Debate Público aborda problemas e potencialidades do Lago de Furnas

O desenvolvimento sustentável da região do Lago de Furnas é o tema de Debate Público a ser promovido pela Assembléia ...

14/09/2007 - 00:05
 

Debate Público aborda problemas e potencialidades do Lago de Furnas

O desenvolvimento sustentável da região do Lago de Furnas é o tema de Debate Público a ser promovido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais no próximo dia 1º de outubro de 2007. O evento é uma promoção das comissões de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo. O Debate Público será no Plenário, a partir das 14 horas, e atende a requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). Na abertura, falarão o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG, deputado Vanderlei Miranda (PMDB), e o deputado que solicitou os debates.

Ministro é convidado - Foram convidados a participar, como expositores, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo; a secretária de Estado de Turismo, Érica Campos Drumond; o presidente de Furnas Centrais Elétricas S.A., Luiz Paulo Fernandez Conde; o vice-diretor-geral e o diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), Fernando Antônio Costa Jannotti e Luís Alberto Dias Mendes; e a gerente de Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Denise Bruschi. Também falará o presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e prefeito de Alfenas, Pompílio de Lourdes Carnavez. A entidade congrega 33 municípios.

O objetivo do Debate Público é discutir os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do entorno do lago, em especial aqueles relacionados às potencialidades turísticas locais, tendo em vista a sustentabilidade ambiental da região. O Lago de Furnas é objeto de preocupação da Assembléia de Minas há vários anos. Em 2002, os deputados estiveram na região para colher propostas visando à melhoria da gestão dos recursos hídricos, durante a etapa de interiorização do Seminário Legislativo "Águas de Minas II". Antes disso, em 2001, movimento em defesa das águas lançado pelo Legislativo se pautou pela defesa da não privatização de Furnas Centrais Elétricas.

Em 2005, a Comissão de Meio Ambiente esteve na região para ouvir a população sobre os principais problemas ambientais das cidades do entorno do lago. O uso de agrotóxicos nas culturas de café, batata e tomate, levados pela chuva para o lago de Furnas, bem como o lançamento de esgotos sem tratamento na represa foram listados como problemas. O deputado Antônio Carlos Arantes sabe que o Lago está ameaçado pela irresponsabilidade ambiental. "Temos problemas de esgoto, agrotóxico, erosão e desmatamento e não podemos cruzar os braços", enfatizou o parlamentar, que acredita ser o Debate Público um espaço importante de discussão e apresentação de propostas para solucionar os problemas.

Programação

* Abertura: com o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG, deputado Vanderlei Miranda (PMDB), e o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), autor do requerimento que originou o debate

* Painel "Apresentação da Alago": com o presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e prefeito de Alfenas, Pompílio de Lourdes Carnavez.

* Expositores: ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia; secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo; secretária de Estado de Turismo, Érica Campos Drumond; presidente de Furnas Centrais Elétricas S.A., Luiz Paulo Fernandez Conde; vice-diretor-geral e diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), Fernando Antônio Costa Jannotti e Luís Alberto Dias Mendes; e gerente de Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Denise Bruschi.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715