Projeto de orientação vocacional em escolas recebe parecer de 2º turno

O Projeto de Lei (PL) 76/07, do deputado Gilberto Abramo (PMDB), que dispõe sobre a orientação profissional aos aluno...

11/07/2007 - 00:01
 

Projeto de orientação vocacional em escolas recebe parecer de 2º turno

O Projeto de Lei (PL) 76/07, do deputado Gilberto Abramo (PMDB), que dispõe sobre a orientação profissional aos alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas integrantes do Sistema Estadual de Educação, está pronto para ser apreciado em 2º turno pelo Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O projeto foi analisado pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática nesta quarta-feira (11/7/07), e recebeu parecer pela aprovação sem alterações ao texto aprovado em 1º turno.

O relator da matéria, deputado Deiró Marra (PR), mencionou em seu parecer que psicólogos e educadores afirmam que a maioria dos jovens estão terminando o ensino médio muito cedo, entre os 17 e 18 anos, e que isso pode se refletir de forma negativa na hora de definir o caminho profissional. De acordo com o projeto, o trabalho de orientação vocacional poderá ficar a cargo de três profissionais do ramo: o pedagogo com habilitação em orientação educacional, o profissional com licenciatura plena e pós-graduação em orientação educacional, ou o psicólogo portador de habilitação específica na área de orientação profissional.

O aproveitamento do pedagogo ou do profissional com pós-graduação, servidores que integram o Quadro de Pessoal do Sistema Estadual de Ensino, devidamente habilitados para a função, já garantem um atendimento adequado aos alunos. A contratação do psicólogo seria a última opção, quando constatada a ausência dos demais profissionais.

Projeto prevê formação musical para alunos com deficiência visual

Também recebeu parecer de 1º turno pela aprovação, na forma do substitutivo nº1, o PL 136/07, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que visa a inserir conteúdos de formação musical no currículo escolar da rede estadual, bem como destinar especial atenção à musicografia braile, nos estabelecimentos de ensino que atendem a pessoas com deficiência visual. A relatora da proposição, deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM), afirmou que já existe legislação vigente sobre o ensino e a prática musicais e que, por essa razão, não seria necessária nova legislação para incluir a formação musical nos currículos do ensino fundamental e médio. No entanto, a relatora pondera que a proposição traz um aspecto inovador que é a abordagem da formação musical voltada para os deficientes visuais. "O objetivo da nova norma pode ser alcançado, em grande proporção, utilizando-se de forma racional a estrutura existente no sistema estadual de ensino e buscando a colaboração de entidades afins, públicas e privadas", defendeu.

Substitutivo - O substitutivo aprovado pela comissão restringe o objeto do projeto à formação musical dos alunos com deficiência musical matriculados em escolas públicas do Estado. Pelo novo texto, essas escolas deverão oferecer cursos de formação musical aos alunos com deficiência musical atendidos em classes regulares e especiais, com prioridade para o ensino da musicografia braile. O substitutivo também especifica que os equipamentos e programas de informática disponíveis nos órgãos e estabelecimentos de ensino da rede estadual serão utilizados, sempre que possível, como recursos pedagógicos complementares ao desenvolvimento dos cursos de formação musical. O substitutivo também prevê que a lei entre em vigor no ano seguinte ao de sua publicação.

Rejeição - Outros cinco projetos de 1º turno que constavam na pauta receberam parecer pela rejeição. São os PLs 108/07, do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), que dispõe sobre a inclusão da disciplina de Noções Básicas em Primeiros Socorros na grade curricular do ensino médio; 195/07, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que dispõe sobre o estudo e a divulgação pedagógica das atividades de fiscalização exercidas pela ALMG, o TCMG e o MPE; 412/07, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que inclui conteúdo relativo às práticas agrícolas no currículo escolar da rede estadual de ensino da zona rural; 445/07, que inclui disciplina de formação de condutores de veículos nos currículos do ensino médio; e 922/07, do deputado Walter Tosta (PMN), que inclui conteúdos voltados ao processo de envelhecimento no currículo do ensino formal.

O parecer de 1º turno da deputada Maria Lúcia Mendonça opinando pela rejeição do PL 808/07, do deputado Weliton Prado (PT), recebeu pedido de vista do deputado Carlin Moura (PCdoB). O projeto dispõe sobre a política estadual de incentivo ao direito dos alunos da rede pública estadual de acesso ao cinema. A relatora do PL 946/07, deputada Ana Maria Resende (PSDB), pediu o adiamento da discussão em 1º turno do projeto, do deputado João Leite (PSDB), que inclui o jogo de xadrez como atividade extra-curricular nas escolas da rede pública estadual. O PL 1.046/07, que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo no Estado foi retirado de pauta a pedido do autor da proposição, deputado Carlin Moura.

Requerimentos - Durante a reunião foram aprovadas, ainda, outras sete proposições que dispensam a apreciação do Plenário, além de dois requerimentos. O deputado Dinis Pinheiro (PSDB) solicitou a realização de debate público da comissão, no Plenário da Assembléia, para discutir normas alimentares nas escolas, especialmente para crianças portadoras de Diabetes Tipo I. A deputada Ana Maria Resende pediu o envio de ofício ao Conselho Estadual de Educação, solicitando a imediata publicação de resolução que regulamente as estratégias específicas de atendimento escolar do campo e a flexibilização da organização do calendário escolar.

Presenças - Deputado Deiró Marra (PR), presidente; deputadas Maria Lúcia Mendonça (DEM), vice-presidente, e Ana Maria Resende (PSDB); e deputados Carlin Moura (PCdoB) e Weliton Prado (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715