Mensagem mantém institutos previdenciários

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais recebeu, na Reunião Ordinária desta quarta-feira (22/8/07), duas...

22/08/2007 - 00:02
 

Mensagem mantém institutos previdenciários

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais recebeu, na Reunião Ordinária desta quarta-feira (22/8/07), duas mensagens do governador - uma, mantendo os institutos de previdência do Estado e outra, criando a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Capital. Foram ainda deferidos diversos requerimentos solicitando reuniões especiais e retirada de tramitação de projetos.

Através da Mensagem 96, o governador encaminhou emenda ao Projeto de Lei Complementar 27/07, de sua autoria, que institui a Unidade de Gestão Previdenciária Integrada (Ugeprevi) e o Conselho Estadual de Previdência (Ceprev) para o Regime Próprio de Previdência do Estado de Minas Gerais; e altera a Lei Complementar 64, de 2002. Segundo a mensagem, a emenda decorre da necessidade de se manter o Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado (IPSM) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Manifestação - Na Reunião Ordinária e na Extraordinária da manhã, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) criticou a emenda enviada, considerando que ela não altera substancialmente o projeto. O PLC já é, inclusive, alvo de críticas dos servidores. Tanto que policiais militares e bombeiros realizaram manifestação à tarde contra a proposta, no Hall das Bandeiras, e receberam apoio de Sargento Rodrigues e do deputado Vanderlei Miranda (PMDB). Rodrigues disse que a receita do IPSM passará a compor um fundo único. "Por que pegar um instituto que funciona bem e jogar no mesmo 'buraco negro' do Estado?", questionou. Também Miranda apoiou o movimento, afirmando que deve-se tomar cuidado para não alterar a autonomia financeira do IPSM.

A outra mensagem recebida, 95, envia projeto de lei que cria a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH). A nova instância criada, de acordo com a mensagem, é uma entidade de direito público, na forma de autarquia territorial, e especial, dotada de autonomia administrativa e financeira. O projeto explica que a Agência RMBH é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, "com a finalidade de implementar políticas e viabilizar instrumentos de desenvolvimento integrado da RMBH".

Reuniões especiais - Também na reunião, foram deferidos vários requerimentos, dois deles solicitando reuniões especiais: do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e outros, para homenagear o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por seus 45 anos de fundação; e do deputado Carlos Pimenta (PDT) e outros, em homenagem ao 12º Batalhão de Infantaria, por 156 anos de criação e 87 anos em Belo Horizonte.

Em outros requerimentos deferidos, deputados pedem a retirada de tramitação de projetos de sua autoria: Leonardo Moreira (DEM), pede retirada do PL 434/07 que autoriza reversão de imóvel para Alpinópolis; e Mauri Torres (PSDB), pede retirada do PL 257/07, que declara de utilidade pública o Conselho Penal Comunitário da Comarca de Jacinto. Já o deputado Sargento Rodrigues solicitando o desarquivamento do PL 137/07, que declara de utilidade pública o Instituto Cultural e Social Maranata, de Ribeirão das Neves.

A Presidência também declarou encerrada a discussão, em turno único, do Veto Parcial à Proposição de Lei Complementar 104, uma vez que permaneceu em ordem do dia para discussão por seis reuniões. A proposição altera a Lei Complementar 83, de 2005, que dispõe sobre a estrutura orgânica da Advocacia-geral do Estado (AGE), e a lei complementar 34, de 1994, que trata da organização do Ministério Público do Estado.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715