Especialistas defendem capacitação para uso da internet na
escola
A instalação de computadores e internet nas escolas
públicas estaduais deve ser acompanhada de programas de capacitação
de professores para que os recursos possam ser efetivamente
utilizados na educação. Essa foi uma das principais necessidades das
escolas públicas apontadas na audiência pública da Comissão de
Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia
Legislativa, realizada nesta quarta-feira (13/6/07).
A reunião foi requerida pelos deputados Deiró Marra
(PR), presidente da comissão; Carlin Moura (PCdoB); e pela deputada
Maria Lúcia Mendonça (DEM), vice-presidente, com o objetivo de
debater o Projeto de Lei (PL) 219/07, do deputado Alencar da
Silveira Jr. (PDT), que assegura a implantação do acesso à internet
para os alunos das escolas da rede estadual.
A vice-presidente da União Brasileira de Estudantes
Secundaristas (Ubes), Mariana Alves, afirmou que o projeto
representa um grande avanço, mas que é necessário, além de fornecer
os equipamentos para as escolas, garantir que os computadores sejam
de fato utilizados para o ensino." O meu colégio, por exemplo,
ganhou vários computadores que, entretanto, estão guardados no
depósito, pois não existem nem espaço físico para colocá-los, nem
profissionais habilitados para utilizá-los", destacou. Ela lembrou
que muitas vezes os dados oficiais indicam que várias escolas
públicas possuem computadores, mas é preciso saber em quais delas de
fato os equipamentos estão sendo utilizados.
A diretora da Escola Estadual José Bonifácio,
Rosana Mota Costa, afirmou que atualmente uma das grandes
dificuldades enfrentadas pelas escolas é garantir que os recursos
disponibilizados pelo Estado sejam efetivamente em utilização.
O subsecretário de Inovação e Inclusão Digital da
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,
William Brandt, destacou que o governo de Minas está fornecendo
computadores para todas as escolas públicas. Ele reconheceu que
experiências passadas já demonstraram que não basta apenas colocar
os computadores nas escolas, mas fornecer mecanismos para que eles
sejam efetivamente utilizados na educação.
Inclusão Digital - William
Brandt falou ainda sobre o Projeto de Inclusão Digital, que conta
com recursos federais e estaduais e que vem instalando os
Telecentros e os Centros de Vocação Tecnológica (CVT) em vários
municípios do Estado. Segundo ele, esses centros dão à população
acesso gratuito à internet e cursos interativos de iniciação à
informática e profissionalização. O subsecretário explicou que por
serem interativos os cursos dispensam a presença de profissionais no
local e a própria pessoa aprende passo-a-passo a utilização dos
recursos.
William Brandt informou ainda que, em Minas Gerais,
já existem 270 telecentros, 47 CVT's, sendo que mais de 100 mil
pessoas já fizeram os cursos de capacitação. De acordo com ele, os
centros vêm realizando a inclusão digital da população, já que mais
de 90% dos usuários possuem renda até dois salários mínimos.
Professora apresenta panorama da inclusão digital
A internet é um instrumento fundamental para a
educação nas escolas. Essa é a opinião da professora da Faculdade de
Estudos Administrativos (Fead), Érika Nahass. Para ela, o
crescimento econômico do país está diretamente ligado aos
investimentos na área de educação e, em especial, à presença de
computadores e internet nas escolas públicas. "Para que nosso país
cresça o tanto que desejamos é fundamental que a população tenham
acesso à internet e aos computadores", afirmou.
Érika Nahass apresentou vários dados que mostram a
situação da inclusão digital no Brasil e indicam que é necessário
que os governos invistam mais recursos na área. Segundo ela,
estatística divulgada pelo Ministério da Educação indica que apenas
10% das escolas no Brasil possuem acesso à internet. Outros dados
apresentados: em 2006, apenas 19,6% dos domicílios brasileiros
possuem computador e 14,5% têm computador com acesso a internet,
sendo que 54% dos brasileiros nunca utilizaram um computador e 67%
nunca usaram a internet.
Segundo a professora, se forem comparados aos dados
de anos anteriores as estatísticas apontam que o acesso da população
aos computadores com internet está crescendo, mas num ritmo ainda
lento. Ela mostrou que existe uma grande demanda da população para o
uso dessas tecnologias, já que foi constatado um crescimento
significativo na utilização das lojas de acesso pago à internet.
Segundo Érika Nahass, em 2005, 17% das pessoas acessaram a rede
mundial a partir desse centros e, em 2006, esse número aumentou para
30%. Já os centros públicos de acesso gratuito à internet e as
escolas públicas ainda possuem uma participação muito pequena, pois,
em 2006, apenas 3,5% e 15% da população, respectivamente, utilizou
desses locais para ter acesso à rede.
Nesse sentido, o professor da Escola Estadual José
Bonifácio, Otacílio Ribeiro, destacou que os dados apresentados pela
professora indicam que existe uma grande lacuna que as políticas
públicas não estão conseguindo preencher. Para ele, a pequena
utilização das escolas e dos centros públicos de acesso gratuito
indica que é necessário mais investimentos do Poder Público.
Deputados defendem implantação da internet nas
escolas
Os deputados Deiró Marra e Carlin Moura e a
deputada Maria Lúcia Mendonça afirmaram que é preciso garantir o
acesso à internet para os alunos da escolas públicas. Maria Lúcia
Mendonça afirmou que é preciso estimular a presença dos alunos e
professores nas escolas e defendeu a importância da internet e dos
computadores como recursos pedagógicos. "A internet é hoje um
instrumento fundamental para os alunos e professores se
atualizarem", ressaltou.
Já o deputado Deiró Marra considerou que a
aprovação do PL 219/07 será um avanço importante para garantir a
internet nas escolas. Entretanto, o parlamentar lembrou que não
basta aprovar o projeto, mas que é necessário que suas determinações
sejam cumpridas e colocadas em prática pelo Poder Público.
O deputado Carlin Moura afirmou que é fundamental
que a educação nas escolas públicas acompanhem os avanços
tecnológicos. Para ele, é indispensável que as escolas ofereçam aos
alunos o acesso à internet. Carlin Moura ainda criticou a ausência
de um representante da Secretaria de Estado de Educação na reunião.
Requerimentos - Foi
aprovado requerimento da deputada Ana Maria Resende (PSDB) e dos
deputados Carlos Pimenta (PDT), Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT),
Luiz Tadeu Leite (PMDB), Ruy Muniz (DEM) e Arlen Santiago (PTB)
solicitando a realização de audiência pública da Comissão de
Educação para debater os critérios de escolha de reitores e
vice-reitores nas universidades estaduais. Outro requerimento
aprovado foi apresentado pelo deputado Deiró Marra, solicitando a
realização de audiência pública para debater a criação pelo
Ministério Público da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e
da Cultura.
A comissão ainda aprovou proposições que dispensam
a apreciação do Plenário.
Presenças - Deputados
Deiró Marra (PR), presidente da comissão; Carlin Moura (PCdoB) e
Weliton Prado (PT); e deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM),
vice-presidente da comissão.
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