Comissão vai levar reivindicação de transportadores ao governador

Transformação do Decreto 44.604/07 em lei, abolindo o limite de idade para veículos do transporte intermunicipal fret...

25/09/2007 - 00:00
 

Comissão vai levar reivindicação de transportadores ao governador

Transformação do Decreto 44.604/07 em lei, abolindo o limite de idade para veículos do transporte intermunicipal fretado de passageiros, e abertura de uma linha de crédito do BDMG para a aquisição de veículos usados, permitindo a renovação da frota. Essas e outras sugestões dos proprietários de veículos que fazem esse tipo de transporte serão levadas ao governador Aécio Neves pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, conforme requerimento aprovado em reunião nesta terça-feira (25/9/07), de autoria do deputado Paulo Cesar (PDT).

A audiência pública foi solicitada pelos deputados Juninho Araújo (PRTB), Ivair Nogueira (PMDB) e Paulo Cesar, com objetivo de encontrar uma solução definitiva para o impasse que envolve a proibição de cadastro de veículos com mais de 15 anos na frota do transporte intermunicipal fretado. De acordo com Juninho Araújo, vice-presidente da comissão, foi justamente a ação de deputados que provocou o adiamento da entrada em vigor do Decreto 44.035/05, que estipulava o limite de 15 anos. Esse adiamento foi garantido pelo Decreto 44.081/05 e, posteriormente, pelo Decreto 44.604/07, que também limitou a vida útil dos veículos em 25 anos.

O deputado Ivair Nogueira salientou que o Decreto 44.035/05, de uma hora para outra, deixava desempregados vários pais de família. "É uma incoerência proibir a circulação de veículos com mais de 25 anos no Estado, se a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autoriza sua circulação de um estado para outro", avaliou. Para o parlamentar, mais do que proibir, é preciso investir na prevenção, com um acompanhamento rigoroso da manutenção desses veículos".

O deputado Paulo César acrescentou que em sua cidade natal, Nova Serrana, muitos trabalhadores dependem desse transporte. Ele citou ainda legislação de outros estados, que toleram uma frota mais antiga. Também o deputado Paulo Guedes (PT) lembrou que o Decreto 44.035/05 causou problemas em todo o Estado e cobrou coerência do governo, que permite o transporte escolar, inclusive de alunos da rede estadual, em ônibus sem condições de tráfego e com idade superior aos 25 anos estipulados para o veículos fretados.

A eliminação da cláusula de idade foi defendida ainda pelo deputado Carlin Moura (PCdoB), para quem a legislação é injusta com os mais fracos. "O Estado tem é que fazer as vistorias. E antes de tirar a frota de circulação, é preciso uma política pública, que incentive a troca dos veículos", enfatizou.

Empresários questionam legislação

Outros problemas da legislação que regula o transporte fretado foram apontados durante a audiência. O presidente da Federação das Cooperativas de Transporte de Passageiros, Renato Soares, explicou, por exemplo, que quando um cooperado é autuado e não paga a multa, todos os demais membros da cooperativa são impedidos de retirar a autorização de viagem. "Já pedimos ao DER-MG que trave o sistema apenas para o infrator, e a cooperativa assumirá a multa", afirmou. Ainda segundo Soares, se a cooperativa receber três multas iguais no prazo de 90 dias, fica suspensa por um ano. "O infrator muda de cooperativa e continua rodando", acrescentou.

Para tentar solucionar esse problema, a comissão aprovou requerimento do deputado Paulo Cesar solicitando ao DER-MG que altere a legislação, de forma que as multas recaiam sobre o cooperado e seu veículo, e não sobre a cooperativa. Outro requerimento, dos deputados Juninho Araújo e Paulo Cesar, solicita ao DER-MG a criação de um cadastro de condutores inadimplentes para orientar as cooperativas quanto à admissão ou não do cooperado.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento da RMBH, Nivaldo José Soares Júnior, o erro da legislação é tratar de forma igual os empresários que fazem fretes e aqueles que são concessionários do sistema de transporte. "Eles têm linha regular, com faturamento de R$ 70 mil por mês. No nosso caso, não chega a R$ 6 mil", comparou.

O presidente da Associação das Empresas de Transporte de Passageiros da Zona da Mata, Jorge Josino de Aragão, completou que os concessionários devem renovar a frota porque a planilha de preço das passagens já traz essa previsão, o que não ocorre com o frete. "Fazemos parte da cadeia de renovação dessa frota, porque compramos os veículos usados", acrescentou.

Já o diretor da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento, Waldemar Araújo, cobrou maior combate aos clandestinos. "Eles são multados pelo Código de Trânsito e continuam rodando. Nós somos multados pelo regulamento e impedidos de retirar novas autorizações de viagem", comparou. Ele também informou que os fabricantes de veículos acenaram com a proposta de receber usados na compra de novos, o que evitaria o problema ambiental do passivo de veículos inservíveis.

Para DER, legislação não inviabiliza o setor

De acordo com o assessor Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Lindberg Ribeiro Garcia, dos 6.888 veículos cadastrados hoje no DER-MG, apenas 29 são atingidos pelo Decreto 44.604/07, já que têm mais de 25 anos de fabricação. "No próximo ano, são mais 26; no outro, 32. Isso não inviabiliza o setor", avaliou.

Durante os debates, vários condutores e cooperados queixaram-se da fiscalização do DER-MG e de multas consideradas indevidas ou abusivas. O deputado Juninho Araújo sugeriu ao órgão a elaboração de uma cartilha explicando os procedimentos para ingresso de recurso contra multas, o que foi acatado pelo diretor de fiscalização do DER-MG, Paulo Rubens Diniz.

Requerimentos - A Comissão aprovou ainda outros três requerimentos. Dois deles, do deputado Gustavo Valadares (DEM), presidente da comissão, solicitam a realização de audiências públicas da comissão para obter informações sobre o plano de reestruturação do transporte de passageiros da Região Central de Belo Horizonte e sobre o plano de reformulação do transporte coletivo na RMBH. O secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman é convidado para os dois encontros.

O outro requerimento, do deputado Ivair Nogueira (PMDB), solicita audiência pública e visita da comissão a Juatuba, para encontrar uma alternativa de construção de trevo ou via de acesso, na Rodovia MG-050, entre os quilômetros 46 e 47, para facilitar a entrada e saída de veículos de moradores e da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). De acordo com o parlamentar, o acesso à rodovia está prejudicado pelas obras de melhoria e asfaltamento, realizadas pelo governo de Minas. A comissão aprovou ainda outros requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário. Já o Projeto de Lei (PL) 1.468/07 foi retirado de pauta.

Presenças - Deputados Gustavo Valadares (DEM), presidente da comissão; Juninho Araújo (PRTB), vice-presidente; Paulo Guedes (PT); Paulo Cesar (PDT); Ivair Nogueira (PMDB); Carlin Moura (PCdoB); Weliton Prado (PT) e Domingos Sávio (PSDB).

 

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