Comissão vai debater registro público de financiamento de veículos

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou requerimento, ...

23/08/2007 - 00:02
 

Comissão vai debater registro público de financiamento de veículos

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou requerimento, nesta quinta-feira (23/8/07), para a realização de reunião com convidados para debater a proposta encaminha pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ao governo do Estado para que seja criada uma lei que obrigue o registro junto aos cartórios dos contratos de financiamento de veículos. O requerimento é do presidente da comissão, deputado Délio Malheiros (PV).

Na justificativa do requerimento, o parlamentar explicou que o jornal "O Tempo", do 21 de agosto de 2007, noticiou que o TJMG apresentou ao Executivo a proposta, a exemplo do que já ocorre no Estado do Rio de Janeiro. Délio Malheiros considerou ser necessário discutir o tema, já que a medida representaria um ônus de cerca de R$ 200 aos consumidores. O deputado Antônio Júlio (PMDB) também considerou importante debater o assunto e afirmou que o financiamento de veículos é uma transação entre particulares e que não caberia a cobrança de taxa pelo Estado.

Também foi aprovado requerimento dos deputados Délio Malheiros e Hely Tarqüínio (PV) solicitando a realização de audiência pública para debater projeto de autoria do deputado federal José Fernando (PV) que trata dos royalties sobre minério. Na reunião não foi apreciado o Projeto de Lei (PL) 1.120/07, do deputado Délio Malheiros, que obriga o fornecimento por escrito de razões de indeferimento de crédito, pois o relator, deputado Antônio Júlio, solicitou prazo regimental.

Ponte Nova - Antônio Júlio ainda falou sobre a rebelião de presos na cadeia pública de Ponte Nova, na madrugada desta quinta-feira (23). Segundo ele, atualmente a cadeia conta com 400 presos e 114 funcionários. Ele afirmou que o número de funcionários foi reduzido pelo governo do Estado, já que anteriormente trabalhavam no local cerca de 190 pessoas.

Presenças - Deputados Carlos Pimenta (PDT), vice-presidente da comissão; Antônio Júlio (PMDB) e Walter Tosta (PMN).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715