ALMG tem nove reuniões com convidados e visita quatro cidades

Na semana entre 17 a 21 de setembro, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais tem agendadas nove reuniões de comissõe...

14/09/2007 - 00:04
 

ALMG tem nove reuniões com convidados e visita quatro cidades

Na semana entre 17 a 21 de setembro, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais tem agendadas nove reuniões de comissões com convidados, além de um encontro regional sobre o Fórum Técnico ICMS Solidário. Quatro desses eventos são no interior: Uberaba, Ipatinga, Vespasiano e Manhuaçu. Durante a semana, acontecerá também a 3ª Conferência das Cidades de Minas Gerais, organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana e pela ALMG.

Já na segunda-feira (17), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização avalia o aumento dos aluguéis nas lojas e boxes do Shopping Oiapoque, no Centro de Belo Horizonte, e a iminente rescisão unilateral de contratos de alguns empreendedores populares. A reunião, marcada para as 9 horas, no Auditório, foi pedida pelos deputados Weliton Prado (PT) e Ronaldo Magalhães (PSDB), presidente e vice da comissão, respectivamente; Wander Borges (PSB) e pela deputada Cecília Ferramenta (PT).

No mesmo dia, com o objetivo de incentivar o turismo científico em Uberaba, a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo fará na cidade uma audiência pública para debater a viabilização do Projeto "Uberaba - Terra dos Dinossauros". A reunião será realizada, às 10 horas, no auditório da Fundação Peirópolis (rua Antônio José Luiz, 70), durante a 15ª Semana dos Dinossauros. A Comissão viajará também para Ipatinga a fim de debater incentivos para o turismo regional como instrumento gerador de emprego, renda e desenvolvimento sustentável. A reunião será realizada, sexta-feira (21), a partir das 14 horas no auditório da Aciapi - Câmara de Dirigentes Lojistas (Rua Uberlândia, 331 - 5o andar).

Na terça-feira (18), as Comissões de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Participação Popular se reúnem, às 10 horas, no Teatro, para debater a elaboração de uma política de resíduos sólidos com inclusão social e o Projeto de Lei 1.269/07, do governador, que institui normas gerais aplicáveis aos resíduos sólidos e institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Entre os convidados, estão o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Celso Cota Neto.

A Comissão de Meio Ambiente tem outro compromisso importante na quarta-feira (19), quando os deputados vão para Vespasiano, onde, às 9 horas, se encontram com autoridades locais para avaliar os danos ambientais provocados pela Empresa de Cimento Liz. O encontro será na Câmara Municipal (Avenida JK, 8, Centro).

Êxodo - Para quarta-feira, estão marcadas outras quatro reuniões. Preocupados com o intenso fluxo de trabalhadores brasileiros para o exterior em busca de oportunidades, os deputados da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social fazem às 15h30, no Auditório, audiência pública, para ouvir convidados a respeito do assunto. A autora do requerimento, deputada Elisa Costa (PT), pretende conhecer as causas e conseqüências desse êxodo, em especial, da região do Vale do Rio Doce, além de elaborar medidas para minimizar os efeitos da emigração.

A Comissão de Saúde debate questões relativas a exames de investigação de paternidade. Foram convidados para o encontro, às 9h15, no Plenarinho I, o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior, e o secretário de Estado de Saúde, Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva, além de outras autoridades.

A Comissão de Segurança Pública se encontra, às 9h30, no Auditório, para estudar a adoção de ações preventivas com a fim de coibir fugas, rebeliões e entrada de objetos nas carceragens de delegacias, cadeias públicas, penitenciárias e centros de remanejamento do Estado. O subsecretário de Administração Penitenciária, Genilson Ribeiro Zeferino, foi convidado, assim como representantes da Polícia Militar, do Judiciário e do Ministério Público.

Por fim, também na quarta-feira, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática analisa denúncias veiculadas pela imprensa sobre irregularidades no Programa Brasil Alfabetizado. A reunião será às 10 horas, no Plenarinho II.

Conferência - A 3ª Conferência das Cidades de Minas Gerais, organizada pela ALMG e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deve reunir 1.200 pessoas no Sesc Venda Nova a partir desta segunda 17 até quarta (19). Participarão representantes de 305 municípios mineiros e de 180 movimentos populares, além de empresários, administradores públicos, entidades de pesquisa, sindicatos e organizações não-governamentais ligadas ao desenvolvimento urbano. Será uma etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para novembro deste ano.

O objetivo da conferência, que tem como lema "Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social", é identificar os principais problemas enfrentados pelos municípios ou microrregiões, nas áreas de habitação, saneamento, meio ambiente, transporte e trânsito. Esse diagnóstico, que será encaminhado ao Governo do Estado, fundamentará a definição de novas diretrizes para o desenvolvimento regional e posteriormente será remetido ao Governo Federal para subsidiar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Frente - Está marcado para as 19 horas desta terça, no Salão Nobre da ALMG, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Família, que tem o objetivo de discutir temas atuais e relacionados ao cotidiano das famílias mineiras, tais como aborto, drogas, violência doméstica, entre outros. O autor do requerimento para abertura da frente é o deputado Vanderlei Miranda (PMDB). O parlamentar acredita que a frente será um espaço importante para o desenvolvimento de discussões em prol da sociedade. "Tudo começa na família. Se o País tiver famílias mais fortes, também será uma nação mais forte", afirmou durante discurso no Plenário da ALMG.

Plenário - O superintendente da Fiat Automóveis, Cledorvino Bellini, recebe o título de cidadão honorário de Minas Gerais, em solenidade marcada para as 20 horas desta segunda-feira (17), no Plenário. O título foi concedido pelo governador Aécio Neves, a requerimento do presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), "pela identificação de seu trabalho empresarial com os relevantes e superiores interesses de Minas Gerais". Na biografia do homenageado, Alberto Pinto Coelho destaca o fato de ser o primeiro brasileiro a comandar uma unidade da Fiat na América Latina e de ter contribuído decisivamente para levá-la à liderança entre as montadoras nacionais.

ICMS - O 11º encontro regional do Fórum Técnico ICMS Solidário será em Manhuaçu, na Zona da Mata, na Câmara Municipal. Na sexta (21), prefeitos e vereadores da região se unem a deputados para debater o Projeto de Lei (PL) 637/07, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que altera a Lei 13.803, de 2000, conhecida por Lei Robin Hood, modificando os critérios de repasse do ICMS para os municípios.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715