Comissões fazem 10 reuniões com convidados e três visitas

As comissões da Assembléia Legislativa de Minas Gerais têm dez eventos com convidados na semana de 25 a 29/06, sendo ...

22/06/2007 - 00:01
 

Comissões fazem 10 reuniões com convidados e três visitas

As comissões da Assembléia Legislativa de Minas Gerais têm dez eventos com convidados na semana de 25 a 29/06, sendo dois no interior do Estado, nas cidades de Janaúba e Governador Valadares. Estão previstas ainda três visitas - duas na Capital e uma à Manhuaçu.

A Comissão de Direitos Humanos é que tem a agenda mais intensa. Na terça-feira (26), às 15 horas, os deputados se reúnem no Plenarinho 1, com o objetivo de discutir com autoridades a proibição de visita da comissão a carceragens de delegacias de Minas. Logo após, com a Comissão de Segurança Pública, os parlamentares seguem para visita ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, às 17 horas.

Na quarta-feira (27), os deputados estarão em Janaúba, Norte de Minas, para obter esclarecimentos sobre denúncia de possível tentativa de homicídio ocorrida na comunidade quilombola de Brejo dos Crioulos, localizada entre as cidades de São João da Ponte e Varzelândia. Também será debatida a desocupação forçada de trabalhadores rurais, em casos de conflitos agrários.

Na quinta-feira (28), haverá reunião conjunta com a Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social, às 10 horas, no Auditório, com o intuito de avaliar o aumento do número de acidentes de trabalho com vítimas fatais, a partir do ano de 1999 e a precarização das relações de trabalho e violações aos direitos fundamentais por parte da Cemig. Por fim, na sexta-feira (29), a Comissão de Direitos Humanos viaja a Manhuaçu, onde, às 16h30, verifica as condições das carceragens, as instalações e a situação dos presos na cadeia pública local.

Autismo - A sétima reunião da Comissão Especial para o Estudo da Atenção à Pessoa com Transtorno Mental, Deficiência Mental ou Autismo será realizada nesta segunda-feira (25), às 15 horas, no Auditório, para debater o tema "Infra-estrutura das escolas públicas" e os subtemas "Necessidades de adaptação do espaço escolar", "Orçamento público" e "Transporte escolar". Para isso, foram convidados os secretários de Estado de Saúde, Marcus Pestana; de Desenvolvimento Social, Custódio Mattos; e de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, além de outras autoridades. Segunda-feira reserva ainda dois eventos importantes: um debate público, no Plenário, às 14 horas, organizado pela Comissão de Saúde, com o tema "A situação dos Hospitais do Estado - Alternativas de Gestão e Participação Municipal". O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, está entre os convidados. Segundo o deputado Dinis Pinheiro (PSDB), nos últimos seis anos, 101 hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) teriam fechado suas portas, ocasionando a redução de aproximadamente nove mil leitos em todo o Estado.

Também está prevista uma reunião da Cipe do Rio Doce, que tem em pauta os impactos ambientais e socioeconômicos da construção da barragem da Usina Hidrelétrica Baguari. A reunião acontece às 14 horas, na Câmara Municipal de Governador Valadares. Foram convidados os deputados estaduais da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, membros da Cipe Rio Doce; o prefeito de Governador Valadares, José Bonifácio Mourão, o presidente da Câmara Municipal de Governardor Valadares, Paulinho Costa; e representantes do Ibama, Incra e outras instituições.

Para terça-feira (26), está programada, para 10 horas, uma visita da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo ao Shopping Oiapoque, em Belo Horizonte, a fim de estabelecer contato com os comerciantes locais e obter esclarecimentos sobre denúncias de apreensão de mercadorias e fechamento de boxes.

Mineroduto - Os deputados mineiros querem saber mais sobre a construção do mineroduto Minas-Rio e avaliar os impactos sociais e ambientais da obra. Para isso, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais promoverá, nesta quarta-feira (27), uma audiência pública. A reunião será no Auditório, às 10 horas. Para ela, foram convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e representantes de órgãos de governo, da Federação das Indústrias e ambientalistas, além de prefeitos das cidades atingidas e da diretoria da MMX Mineração e Metálicos S.A., responsável pelo projeto.

Segundo os deputados, até março, apenas três dos 32 municípios atingidos pela obra teriam solicitado a audiência pública prevista no processo de licenciamento ambiental. Para os parlamentares, isso significa que os impactos sociais, ambientais e econômicos do empreendimento poderão permanecer desconhecidos pela maioria da população. Com os debates na comissão, esperam ter subsídios para analisar o projeto e possíveis compensações ambientais a serem implementadas pela empresa.

No mesmo dia, a Comissão de Administração Pública se encontra às 9h15, no Plenarinho IV, para avaliar o Decreto de 20 de abril de 2007, que desapropria imóveis de propriedade do Ipsemg em Belo Horizonte. O deputado André Quintão (PT) disse estar preocupado com os valores da indenização que estaria sendo oferecida pelo governo ao instituto.

Fechando a quarta-feira, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária se reúne, às 16 horas, no Plenarinho II, para discutir os problemas enfrentados pelos municípios mineiros que aderiram ao Programa Máquinas para o Desenvolvimento (Fundomac) e que estão impedidos de firmarem convênios com outros entes federativos. Entre os convidados estão o secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho, e o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro.

Hiperatividade - As conseqüências da hiperatividade e do déficit de atenção na aprendizagem serão abordados durante reunião conjunta da comissões de Saúde e de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática. A reunião será na próxima quinta-feira (28), às 9h30, no Plenarinho I.

De acordo com a deputada Ana Maria Rezende (PSDB), estima-se que cerca de 3% a 5% das crianças a partir de cinco anos apresentam algum desses problemas, que podem interferir na vida social, profissional e familiar do adulto. A deputada disse que o objetivo da discussão é "verificar a possibilidade de o Estado disponibilizar o medicamento específico para o tratamento desse mal, que atinge pessoas de todas as classes sociais".

Ainda na quinta, a Comissão de Turismo Indústria, Comércio e Cooperativismo se encontra, às 9h30, no Plenarinho IV, com representantes da Fiemg e de sindicatos para ouvir o prresidente da Transpetro, Sérgio Machado, sobre o programa de investimentos da empresa na sua primeira etapa da fabricação de navios com 65% de nacionalização.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715