Projeto sobre parque do Rola Moça será debatido nesta quarta (22)

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais discutirá, nesta quarta-fei...

21/08/2007 - 00:00
 

Projeto sobre parque do Rola Moça será debatido nesta quarta (22)

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais discutirá, nesta quarta-feira (22/8/07), às 10 horas, no Plenarinho III, o Projeto de Lei (PL) 124/07, do deputado Ivair Nogueira (PMDB). O projeto dispõe sobre a alteração das dimensões e limites do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, localizado na região Central do Estado. O requerimento para realização da audiência foi assinado pelos deputados Wander Borges (PSB) e Padre João (PT).

Segundo Padre João, a redução da área do parque é uma situação gravíssima, que exige urgentes e inadiáveis atitudes no sentido de se preservar a vida, as nascentes e a fauna e a flora existentes no local. "Reconhecemos a preocupação dos que se sentem prejudicados pela existência de um parque que os impeça de dar continuidade às suas atividades ou à ocupação necessária para a construção de moradias, mas devemos levar em conta que há um anseio, por parte da sociedade, de preservação da unidade com seus limites originais", disse.

PL 124/07 - De acordo com a justificação do deputado Ivair Nogueira, a idéia do projeto é buscar conferir "status" de lei ao Decreto 36.071, de 1984, que criou o parque e definiu os limites e confrontações dessa unidade de conservação. Se sancionada, a lei reduziria em 6,5% a área de 3.688,63 hectares do Rola Moça, para, segundo o autor do projeto, facilitar a efetiva implementação e regularização fundiária nos terrenos do parque.

"De fato, a proposição promove a exclusão de uma zona ocupada por atividades econômicas anteriores à criação do Rola Moça. Com isso, iremos abrir uma perspectiva de se completar a implantação do parque e se fazer justiça aos atingidos pela unidade de conservação", afirmou o deputado Ivair Nogueira, ao justificar o projeto. "A área a ser excluída, por se tratar de local de ocupação urbana e de atividades minerárias, não representaria perda ambiental significativa que viesse a comprometer a integralidade da área protegida, exceto pela redução de sua superfície em cerca de 6,5% do total", completou.

Convidados - São convidados para a reunião o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti; a superintendente-executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda); o major Cícero Leonardo da Cunha, comandante da 7ª Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito de Minas Gerais; o professor Eugênio Batista Leite, diretor de Graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) - Barreiro; a diretora de Meio Ambiente do Condomínio Retiro das Pedras, Ana Paula Bax; e o presidente do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, Paulo Emílio Guimarães Filho.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715