Projeto de hidrômetros em prédios está pronto para o Plenário

Já está pronto para votação em 1o turno no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL) 9...

14/08/2007 - 00:01
 

Projeto de hidrômetros em prédios está pronto para o Plenário

Já está pronto para votação em 1o turno no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL) 973/07, que institui diretrizes para a medição individualizada do consumo de água em edifícios. De autoria dos deputados Fábio Avelar (PSC) e Adalclever Lopes (PMDB), o projeto foi analisado pela Comissão de Administração Pública nesta terça-feira (14/8/07). O parecer do relator, deputado Ademir Lucas (PSDB) é pela aprovação da proposta na forma do substitutivo no 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e com a emenda no 1, da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.

O objetivo do projeto, ao estabelecer a medição do consumo de água por meio de hidrômetros individuais em prédios, é possibilitar ao consumidor maior economia e controle sobre suas contas. O substitutivo da CCJ faz adequações técnicas para eliminar do texto preceitos que invadem a competência legislativa da União, como a obrigatoriedade de instalação de hidrômetros na área comum dos prédios e o modo de pagamento do consumo de água. Já a emenda no 1 tem a finalidade de garantir o livre acesso dos prestadores de serviço aos hidrômetros.

Requerimentos - A comissão aprovou ainda seis requerimentos, dois deles para a realização de audiências públicas. O deputado Ademir Lucas (PSDB) quer promover um debate sobre o credenciamento de clínicas de psicologia pelo Departamento de Trânsito (Detran-MG). Ele está preocupado com a nova regulamentação do serviço. "Não se pode mercantilizar os exames nem autorizar o credenciamento de clínicas despreparadas", alega.

Já o deputado Irani Barbosa (PSDB) solicita reunião conjunta com as Comissões de Saúde e de Direitos Humanos para discutir a situação da central de perícias do Fórum Lafaiete. Segundo o parlamentar, a Vigilância Sanitária teria constatado irregularidades no local, que ofereceria risco aos usuários.

O requerimento 933/07, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, foi rejeitado. O requerimento encaminharia ao governador um pedido para reavaliar a construção do Centro Administrativo no Serra Verde, em função da dificuldade de acesso ao local.

Presenças - Deputados Elmiro Nascimento (DEM), presidente; Ademir Lucas (PSDB), vice; André Quintão (PT), Inácio Franco (PV) e Fábio Avelar (PSC).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715