Comissão do Trabalho aprova pareceres a cinco projetos de lei

Cinco projetos de lei de autoria de deputados, três deles objetivando beneficiar idosos e dois aos deficientes, receb...

12/09/2007 - 00:00
 

Comissão do Trabalho aprova pareceres a cinco projetos de lei

Cinco projetos de lei de autoria de deputados, três deles objetivando beneficiar idosos e dois aos deficientes, receberam pareceres favoráveis na reunião da Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada na tarde desta quarta-feira (12/9/07). O PL 457/07, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), cria a notificação compulsória da violência contra o idoso e a Comissão de Monitoramento da Violência contra o Idoso. O relator de 2º turno, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), acatou a argumentação de que a população idosa é crescente e de que, em 69% dos casos de agressão, a vítima e o agressor moram no mesmo domicílio.

O PL 50/07, do deputado Alencar da Silveira Jr (PDT), objetiva incluir, na Política Estadual de Amparo ao Idoso, dispositivo que assegure vagas para as pessoas acima de 60 anos nos cursos de graduação. O relator neste 1º turno foi o deputado Walter Tosta (PMN), que também relatou em 1º turno o PL 885/07, do deputado Zezé Perrela (PSDB). Perrela pretende assegurar assentos para idosos e deficientes físicos nos terminais rodoviários localizados no Estado. Tosta fez incluir emenda da Comissão, reservando 10% dos assentos para idosos, gestantes, deficientes definidos em lei e aqueles com mobilidade reduzida, não definidos como deficientes.

Outro parecer de 1º turno favorável, emitido pelo deputado Walter Tosta, foi ao PL 1.153/07, do deputado Padre João (PT), que altera o artigo 1º da Lei 11.867/95, a qual reserva percentual de cargos ou empregos públicos, no âmbito da administração pública do Estado, para pessoas portadoras de deficiência. Também aprovado parecer de 1º turno favorável ao Certificado Inclusão e o Selo Inclusão no Estado de Minas Gerais, objeto do PL 734/07, de autoria do deputado André Quintão (PT).

Declarações de utilidade pública e congratulações

Onze projetos de lei de declaração de utilidade pública foram aprovados na reunião, beneficiando as seguintes entidades: Centro Social Renascer, Contagem (dep. Vanderlei Miranda); Associação Comunitária São Sebastião do Rio Verde (dep. Antônio Carlos Arantes); Centro de Ecologia Integral de Pirapora (dep. Domingos Sávio); Instituto Beneficente Vida Nova, Congonhas (dep. João Leite); Centro Comunitário de Promoção e Assistência à Criança Carente Renata Graziele (dep. Paulo Guedes); Associação Habitacional de Ipatinga (dep. Rosângela Reis); Associação dos Idosos Cidade Alta-Carapina, Governador Valadares (dep. Jayro Lessa); Movimento Social Brasileiro Cidadania Urgente, Cel. Fabriciano (dep. André Quintão); Associação Mineral do Centro de Minas (dep. Doutor Viana); Casa de Caridade Juscelino Kubitschek, Sete Lagoas (dep. Sávio Souza Cruz); Associação dos Funcionários da Educação Municipal de Iturama (dep. Zé Maia).

Três requerimentos de congratulações foram aprovados: dois do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), com o Conselho Regional de Psicologia, pelos 45 anos de regulamentação da profissão, e com o Rotary Club de Itajubá, pelo cinquentenário na comunidade itajubense; e um da deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM), com o Asilo São Vicente de Paulo, sediado em Ubá, pelos 70 anos de fundação.

Presenças: Deputados Domingos Sávio (PSDB), que presidiu; Antônio Carlos Arantes (PSC) e Walter Tosta (PMN).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715