Inclusão de disciplinas na grade curricular é tema de debate na
ALMG
A inclusão de disciplina ou conteúdo na grade
curricular dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais
será o tema da audiência pública desta quarta-feira (20/6/07),
promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e
Informática da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. A reunião,
marcada para as 10 horas, no Auditório, foi solicitada pela
vice-presidente da comissão, deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM), em
conjunto com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Assim como
os parlamentares da CCJ, Maria Lúcia Mendonça está preocupada com a
apresentação de variados projetos de lei que tratam de modificação
da grade curricular.
De acordo com Maria Lúcia Mendonça, desde 1991
foram editadas 17 normas legais que alteraram a grade curricular dos
ensinos fundamental e médio em Minas Gerais. Segundo a deputada,
embora tenham o intuito de melhorar a qualidade do ensino nas
escolas , essas leis, em sua maioria, não vêm sendo aplicadas, seja
pela impossibilidade de equacionar o tempo com as matérias
constantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), seja pela
inexistência de mão-de-obra preparada para lecioná-las. "É preciso
adequar a grade curricular para que não haja prejuízo no aprendizado
do aluno. Se todas as proposições de inclusão de disciplina ou
conteúdo forem aprovadas, corremos o risco de as escolas não terem
tempo suficiente de ensinarem as matérias do núcleo comum. Por isso,
precisamos discutir mais profundamente este assunto," explica a
parlamentar.
Para analisar o assunto, foram convidados a
secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto; o
presidente do Conselho Estadual de Educação, monsenhor Lázaro de
Assis Pinto; a presidente da Câmara De Educação Básica, Clélia
Brandão Alvarenga Craveiro; a presidente da União Estadual de
Dirigentes Municipais de Educação (Undine/MG), Suely Duque Rodarte;
e a coordenadora do Curso de Educação Física da PUC Minas, Eustáquia
Salvadora de Sousa.
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