Comissão tenta evitar despejo de famílias em Vespasiano

A ameaça de despejo contra famílias que vivem nos conjuntos habitacionais Caieiras e Morro Alto, no município de Vesp...

03/08/2007 - 00:00
 

Comissão tenta evitar despejo de famílias em Vespasiano

A ameaça de despejo contra famílias que vivem nos conjuntos habitacionais Caieiras e Morro Alto, no município de Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte), será discutida nesta quinta-feira (9/8/07) pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. De acordo com o deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o objetivo é renegociar as regras dos financiamentos habitacionais realizados pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) nos dois bairros. Para o deputado, essa seria a melhor alternativa para contornar a inadimplência dos mutuários e garantir tranqüilidade aos moradores. A reunião está programada para as 10 horas, no Teatro da Assembléia.

No dia 28 de junho, após intervenção da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, o presidente da Cohab, Teodoro Alves Lamounier, assumiu o compromisso de suspender temporariamente os despejos de famílias inadimplentes, a fim de estabelecer uma negociação. A decisão foi comunicada depois de contato telefônico com o deputado João Leite (PSDB). O deputado tomou a iniciativa ao ouvir queixa apresentada, na reunião, pela representante da Federação das Associações de Moradores do Estado de Minas Gerais, Edméia Aparecida de Souza.

De acordo com Edméia Souza, os moradores dos dois conjuntos são oriundos de uma desapropriação realizada em 1983, na antiga favela Perrela, para ampliação da Avenida dos Andradas. "O governo pretende construir o Centro Administrativo e a Linha Verde na região, e justo agora que vem a melhoria, decide despejar as famílias, alegando inadimplência", queixou-se a militante, na reunião. A primeira desapropriação, segundo ela, seria feita no dia 26 de junho, contra uma família de quatro mulheres, sete crianças e um rapaz, o único empregado da casa. A operação foi interrompida após protestos dos moradores. Para o deputado Dinis Pinheiro, a situação social dos moradores precisa ser considerada na busca de uma solução para o problema.

Estão convidados a participar da audiência pública o prefeito de Vespasiano, Ademar José da Silva; o sub-procurador geral do Município de Vespasiano, Paulo Antônio da Silva Passos; o presidente da Cohab, Teodoro Alves Lamounier; a advogada do contecioso da Cohab, Carolina Cançado Lanna; o presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Morro Alto, vereador Antônio Carvalho; e a presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Caieiras, Dolores Pinto Simão Toledo.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715