ALMG recebe projetos do Orçamento 2008 e PPAG

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), recebe, nesta segunda-fei...

24/09/2007 - 00:01
 

ALMG recebe projetos do Orçamento 2008 e PPAG

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), recebe, nesta segunda-feira (24/9/07), as mensagens do governador Aécio Neves com as propostas para o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008/2011 e para o Orçamento 2008. A entrega será feita, às 15 horas, no Salão Nobre, pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.

A tramitação dos projetos de lei orçamentária e do PPAG é definida no artigo 204 do Regimento Interno da Assembléia. Após serem recebidas pelo presidente, as propostas devem ser lidas em Plenário e publicadas. Os projetos são então distribuídos em avulso aos deputados e às comissões permanentes a que estiverem afetos e encaminhados à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para, em 60 dias, receberem parecer.

Da discussão e votação dos pareceres nessa comissão poderão participar, com direito a voz, dois membros de cada uma das comissões permanentes às quais tenham sido distribuídos os projetos, observado, tanto quanto possível, o princípio da proporcionalidade das representações partidárias ou do bloco parlamentar. Os deputados poderão votar apenas matérias cujos temas sejam atinentes às comissões que representam.

Emendas - Nos primeiros 20 dias da tramitação poderão ser apresentadas emendas aos projetos. Dois dias depois de vencido esse prazo, o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, deputado Zé Maia (PSDB), proferirá despacho de recebimento das emendas, que serão numeradas e publicadas, e dará publicidade, em separado, às que, por serem consideradas inconstitucionais, ilegais ou anti-regimentais, deixar de receber. Esgotados todos os prazos, os projetos serão encaminhados ao relator, designado pelo presidente da comissão, para receber parecer. Em seguida, os pareceres serão encaminhado à Mesa da Assembléia e publicados. Os projetos serão incluídos na ordem do dia do Plenário para discussão e votação em turno único. A Assembléia não pode encerrar seus trabalhos no final do ano antes de votar o orçamento.

PPAG - Previsto na Constituição Estadual, o PPAG é um dos instrumentos de planejamento do Estado, sendo elaborado pelo Executivo no primeiro ano de mandato do governador, válido para um período de quatro anos. O plano estabelece metas físicas regionalizadas, com a discriminação dos recursos destinados à sua execução.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715