Direitos Humanos vai a Manhuaçu apurar condições de carceragem

Quatro requerimentos foram aprovados pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nes...

14/06/2007 - 00:00
 

Direitos Humanos vai a Manhuaçu apurar condições de carceragem

Quatro requerimentos foram aprovados pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (14/6/07). Entre eles, os deputados aprovaram o requerimento do deputado Durval Ângelo (PT), presidente da comissão, solicitando uma visita à Cadeia Pública de Manhuaçu, para verificar as condições de carceragem daquele estabelecimento e a situação dos presos.

Foram aprovados ainda os requerimentos do deputado João Leite (PSDB), para que seja enviado ofício à Subsecretaria de Administração Penitenciária, solicitando providências sobre possíveis irregularidades na penitenciária Professor Jason Albergaria, em São Joaquim de Bicas; e que solicita a transferência do preso Marcelo dos Santos, da penitenciária Dutra Ladeira para a penitenciária regional de Três Corações. Dos deputados João Leite e Ademir Lucas (PSDB), para que seja enviado ofício à Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte e à Subsecretaria de Administração Penitenciária, pedindo providências sobre denúncias de possíveis arbitrariedades ocorridas na Casa do Albergado Presidente João Pessoa.

Pinga Fogo - A Comissão de Direitos Humanos ouviu cinco denúncias de cidadãos, sobre possíveis violações de direitos. O aposentado por invalidez psiquiátrica, Valdo Amâncio, denunciou a recusa de órgãos estaduais em aceitar sua inscrição para concorrer a vagas na Polícia Militar. A dona de casa, Agina Brandão da Silva pediu a ajuda dos deputados para a agilização do processo de guarda de sua neta. O pequeno empreendedor do Shopping Popular Oiapoque, Haroldo Santos, relatou a criação da Cooperativa de Compras dos Pequenos Empreendedores, que pretende atuar na importação legal, como forma de tirar aqueles empresários da informalidade. O aposentado Samuel Evangelista de Freitas, de Sabará, pediu ajuda para que seja aberto inquérito para apurar as condições da morte de sua filha, ocorrida em 2000, em que teria havido possíveis irregularidades cometidas por policiais civis. E por último, o líder comunitário do bairro Cristina, em Santa Luzia, Alex Matheus, voltou à comissão para reclamar de que pedidos de instalação de semáforos naquela comunidade, feitos anteriormente, apesar de respondidos pelo órgão responsável pelo trânsito daquela cidade, não atenderam aos anseios da população.

Presenças: Deputados João Leite (PSDB), que presidiu a reunião; Antônio Júlio (PMDB), Ademir Lucas (PSDB), Lafayette de Andrada (PSDB) e Padre João (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715