Projeto que obriga exibição de filmes antidrogas recebe parecer

Sete projetos de lei foram apreciados pela Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-f...

13/06/2007 - 00:01
 

Projeto que obriga exibição de filmes antidrogas recebe parecer

Sete projetos de lei foram apreciados pela Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-feira (13/6/07), entre eles, o PL 26/07, do deputado Ivair Nogueira (PMDB), em 2º turno. O projeto altera dispositivos da Lei 11.544 de 1994, que regulamenta o parágrafo 3º do artigo 222, da Constituição do Estado, tornando obrigatório nos cinemas do Estado, antes das sessões principais, a exibição de um filme publicitário sobre as conseqüências do uso de drogas. A comissão apreciou ainda outras nove proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

O parecer sobre o PL 26/07 foi aprovado na forma do vencido em 1º turno, com a emenda nº 1 apresentada pelo relator, deputado Doutor Rinaldo (PSB), que aprimora o artigo 1º. No 1º turno, o projeto recebeu o substitutivo nº 2 da Comissão de Constituição e Justiça, que tornou facultativa a exibição do filme publicitário, em salas privadas. O objetivo foi adequar a norma à Constituição Federal, já que a obrigação prescrita para os cinemas da iniciativa privada é contrária ao princípio constitucional da livre iniciativa. O substitutivo previu ainda que a produção e a distribuição do referido filme caberá ao próprio Estado.

Informações nutricionais deverão constar em produtos

Em 1º turno, a comissão aprovou os seguintes pareceres:

* PL 349/07, do deputado Doutor Viana (DEM), resultante do desarquivamento do PL 2.140/05, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestar informação nutricional de produtos fabricados nos próprios estabelecimentos comerciais do Estado. O parecer concluiu pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, apresentado pelo relator, deputado Carlos Pimenta (PDT). O projeto pretende obrigar os estabelecimentos que fabricam alimentos a serem vendidos por unidade ou peso e que não tenham embalagem registrada no Ministério da Saúde a divulgarem informações sobre o seu valor nutricional. Para isso, os comerciantes deverão afixar, em local visível, tabela com o valor nutricional dos produtos disponíveis para venda, ou então imprimi-las para entregar ao consumidor final.

Por considerar o projeto muito amplo e de difícil execução, o relator apresentou o substitutivo, que simplifica a proposta original e toma como referência as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que reforça a necessidade de informar sobre a validade do produto e determina as condições de higiene e manuseio na sua elaboração.

* PL 247/07, do deputado Célio Moreira (PSDB), que dispõe sobre a inscrição de informações de interesse médico em carteira de identidade. A proposição é resultante do desarquivamento do PL 3.736/06 e pretende garantir, ao titular de carteira de identidade expedida por órgão estadual, o direito de nela incluir informações sobre seu tipo sangüíneo e condições de saúde, de forma a auxiliar o atendimento médico de urgência e emergência.

O relator, deputado Doutor Rinaldo (PSB), opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1 apresentando pela Comissão de Constituição e Justiça, que optou por alterar a Lei 5.125, de 1968, que trata de tema semelhante, em observância ao princípio da consolidação das leis. A modificação incide no artigo 1º, incluindo a possibilidade de anotação de doença crônica.

* PL 634/07, dos deputados Weliton Prado (PT) e Vanderlei Jangrossi, que exerceu o mandato, pelo PP, por dois meses e retorna à Assembléia esta semana. A proposição, resultado do desarquivamento do PL 615/03, dispõe sobre a prestação de serviços públicos de saneamento básico. O relator, deputado Hely Tarqüínio (PV), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em observância à consolidação das leis do Estado, a modificação remete o projeto à Lei 11.720 de 1994, que trata de matéria semelhante.

Turno Único - Em turno único, a Comissão de Saúde aprovou parecer sobre os PLs 667/07, do deputado Gilberto Abramo (PMDB), que institui a Semana de Conscientização do Tratamento da Psoríase. O relator, deputado Ruy Muniz (DEM) acatou a emenda nº 1 apresentada pela CCJ, que retira artigo sobre o prazo de regulamentação da norma; 756/07, do deputado Vanderlei Miranda (PMDB), que cria o Diploma de Reconhecimento do Mérito do Doador Solidário. O mesmo relator acatou emenda também da CCJ que suprime artigo tratando da regulamentação.

Pedido de Prazo - O PL 293/07, do deputado Carlos Pimenta (PDT), teve sua apreciação adiada por pedido de prazo do relator, deputado Doutor Rinaldo (PSB). A proposição torna obrigatória a manutenção de profissional treinado em primeiros socorros nos eventos do Estado.

Utilidade Pública - A comissão aprovou nove proposições que dispensam a apreciação do Plenário, entre projetos de declaração de utilidade pública e requerimentos.

Requerimentos - Foram aprovados os seguintes requerimentos: dos deputados Ruy Muniz (DEM) e Dinis Pinheiro (PSDB), para envio de ofícios ao secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, solicitando o fornecimento de seringas adequadas, quatro fitas reagentes para medição de glicose por dia às crianças diabéticas no Estado, e de insulina de ação ultra-rápida em todos os postos de saúde; e que sejam criados mais Centros Viva Vida no Estado; à secretária de Estado da Educação, Vanessa Guimarães, solicitando empenho para o diagnóstico precoce do diabetes nas crianças em idade escolar, e a previsão de alimentação adequada para esses estudantes, e ainda que sejam feitas campanhas educativas com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade escolar sobre a importância desse diagnóstico; o deputado Doutor Rinaldo requer que seja enviado ofício à Secretaria de Estado de Saúde, convidando o responsável técnico da área central de regulação, para prestar esclarecimentos à comissão, sobre o funcionamento da área; do mesmo deputado e também do deputado Carlos Pimenta, requerendo que seja agendada visita da comissão a hospital de Ribeirão das Neves, que recebeu verbas públicas e que está para ser desativado e aguardando credenciamento do SUS.

Presenças - Deputados Hely Tarqüínio (PV), vice-presidente; Carlos Pimenta (PDT), Doutor Rinaldo (PSB), Ruy Muniz (DEM) e Weliton Prado (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715