Defesa do Consumidor esclarece novo sistema de cobrança telefônica

Para esclarecer a nova forma de tarifação da telefonia fixa, tendo em vista a cobrança de pulsos por minuto, a Comiss...

22/08/2007 - 00:00
 

Defesa do Consumidor esclarece novo sistema de cobrança telefônica

Para esclarecer a nova forma de tarifação da telefonia fixa, tendo em vista a cobrança de pulsos por minuto, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou, nesta quarta-feira (22/8/07), audiência pública em Itajubá, Sul do Estado. O autor do requerimento, deputado Délio Malheiros (PV), lembrou que a cidade é o primeira entre dez consideradas pólo, selecionadas para tratar do tema, nesta fase de transição da cobrança do sistema telefônico. O encontro integrou o 3º Curso Técnico para Procons Municipais e a 3ª Reunião do Fórum dos Procons Mineiros.

De acordo com o representante do Procon Estadual, José Antônio Baeta, as primeiras contas do novo sistema ainda não chegaram às residências em Minas Gerais, por isso ainda não há registro de reclamações no órgão, mas em estados como o Espírito Santo, onde a nova cobrança já acontece, há inúmeras ocorrências. Para ele, o principal problema tem sido a falta de informações. "As pessoas não entenderam o sistema e não fazem valer o seu direito de pedir o comparativo das contas e mais explicações sobre a nova tarifação", disse.

O representante do Procon de Itajubá, Robson Vaz, reforçou as palavras de Baeta e acrescentou que o consumidor, muitas vezes, não sabe nem a quem recorrer em casos de problemas com as operadoras de telefonia fixa. O exemplo citado por ele como o mais grave é o caso do "arredondamento dos minutos", que representa o tempo não falado que é cobrado. Sobre a questão, o deputado Délio Malheiros, disse que a irregularidade está sendo enfrentada pelos poderes Legislativo e Judiciário, uma vez que esse tipo de cobrança não tem embasamento legal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. "E o pior: as agências reguladoras são coniventes e causam desconfiança no consumidor", lembrou.

Concessionárias dizem que cumprem a lei

O gerente de Relacionamento com Órgãos de Defesa do Consumidor da Oi, Carlos Silveira, disse que as concessionárias trabalham sobre o aspecto regulatório, portanto, cumprem as decisões tomadas pela Anatel. Ele lembrou ainda que, para a definição do novo sistema, houve consulta popular e lançamento de cartilhas informativas, para sanar as dúvidas do consumidores. "Fizemos um trabalho com a Anatel para que a informação chegasse às pessoas da forma mais clara possível", afirmou.

O secretário executivo dos Procons, Marco Aurélio Cunha, questionou o representante da Oi, ao dizer que a Anatel e as operadoras realizaram um trabalho de divulgação pobre e pouco explicativo. Para ele, o esclarecimento sobre o novo sistema é complexo e a tendência é que o valor das contas suba de forma significativa. "Preocupa também o fato de as agências reguladoras não fiscalizarem a má-fé das operadoras nas campanhas publicitárias, que incentivam a adoção de planos de cobrança prejudiciais ao consumidor", alertou.

Deputado apresenta cartilha informativa

O deputado Délio Malheiros apresentou um material informativo, produzido em conjunto com o Procon Assembléia. Segundo ele, a divulgação realizada pela Anatel não foi suficiente e teve o intuito de beneficiar apenas as operadoras. "É preciso que a agência reguladora seja mais justa com o consumidor. O arredondamento do minuto, em que pagamos o que não é consumido, por exemplo, prejudica absurdamente o usuário. Temos que enfrentar a Anatel", pediu.

O coordenador do Procon Assembléia, Marcelo Barbosa, solicitou ainda à Oi que seja mais clara e informativa sobre como o consumidor poderá fazer suas reclamações e solicitações de detalhamento e comparativo das contas telefônicas no novo sistema.

Ao final da reunião, Délio Malheiros disse que o resultado dos debates nas cidades-pólo do Estado será encaminhado à Câmara Federal para que seja dada publicidade às reivindicações, sugestões, reclamações e até elogios sobre o novo sistema.

Presenças - Deputado Délio Malheiros (PV); Alfredo Nansini Honório, secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Itajubá; Otávio Almeida Cabral, procurador público e curador de Defesa do Consumidor de Itajubá; Celmo Souza, juiz da Comarca de Itajubá; e João da Costa, presidente da Câmara Municipal de Itajubá; além dos convidados citados na matéria.

 

 

 

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