, União, estados e municípios usam cada um sua fórmula própria.

Entenda as leis orçamentárias federais

PPA - O Plano Plurianual contém todos os investimentos que o governo fará nos próximos quatro anos. O PPA abrange um total de R$ 3,526 trilhões para o período de 2008/2011. Segundo as projeções, após subir para 24,9% em 2008, a carga deve cair para 24,8% em 2009 e 2010, e em 2011 chegará a 24,7% do PIB. Os orçamentos que serão aprovados precisam ser compatíveis com as diretrizes determinadas pelo PPA.

Orçamento - A proposta orçamentária para 2008 é centrada em inflação baixa e crescimento da economia do País. O Governo Federal estimou um crescimento de 5% do PIB para 2008, que este ano deve ser em torno de 4,7%. Já a previsão do governo para a inflação é de 4% para o final de 2008. Outro ponto importante é o aumento de R$ 10,3 bilhões nas despesas relativas à área social para 2008 - de R$ 62,5 bilhões para R$ 72,9 bilhões (aumento de 16,6%). O orçamento também estabelece aumentos expressivos para os ministérios ligados à segurança. Além disso, as obras em aeroportos terão aumento de 61,6%.

Conheça alguns dos principais projetos para Minas Gerais dentro do PAC

  • Implantação do Trecho Eldorado-Vilarinho do Sistema de Trens Urbanos de Belo Horizonte - R$ 137 milhões;

  • Reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves - R$ 50 milhões;

  • Apoio a Empreendimentos de Saneamento Integrado em Assentamentos Precários em Municípios de Regiões Metropolitanas, de Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico ou Municípios com mais de 150 mil Habitantes - R$ 105,6 milhões;

  • Construção de Contorno Rodoviário na BR-381 (Betim-Ravena) - R$ 80 milhões;

  • Adequação de Trecho Rodoviário - Entroncamento BR-116/259/451 (Governador Valadares) - R$ 783,4 milhões;

  • Apoio à Urbanização de Assentamentos Precários - R$ 456,9 milhões;

  • Adequação na BR-262 (Betim-Nova Serrana) - R$ 300 milhões;

  • Manutenção na BR-040 - R$ 205,1 milhões;

  • Manutenção na BR-153 - R$ 165,6 milhões;

  • Manutenção na BR-459 - R$ 152,9 milhões;

  • Construção de Trecho Rodoviário na BR-135 (Itacarambi - Divisa MG/BA) - R$ 137 milhões;

  • Manutenção na BR-354 - R$ 134,6 milhões;

  • Manutenção na BR-494 - R$ 128 milhões;

  • Manutenção na BR-262 - R$ 127,3 milhões;

  • Manutenção na BR-251 - R$ 123,4 milhões;

  • Manutenção na BR-116 - R$ 118,2 milhões;

  • Manutenção na BR-135 - R$ 108,2 milhões;

  • Manutenção na BR-365 - R$ 107,4 milhões.

 

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