Plenário aprova PEC sobre aposentadoria especial de policiais civis

Por 49 votos a zero, foi aprovada, em 1º turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/07, do deputado Sargento ...

19/06/2007 - 00:00
 

Plenário aprova PEC sobre aposentadoria especial de policiais civis

Por 49 votos a zero, foi aprovada, em 1º turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/07, do deputado Sargento Rodrigues (PDT) e outros, que trata da aposentadoria especial aos servidores públicos da Polícia Civil. A votação aconteceu na noite desta terça-feira (19/06/07), em Reunião Extraordinária de Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Os parlamentares aprovaram ainda três Projetos de Lei, um Projeto de Resolução e a indicação do nome de Ayres Augusto Álvares da Silva Nascimento para a Presidência da Junta Comercial do Estado.

A PEC 3/07 foi aprovada na forma do Substitutivo nº 1, que retira da Constituição estadual a exigência de que a regulamentação para condições excepcionais de aposentadoria do policial civil seja tratada por lei complementar federal, propondo que a matéria seja regulamentada por lei complementar estadual.

A regulamentação do assunto consta no Projeto de Lei Complementar (PLC) 20/07, do governador do Estado, que também estava na pauta da reunião desta terça. A proposição, entretanto, não foi votada porque recebeu cinco emendas em Plenário. Entre elas, a dos deputados do PT, Cecília Ferramenta, Elisa Costa e Weliton Prado, estabelecendo prazos diferenciados para servidores homens e mulheres. De acordo com a emenda, o policial civil homem "será aposentado voluntariamente, independentemente da idade, após 30 anos de contribuição, desde que conte com pelo menos 20 anos de efetivo exercício nos cargos de natureza estritamente policial". Para mulheres, a proposta é de 25 anos de contribuição e 15 anos de efetivo exercício. O PLC 20/07 segue agora para a Comissão de Administração Pública.

Na sua declaração de voto, o deputado Sargento Rodrigues tranqüilizou os policiais civis que encheram as galerias do Plenário, justificando o adiamento da votação. "Podem ficar despreocupados que o projeto será votado sem empecilhos. Há amplo entendimento por parte de todos desta casa. Estamos cumprindo o Regimento que determina o ecaminhamento da matéria de volta a comissão. Não teríamos condições de votá-las nesta reunião", explicou.

Na noite desta terça-feira, os parlamentares aprovaram ainda três projetos de lei. São eles:

* PL 1.137/07, em 1º turno, do deputado Zé Maia (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a doar ao município de Centralina, Triângulo Mineiro, dois terrenos urbanos edificados, cada um com área de 10 mil m².

* PL 20/07, em 2º turno, do deputado Eros Biondini (PHS), que modifica a Lei 13.188, de 1999, sobre a proteção, o auxílio e a assistência às vítimas de violência no Estado. O objetivo é garantir às vítimas de violência a realização de cirurgia reparadora gratuita nos casos de lesões ou seqüelas decorrentes de agressão, mediante a apresentação de boletim de ocorrência policial.

* PL 597/07, em 1º turno, do governador do Estado, que altera o parágrafo 6º do artigo 12 da Lei 16.190, de 2006, que estabelece as tabelas de vencimento básico dos servidores da Secretaria de Estado de Fazenda. O dispositivo legal a ser modificado trata dos limites, da forma e das condições de atribuição da Gratificação de Estímulo à Produção Individual (Gepi) para as carreiras do Grupo de Atividades de Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Poder Executivo e das carreiras de técnico fazendário de administração e finanças e de analista fazendário de administração e finanças. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº1, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Alienação - Também foi aprovado em 1º turno o Projeto de Resolução 361/07, da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, que aprova alienação de terra devoluta em Rio Pardo de Minas, em favor de Joaquim Celestino da Silva.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715