Conferência de Políticas para as Mulheres começa nesta segunda

A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, ministra Nilcéa Freire, estará presente na II Conferência Estadu...

06/07/2007 - 00:01
 

Conferência de Políticas para as Mulheres começa nesta segunda

A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, ministra Nilcéa Freire, estará presente na II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que acontece nos dias 9 e 10 de julho no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Renata Vilhena, secretária de Estado de Planejamento e Gestão, também estará presente, representando o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

A conferência tem os objetivos de avaliar a implementação do Plano Estadual e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, apresentar propostas de alteração desses planos, analisar a participação da mulher nos espaços de poder e eleger delegadas para a II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

As cidades que realizaram conferências municipais ou participaram de encontros regionais participarão da etapa estadual. Cada município elegeu pelo menos dois delegados, sendo um da sociedade civil e outro do poder público municipal.

Na conferência estadual, serão escolhidos os 183 representantes de Minas para o encontro federal, dos quais 60% serão representantes da sociedade civil, 30% do poder público municipal e 10% do poder público estadual. A conferência é promovida pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres e Conselho Estadual da Mulher. O endereço do Sesc Venda Nova é Rua Maria Borboleta, s/nº, bairro Letícia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3453-5620 e 3453-1310.

Presenças - Além da ministra Nilcéa Freire e da secretária Renata Vilhena; estão previstas as participações do presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho; do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Orlando Adão de Carvalho; da procuradora do Ministério Público Estadual, Laís Maria Costa Silveira, representando o Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; da vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher, Ana Maria Aparecida Pereira; e da representante dos Movimentos Sociais, Jovita Levy Ginja.

PROGRAMAÇÃO:

8 de julho

16h às 20h: Credenciamento

9 de julho

7h30 às 12h: Continuação do credenciamento

8h30: Abertura: Renata Vilhena Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, representando o Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves Ministra Nilcéa Freire - Secretária Especial de Políticas para as Mulheres Deputado Alberto Pinto Coelho - Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais Desembargador Orlando Adão de Carvalho - Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais Laís Maria Costa Silveira - Promotora de Justiça da Promotoria Especializada no Combate a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, representando o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; Jovita Levy Ginja Representante dos Movimentos Sociais

10h: Avaliação das ações e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres. Expositoras: Ministra Nilcéa Freire, secretária especial de Políticas para as Mulheres; Jovita Levy Ginja, representante dos movimentos sociais. Coordenadoras dos trabalhos: deputada Ana Maria Resende, da Comissão de Educação,Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia; deputada Cecília Ferramenta, da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo.

11h: A participação da mulher os espaços de poder.

Expositoras: deputada Federal Jô Moraes, da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados; Maria Elvira Salles Ferreira, membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Coordenadoras dos trabalhos: deputada Maria Lúcia Mendonça, vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática; deputada Rosângela Reis, presidente da Comissão do trabalho, da Previdência e da Ação Social.

12h30 às 14h: Intervalo para almoço.

14h às 18h: Grupos de Trabalho

De acordo com seu tema específico, cada grupo deve discutir e apresentar propostas: 1 - que incorporem as dimensões étnico-racial, geracional, de classe e de liberdade sexual; 2 - que abordem a situação da mulher na cidade, no campo, nas comunidades indígenas e quilombolas; 3 - que visem a melhorar a gestão e o controle social (monitoramento) dos Planos Estadual e Nacional de Políticas para as Mulheres.

GRUPO 1 - Autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania. Coordenadoras: Carmen Rocha Dias, superintendente de Política de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social; Benilda Regina Paiva de Brito, coordenadora do N'Zinga - Coletivo de Mulheres Negras.

GRUPO 2 - Educação inclusiva e não sexista. Coordenadoras: Maria Izabel Bebela Ramos de Siqueira, representante da União Brasileira de Mulheres; Maria de Nazareth Barreto de Carvalho, vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher (2004/2006).

GRUPO 3 - Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos. Coordenadoras: Marta Alice Venâncio Romanini, coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde; Maria Beatriz de Oliveira, coordenadora Regional da Rede Feminista de Saúde.

GRUPO 4 - Enfrentamento da violência contra as mulheres. Coordenadoras: Márcia de Cássia Gomes, coordenadora dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Belo Horizonte; Olívia de Fátima Braga Melo, chefe da Divisão de Polícia Especializada da Mulher, do Idoso e do Deficiente de Belo Horizonte.

GRUPO 5 - Mulher e poder: participação social e política Coordenadoras: Eliana Ferreira da Glória e Silva, superintendente de Políticas de Apoio e assistência Mulher da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais; Dehonara de Almeida Silveira, representante da Marcha Mundial de Mulheres.

15h às 17h - Inscrições para a II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

As inscrições das(os) candidatas(os) a delegada(o) para a II Conferência Nacional devem ser entregues na secretaria do evento, em formulário próprio, das 15 às 17 horas, impreterivelmente.

10 de julho

8h às 12h: Plenária Final

Apresentação das propostas dos grupos de trabalho. Discussão, votação e aprovação das propostas e moções. Coordenadoras dos trabalhos: deputada Elisa Costa, vice-presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa.

14h às 17h: Continuação da Plenária Final

Eleição das(os) delegadas(os) para a Conferência Nacional. Apresentação das(os) delegadas(os) eleitas(os) para a Conferência Nacional. Coordenadores dos trabalhos: deputada Gláucia Brandão, presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa; Felipe Willer de Araújo Júnior, superintendente de promoção e Proteção dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de desenvolvimento Social.

* Acomodação para as(os) delegadas(os): As instalações do Sesc Venda Nova foram reservadas para a realização da Conferência Estadual, das 16 horas do dia 8 às 10 horas do dia 11 de julho, para assegurar que as(os) delegadas(os) tenham participação plena em suas atividades.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715