Viagem, audiência pública e reuniões na pauta da ALMG

As comissões permanentes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais têm duas reuniões com convidados, uma viagem a Jan...

13/07/2007 - 00:02
 

Viagem, audiência pública e reuniões na pauta da ALMG

As comissões permanentes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais têm duas reuniões com convidados, uma viagem a Januária, Norte do Estado, e uma audiência pública programadas para a semana de 16 a 20 de julho. Está prevista ainda uma Reunião Especial no Plenário em homenagem aos 150 anos de Montes Claros. No dia 19 tem início o recesso parlamentar.

Já nesta segunda-feira (16), a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais visitará a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) de Porto Cajueiro, pertencente à empresa Usina Coruripe, em Januária. A visita acontecerá na parte da manhã e foi requisitada pelos deputados Zé Maia (PSDB), Weliton Prado (PT), Wander Borges (PSB), Almir Paraca (PT) e Fábio Avelar (PSC). Os deputados vão sobrevoar o local, acompanhados de uma equipe de técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

De acordo com o deputado Zé Maia, o objetivo é conhecer a situação e o funcionamento da reserva administrada pela Coruripe para contribuir nos debates sobre o Projeto de Lei (PL) 6/07, do deputado Paulo Guedes (PT), que altera trecho da Lei 14.309, de 2002, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no Estado. O deputado Wander Borges acrescentou que os parlamentares pretendem avaliar as alterações na lei que estão sendo propostas pelo PL.

Conjunta - Na quarta (18), a Comissão de Direitos Humanos realiza reunião conjunta com a do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, a partir das 10 horas, no Teatro da Assembléia, para debater a ameaça de corte de gratificação instituída em 1993, paga aos aposentados da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

O requerimento é do deputado Durval Ângelo (PT), que tenta evitar esse prejuízo para cerca de 102 aposentados da Fhemig. O deputado Carlos Mosconi (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, foi presidente da Fhemig e explica o caso. As gratificações são relativas à extensão de carga horária nos proventos dos servidores. Uma delas foi criada pela rubrica verba 207, criada através de um regulamento interno da Fhemig. A outra provém da verba 208, decorrente de lei de 1987.

"Os beneficiários da verba 208 não sofrerão nenhuma perda, pois seu apostilamento se deu de forma legal", explica Mosconi. O risco se apresenta para os demais, beneficiários de decisões internas. O deputado informa que encaminhou solicitação ao governador em exercício, Antônio Anastasia, e este apresentou consulta à Seplag, para exame da reivindicação. Obteve a promessa de que as gratificações serão pagas normalmente no mês de julho, até que a situação se resolva.

Ainda na quarta, a greve dos servidores técnicos administrativos em educação da UFMG será o tema de uma audiência pública da Comissão de Participação Popular. A reunião, marcada para 14 horas, no Auditório, foi pedida pelo deputado Carlin Moura (PCdoB) para discutir a pauta de reivindicações dos 350 trabalhadores, em greve desde o dia 28 de maio.

No dia 2 de julho, o deputado Carlin Moura realizou um encontro com os grevistas no saguão da Reitoria da UFMG e se comprometeu a apoiar o movimento. Dessa reunião participaram também a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) e o deputado federal Miguel Corrêa Jr (PT-MG). Entre as reivindicações dos trabalhadores estão a implantação da segunda fase do plano de carreira, a incorporação das gratificações ao vencimento básico, recursos para assistência suplementar à saúde e a correção de distorções existentes nas carreiras.

Emenda à Constituição - Para terça-feira (17), está marcada a solenidade de promulgação pelo presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), da Emenda à Constituição nº 77, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que dispõe sobre a concessão de aposentadoria especial voluntária com proventos integrais ao servidor da Polícia Civil.

Plenário - Em celebração aos 150 anos da emancipação política da cidade de Montes Claros, Norte do Estado, a Assembléia faz Reunião Especial, nesta segunda(16), às 20 horas, no Plenário. O requerimento é do deputado Arlen Santiago (PTB) e tem o objetivo de homenagear a cidade-pólo da região. Além de parlamentares, foram convidadas autoridades estaduais e federais e o prefeito do município, Athos Avelino.

Segundo o gabinete do deputado, a reunião comemora não só a data especial, mas a entrada da cidade em sua "quarta fase de desenvolvimento", liderada pela usina de biodiesel e o investimento da região no algodão transgênico. "Essas conquistas têm feito com que a população reivindique mais melhorias para a região. O que não faltam são motivos para comemorar", disse o parlamentar. As outras três fases de desenvolvimento teriam sido marcadas com a chegada da Rede Ferroviária Federal, os incentivos à industrialização trazidos pela Sudene e a estadualização da Unimontes.

Montes Claros - Chamada de "Coração robusto do sertão mineiro" e "Princesa do Norte", o município, considerado pólo da região Norte de Minas, localizado a 418 km de Belo Horizonte, conta, hoje, segundo dados da Prefeitura Municipal, com população superior a 336 mil habitantes. É a quinta cidade mais populosa, sexta em número de eleitores e oitava em arrecadação de impostos no Estado. Suas principais atividades econômicas são a indústria, o comércio e a pecuária.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715