Comissões fazem 14 reuniões com convidados entre 2 e 6 de julho

Catorze reuniões com convidados e duas viagens ao interior estão previstas na agenda das comissões da Assembléia Legi...

29/06/2007 - 00:01
 

Comissões fazem 14 reuniões com convidados entre 2 e 6 de julho

Catorze reuniões com convidados e duas viagens ao interior estão previstas na agenda das comissões da Assembléia Legislativa de Minas Gerais para a semana de 2 a 6 de julho de 2007. Já na segunda-feira (2), a Comissão Especial para o Estudo da Atenção à Pessoa com Transtorno Mental, Deficiência Mental ou Autismo fará sua última reunião com a participação de convidados. O encontro será às 15 horas, no Auditório, e tem a intenção de debater a assistência social integral ao deficiente mental, ao autista e às suas famílias. Ainda serão discutidos os seguintes subtemas: a criação de casas e hotéis especializados, os medicamentos, bolsas para as famílias e a capacitação profissional. A votação e a aprovação do relatório final devem acontecer na segunda (16).

Para terça-feira (3), há previsão de duas reuniões. A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização vai estudar, às 9h30 no Auditório, os impactos da suspensão da implementação do Programa Luz Para Todos na maior parte do Estado. O deputado Weliton Prado (PT), um dos autores do requerimento para a reunião, afirma que a paralisação decorreu de divergências em relação aos valores dos contratos, já que as empreiteiras e a Cemig não estariam mais aceitando o valor pago pelo programa, que é de R$ 6 mil por residência. "A interrupção prejudica milhares de famílias que permanecem sem energia", destacou.

Já a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) discute, às 14 horas, no Plenarinho I, a arrecadação originada pela Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e sua distribuição para União, Estado e municípios. Os parlamentares querem averiguar como está sendo feita a fiscalização sobre essa arrecadação em Minas Gerais. A CFEM foi estabelecida pela Constituição da República e é uma espécie de contraprestação das mineradoras pela utilização econômica dos recursos minerais. O secretário de Estado de Fazenda, Simão Cirineu Dias, está entre os convidados.

Ipsemg - Na quarta-feira (4), a primeira reunião com convidados do dia será feita pela Comissão de Saúde, às 9h15 no Plenarinho I. O Ipsemg dá a tônica do encontro, no qual os parlamentares pretendem avaliar os planos de expansão da instituição, as dificuldades, os avanços dos últimos anos e ainda cobrar explicações sobre o fechamento de agências no Sul de Minas.

Às 10 horas, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais faz audiência pública, no Auditório, com o intuito de discutir o Projeto de Lei (PL) 265/07, do deputado Padre João (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação de garantia real, por parte de empreendimentos econômicos, nas hipóteses de risco iminente ao meio ambiente e à população.

Já os deputados da FFO se encontram, às 10h30, no Plenarinho IV, para ouvir o gerente do projeto de construção do Centro Administrativo de Minas Gerais, Reinaldo Alves da Costa, que vai dar explicações e mais detalhes sobre as obras do governo do Estado para erguer o complexo administrativo. O projeto está orçado em R$ 880 milhões e será executado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). O local foi desapropriado em 2006 e a previsão de encerramento das obras é para dezembro de 2009. O centro vai concentrar, na área do antigo Hipódromo Serra Verde, em Venda Nova, a maior parte dos órgãos do governo do Estado, que hoje estão instalados no entorno da Praça da Liberdade, no Centro da capital.

Fechando o dia, a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo se reúne às 14h30 no Auditório, para debater a legalização das atividades dos pequenos empreendedores nos shopings populares. No dia 26 de junho, o deputado Vanderlei Miranda (PMDB), autor do requerimento para a reunião, visitou o Shopping Oiapoque, na Capital, e ouviu reclamações dos lojistas com relação a supostos abusos cometidos por policiais e agentes da Receita Federal em uma blitz realizada no dia 8 de maio. Os comerciantes denunciaram que suas lojas foram arrombadas e os agentes levaram mercadorias e até mesmo dinheiro.

Quinta-feira (5) também reserva uma agenda intensa de atividades. A começar pela Comissão de Direitos Humanos, que se encontra às 9 horas no Auditório, com a intenção de cobrar soluções para a situação de famílias que ocupam o imóvel localizado na Rua Corinto, 215, Bairro Serra, em Belo Horizonte, com obras inacabadas e abandonadas após decretação da falência da Construtora Encol.

Em sua segunda reunião com convidados da semana, a Comissão de Turismo aprecia os resultados dos trabalhos realizados pelo Fórum Estadual de Turismo. Entre os convidados que devem estar presentes no Plenarinho IV, às 9h30, estão a secretária de Estado de Turismo, Érica Campos Drumond, e a presidente do Sebrae, Mônica Stela de Alencar Castro.

A Comissão de Saúde também faz seu segundo encontro com convidados na semana. Desta vez, no Plenarinho I, às 10 horas, para avaliar a proposta de uma nova regulação para o funcionamento das farmácias e drogarias, hoje discutida no Congresso Nacional por meio do PL 4.385/07. No requerimento da audiência, a deputada Elisa Costa (PT) revela números preocupantes do setor. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que 50% a 70% das consultas médicas geram prescrição medicamentosa; 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente; 75% das prescrições de antibióticos são errôneas e apenas 50% dos pacientes tomam os medicamentos corretamente.

Viagens - A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática viaja, nesta quarta-feira a Januária, Norte de Minas, onde realiza audiência pública para avaliar a situação precária das escolas da região. Depois, os deputados visitam as escolas indígenas, localizadas em São João das Missões. A audiência será às 9h30, na Escola Estadual Olegário Maciel, no Centro de Januária.

No dia seguinte, a Comissão de Segurança Pública vai até Carmo do Paranaíba, a 348 km de Belo Horizonte, debater questões relativas à segurança pública e aos menores infratores na cidade. Foram convidados o prefeito João Braz de Queiroz e outras autoridades locais, além de representantes da Polícia Militar. O deputado Hely Tarqüínio (PV) foi quem pediu a audiência, que será às 9h30, no auditório do Ponte de Terra Tênis Clube. Segundo ele, a situação é grave e requer providências urgentes, já que o efetivo da PM no município é de apenas 33 homens e Carmo é uma das cidades mais violentas do Estado.

Cipe Rio Doce - A Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce) tem dois compromissos importantes na quinta-feira. Pela manhã, às 9h30, no Plenarinho IV, faz audiência pública com deputados estaduais do Espírito Santo e presidentes de Comitês de Bacias Hidrográficas para avaliar os estudos e propostas que vem sendo desenvolvidas pelo Grupo de Estudos da Integração da Bacia do Rio Doce. Mais tarde, às 14h30, no mesmo local, os parlamentares elegem os integrantes da Diretoria da Comissão para o biênio 2007/2008 e discutem a programação de atividades de 2007 .

Plenário - Duas Reuniões Especiais estão marcadas para o Plenário da ALMG. A primeira, às 20 horas desta segunda (02), homenageia o centenário de fundação da Escola Estadual Paula Rocha, em Sabará. A outra, na quinta-feira, também às 20 horas, vai celebrar os 150 anos de Ubá, na Zona da Mata mineira.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715