Secretário responde demandas da Comissão de Segurança Pública

O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, participou de reunião da Comissão de Segurança Públi...

18/07/2007 - 00:04
 

Secretário responde demandas da Comissão de Segurança Pública

O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, participou de reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (18/7/07). Ele informou os parlamentares sobre o encaminhamento de demandas apresentadas à Secretaria pela comissão, após audiências públicas que os deputados fizeram no interior, ouvindo queixas e pedidos de providência da população quanto ao aumento da criminalidade e à falta de policiamento.

Especificamente sobre Nova Serrana, uma das cidades visitadas que apresentam índices crescentes de violência e até maio (mês da audiência pública) contava com apenas um delegado, Maurício Campos Júnior informou que a cidade já recebeu um segundo delegado, mais um escrivão e mais dois agentes de polícia.

Segundo o secretário, a iniciativa está longe do ideal, mas reflete o esforço do governo de procurar recompor o quadro de policiamento na cidade. Na reunião, ele respondeu questões dos deputados sobre o aparelhamento das forças de segurança no interior. O objetivo da reunião, segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública e um dos autores do requerimento, deputado Sargento Rodrigues (PDT), é dar respostas à sociedade. "A comissão prima não só por fiscalizar, mas também por fazer a interlocução política para buscar o melhor encaminhamento às necessidades da população", disse. A reunião também foi solicitada pelo deputado Paulo Cesar (PDT).

Quanto aos pedidos de providência para Carmo do Paranaíba, cidade de 50 mil habitantes na região do Alto Paranaíba sem delegado de polícia, o secretário informou que será feito o deslocamento para o município do delegado de Rio Paranaíba, que passará a atender as duas cidades. Além disso, no âmbito geral do Estado, a cúpula da Defesa Social começou a realizar reuniões periódicas no interior, para detectar as necessidades de cada área. Já foram feitos encontros em Uberaba e Montes Claros, e o próximo será em Governador Valadares.

Outra providência será a criação de um grupo itinerante, formado por um delegado, um escrivão e um agente, que se concentrará por alguns dias em cidades do interior para dar prosseguimento às ações necessárias. O secretário lembrou que o governo do Estado tem investido em infra-estrutura, como pistolas, coletes, viaturas e equipamentos de informática.

Deputados alertam sobre falta de efetivo policial

Questionado pelos deputados sobre a falta de efetivo policial em muitas cidades - um exemplo é a ausência de delegados em 17 comarcas do interior -, Maurício Campos Júnior afirmou que a gestão da segurança pública é um desafio, em todo o País, por causa de sua amplitude e complexidade. Ele lembrou que não há um rincão do Estado que não pleiteie maior efetivo policial e que Minas ficou muito tempo sem que houvesse concurso público para composição de quadros efetivos, o que gerou déficit de pessoal. Outro problema é o deslocamento de policiais para escoltas de presos e guarda externa, que deixam, assim, de cumprir suas reais atribuições

Mas, segundo ele, o governo tem trabalhado nos últimos anos para recompor o quadro de agentes penitenciários, via contratação administrativa e realização de concursos, tanto que o número de vagas no sistema prisional passou de 6 mil para 20 mil, desde 2003. Além disso, a PM terá incorporados neste mês mais 1.082 policiais e, até dezembro, há previsão de outros 237. Quanto à Polícia Civil, mais 306 agentes devem ser efetivados nas próximas duas semanas. Segundo o secretário, os novos concursos da Polícia Civil terão caráter regional, para que não haja debandada de pessoal em determinadas regiões.

"Há uma preocupação enorme na distribuição desse contingente", disse, explicando que um dos principais critérios é o índice de crimes violentos. Essa lógica faz com que áreas como Belo Horizonte e sua região metropolitana tenham números absolutos que reclamem maior estruturação de pessoal e equipamentos de suas unidades. Em resposta aos questionamentos dos deputados, o secretário destacou a importância do papel da Comissão de Segurança Pública e classificou a missão como legítima, já que se trata da porta-voz do pleito da população.

População cobra resultados

Ao abordar as questões relativas à Nova Serrana, o vice-presidente da comissão, deputado Paulo Cesar (PDT), disse que tem sido cobrado pela população sobre o aumento da violência e que tem tido dificuldades para ter retorno da Secretaria sobre os pedidos de providência. O deputado Délio Malheiros (PV) também lembrou que os deputados são cobrados pela situação de insegurança. "O crime lamentavelmente cresce de forma vertiginosa, e a população se sente encarcerada dentro de casa", considerou, citando a situação de Itamarandiba, no Jequitinhonha/Mucuri.

O deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB) se disse alarmado com a situação de Montes Claros, no Norte de Minas, que teria passado do 11º para o 4º lugar no ranking das cidades mais violentas do Estado. Em resposta, o secretário citou que, na recente reunião da cúpula da Defesa Social na cidade, foram tomadas ações que prevêem resultados de médio e curto prazo, como a liberação de PMs que hoje atuam na cadeia pública e o aumento do complexo prisional.

Comissão pede afastamento de comandante da companhia de Frutal

Após os debates, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) formalizou ao secretário de Defesa Social denúncia contra o major Romes Caúbes Pereira, comandante da companhia da Polícia Militar sediada no município de Frutal. Segundo o parlamentar, o major está formalmente denunciado pelo Ministério Público por crime de prevaricação e falsidade ideológica. O deputado apresentou requerimento para que a comissão envie ofício formal da denúncia à Secretaria, para que o major seja afastado das funções de comandante da companhia e para que seja aberto o processo administrativo disciplinar, conforme dispõe a Lei 14.310, que trata do Código de Ética e Disciplina dos militares. O requerimento foi aprovado. O deputado Délio Malheiros absteve-se da votação, por afirmar que desconhece o caso.

Monte Carmelo - Outro requerimento aprovado, também de Sargento Rodrigues, pede a realização de uma audiência pública em Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, para discutir denúncias de atentados sofridos por policiais e questões de segurança pública daquele município.

Reunião reservada - Na parte final da reunião, os deputados e o secretário tiveram uma reunião reservada para que tratassem de denúncias apresentadas pelos deputados, relacionadas à área de segurança pública.

Presenças - Deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente; Paulo Cesar (PDT), vice; Délio Malheiros (PV); Luiz Tadeu Leite (PMDB); Weliton Prado (PT) e Getúlio Neiva (PMDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715