Produção de algodão, agronegócio e comércio de aves serão debatidos

A cadeia produtiva do algodão no Norte de Minas, as dificuldades causadas ao agronegócio no Sudoeste do Estado e a pr...

02/08/2007 - 00:00
 

Produção de algodão, agronegócio e comércio de aves serão debatidos

A cadeia produtiva do algodão no Norte de Minas, as dificuldades causadas ao agronegócio no Sudoeste do Estado e a proibição do comércio de aves vivas serão temas de futuras audiências públicas da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Requerimentos solicitando esses debates foram aprovados na reunião desta quinta-feira (2/8/07), quando também foi analisado, em 1o turno, parecer favorável ao Projeto de Resolução (PRE) 1.287/07, de autoria da comissão, que aprova a legitimação de terra devoluta em favor de Christiana Lemos Turza Ferreira, situada na Fazenda Cabeceira do Brejo, no município de Montezuma, no Norte de Minas. O relator da matéria foi o presidente da comissão, deputado Vanderlei Jangrossi (PP), que opinou pela aprovação na forma apresentada.

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) foi autor individual de dois requerimentos: um para discutir, em Montes Claros, a cadeia produtiva do algodão no Norte de Minas; e outro para debater as dificuldades causadas ao agronegócio do Sudoeste do Estado, especialmente as condições da BR 146. Sobre este último requerimento, o parlamentar explicou a necessidade de obras na rodovia, no trecho próximo às cidades de Passos e Guaxupé, para escoar a produção, principalmente de leite e café. "A melhora na rodovia vai aumentar a produção, reduzir custo e trazer desenvolvimento para a região", afirmou.

O terceiro requerimento aprovado pela comissão foi assinado pelos três parlamentares presentes na reunião: Vanderlei Jangrossi, Antônio Carlos Arantes e Padre João (PT). Os deputados querem discutir, em audiência pública, a proibição do comércio de aves vivas no Estado face à implantação do Programa de Regionalização Agrícola, dentro do Plano Nacional de Sanidade Avícola.

A comissão aprovou ainda outras quatro proposições que dispensam a apreciação do Plenário da Assembléia. No final da reunião, o deputado Vanderlei Jangrossi lembrou a audiência pública que será realizada no próximo dia 13 sobre a crise no setor produtivo do agronegócio e o lançamento do Plano Safra, no dia 14.

Presenças - Deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente; Padre João (PT), vice; e Antônio Carlos Arantes (PSC).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715