Oito projetos são aprovados em Reunião Extraordinária de Plenário

Os deputados da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovaram oito projetos de lei na Reunião Extraordinária de Pl...

10/07/2007 - 00:01
 

Oito projetos são aprovados em Reunião Extraordinária de Plenário

Os deputados da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovaram oito projetos de lei na Reunião Extraordinária de Plenário, na noite desta terça-feira (10/07/07). Entre eles, o PL 68/07 do deputado Paulo Guedes (PT), que trata da utilização dos recursos do Fundo de Recuperação e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais (Fhidro). O projeto foi aprovado em 2º turno na forma do vencido em 1º turno. Com as alterações realizadas, a proposição pretende facilitar a utilização dos recursos do Fhidro pelos comitês de bacia hidrográfica.

A proposta também abre a possibilidade de concessão de financiamentos a fundo perdido para o programa de melhoria dos recursos hídricos aprovados pelos comitês de bacia. Atualmente, esses recursos são liberados mediante reembolso, conforme determina a Lei 15.910. "As mudanças aprovadas acolheram sugestões feitas no VI Fórum das Águas para o Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, realizado pela ALMG no início do ano", informou o deputado Paulo Guedes. Segundo ele, para 2007, há R$ 59 milhões disponíveis para investimentos. Até agora, 12 projetos já foram aprovados.

Cartazes - Também foi aprovado, em 2º turno, o PL 425/07, do deputado Leonardo Moreira (DEM). A proposição obriga a afixação de cartazes nos terminais rodoviários e ferroviários, informando os benefícios relativos a transporte contidos na Lei Federal 10.741, de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e os procedimentos para sua utilização. Pelo estatuto, é garantida aos maiores de 65 anos a gratuidade nos transportes coletivos urbanos, mediante apresentação da carteira de identidade ou de trabalho, sendo vedada a exigência de qualquer outra forma de identificação. A proposição foi aprovada na forma do vencido em 1º turno.

Seguro - Do deputado Doutor Viana (DEM), o PL 351/07, que obriga a contratação de seguro pelos estacionamentos também foi aprovado, em 1º turno, na forma do substitutivo nº 1. O substitutivo obriga pessoa jurídica que mantenha serviço de estacionamento com fins lucrativos a contratar seguro contra furto, roubo e dano de veículo sob sua guarda.

No comprovante do estacionamento do veículo, constarão o nome da seguradora e o número da apólice do seguro. Também deverá ser afixada no estacionamento placa informando a existência do seguro, que deverá ter o número do telefone do órgão de defesa do consumidor do município ou do Estado. Quem descumprir a futura lei estará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Doações - Foram aprovados ainda cinco projetos sobre doação de imóveis. São eles, em 2º turno:

* PL: 318/07, do deputado Domingos Sávio (PSDB), que autoriza o DER-MG a doar imóvel ao município de Pimenta;

* PL: 933/07, do governador, que autoriza o Executivo a doar dois imóveis a Pará de Minas;

* PL: 1.143/07, do governador, que autoriza o Executivo a doar imóvel a Poços de Caldas;

* PL 1.014/07, também do governador, autorizando a Fhemig a doar imóvel ao Estado.

Em 1º turno:

* PL 386/07, do deputado Sebastião Helvécio (PDT), que autoriza o Executivo a doar imóvel à Associação Comunitária Vida e Trabalho, de Peçanha.

Mercado Municipal - Antes da votação dos projetos, os deputados Carlos Mosconi (PSDB), João Leite (PSDB), Fábio Avelar (PSC), Délio Malheiros (PV) e Hely Tarqüinio (PV) criticaram a Prefeitura de Belo Horizonte que permitiu a ocupação do Mercado Municipal de Santa Tereza pela Guarda Municipal. Eles elogiaram a decisão liminar proferida pela Justiça, nesta terça-feira (10), dando o direito de os comerciantes retornarem ao centro comercial.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715