Propostas de ciclo de debate viram emendas ao PMDI

"Pela primeira vez, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) terá emendas de iniciativa popular". A afirma...

12/07/2007 - 00:01
 

Propostas de ciclo de debate viram emendas ao PMDI

"Pela primeira vez, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) terá emendas de iniciativa popular". A afirmação é do deputado André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que aprovou nesta quinta-feira (12/7/07) cinco requerimentos solicitando a apresentação de emendas ao PMDI. As emendas foram elaboradas a partir de propostas de ação legislativa, apresentadas por representantes da sociedade civil que participaram do Ciclo de Debates sobre o PMDI realizado no final de junho.

Os requerimentos solicitam que sejam apresentadas emendas ao anexo "Estratégia de Desenvolvimento - Estado para Resultados", do Projeto de Lei (PL) 1.026/07, que dispõe sobre a atualização do PMDI.. As Áreas de Resultado esclarecem os desafios que o Estado deve superar em seus vários campos de ações e detalham os objetivos estratégicos específicos, as ações e os resultados finalísticos propostos pelo Poder Executivo. A função das Áreas de Resultado é organizar as transformações solicitadas, de forma qualitativa e quantitativa, em relação aos principais componentes da estratégia.

O primeiro requerimento refere-se à apresentação de emenda alterando a redação de um dos objetivos estratégicos da área de resultado "Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva". De acordo com a emenda, a alteração visa assegurar o cumprimento, pelo Estado, das determinações do Suas e da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/Suas), que estabelecem requisitos e incentivos para o Estado exercer as atribuições de coordenação e de regulação da política social.

Um segundo requerimento, atendendo ao pedido da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), solicita que seja apresentada emenda acrescentando uma nova iniciativa prioritária na área de resultado sobre o Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. A emenda acrescenta o seguinte o texto: "a promoção da modernização dos perímetros irrigados públicos, articulada ao apoio à produção da agricultura familiar". O objetivo é assegurar o investimento do Estado em ações que visem à promoção da modernização dos perímetros irrigados públicos, articulada ao apoio à agricultura familiar.

Outro requerimento, também a pedido da Fetaemg, solicita a apresentação de emenda acrescentando uma nova iniciativa prioritária na área de resultado "Investimento e Valor Agregado da Produção", com o seguinte texto: "A promoção de agregação de valor no setor agropecuário, por meio do fomento à agroindustria, do apoio à comercialização e ao incentivo à organização cooperativista e associativista, em especial, agricultura familiar". A intenção é assegurar o investimento do Estado em ações que visem à promoção da agregação de valor em todas as fases da cadeia produtiva do setor agropecuário.

Aprovado também requerimento, por solicitação da Fetaemg, solicita a apresentação de emenda, alterando a redação de uma das iniciativas prioritárias da área de resultado "Protagonismo Infantil". A alteração visa assegurar o investimento do Estado em ações que visem às promoção da expansão do método da pedagogia da alternância ano meio rural, por meio dessas escolas.

E por fim, o requerimento, atendendo pedido do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente (Fectipa), solicitando apresentação de emenda acrescentando na área de resultado "Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva", o objetivo estratégico "erradicar o trabalho infantil"; e com o resultado finalístico "reduzir, com vistas a erradicar a ocorrência do trabalho infantil no Estado". A situação atual são de 301.450 crianças, as metas para 2011 de 150.000, e para 2023, de nenhuma criança envolvida em trabalho infantil. A iniciativa prioritária é "A promoção de ações para o combate e a erradicação do trabalho infantil no Estado, com vistas a interrupção do círculo geracional de reprodução da pobreza".

Parlamento Jovem - O deputado André Quintão designou os deputados João Leite (PSDB), Eros Biondini (PHS), Carlon Moura (PCdoB) e o ele próprio como relatores das propostas de ação legislativa apresentadas pelos integrantes do Parlamento Jovem 2007. As 27 propostas sobre o tema "Educação: inclusão e qualidade", que foram votadas durante reunião realizada no dia 11 de junho, no Plenário da Assembléia, foram divididas entre os quatro deputados. O programa é uma parceria da Escola do Legislativo e do Curso de Ciências Sociais da PUC Minas para estimular o debate político entre estudantes mineiros. A cada ano, os estudantes escolhem um tema e propõem medidas e políticas públicas para aperfeiçoar a ação do Estado.

Presenças - Deputados André Quintão (PT), presidente; Eros Biondini (PHS), vice-presidente; Carlin Moura (PCdoB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715