Deputados defendem ICMS solidário e reforma política

O deputado Getúlio Neiva (PMDB) pediu ajuda dos demais parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei do ICMS solid...

12/06/2007 - 00:01
 

Deputados defendem ICMS solidário e reforma política

O deputado Getúlio Neiva (PMDB) pediu ajuda dos demais parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei do ICMS solidário, em tramitação na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Na Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (12/6/07), Getúlio apelou aos companheiros, alegando ser uma das formas de tirar centenas de cidades mineiras, principalmente do Vale do Jequitinhonha e do Norte do Estado, da pobreza absoluta. "É uma questão de caridade cristã. Só quem conhece a realidade triste e sofrida daquelas localidades sabe o quanto é importante a aprovação dessa proposição", defendeu.

O PL 637/07 modifica a legislação estadual que trata da distribuição de parcela do ICMS entre os municípios mineiros. "Além de reduzir as desigualdades, a proposta, que é do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), é uma aplicação da justiça tributária, dando chances a quem está em estado de absoluta necessidade de sobreviver. Para isso, é preciso que cidades mais ricas, como Juiz de Fora, Betim, Uberlândia e outras colaborem", acrescentou.

A idéia, entretanto, está longe de se unanimidade. O deputado Zé Maia (PSDB), por exemplo, criticou duramente a proposição. Segundo ele, prejudicaria os municípíos do Triângulo Mineiro. "Mais uma vez, o Triângulo pode sair prejudicado. A região não agüenta mais essa falta de respeito. Por isso eu digo que deste jeito, só há um caminho para o Triângulo ser respeitado: a independência de Minas Gerais", alegou.

Getúlio Neiva ainda lamentou a crise na área de saúde de Teófilo Otoni e a conseqüente insatisfação popular com a situação precária do setor.

Reforma política - O deputado André Quintão (PT), por sua vez, discutiu a reforma política. O parlamentar defendeu o sistema de lista flexível como alternativa à lista fechada. "A lista fechada vai propiciar a perpetuação dos caciques no controle do partido. Um pequeno grupo hegemônico terá o poder de ordenar a lista da maneira que melhor lhe convier. Além disso, poderá criar dificuldade na renovação dos quadros e até gerar uma certa acomodação nos mandatos. Na lista flexível, o eleitor tem a chance de reordenar a seqüência de nomes", defendeu.

O deputado Lafayette da Andrada (PSDB) discordou. Para ele, a lista fechada não vai perpetuar os "caciques" no poder. "Pelo contrário. Quem definirá as listas serão as convenções partidárias, que têm ampla participação. Ou seja, haverá vida nos partidos, efervescência, o que não existe hoje", alegou.

Para André Quintão, do jeito que está atualmente a situação não pode ficar. "O voto é personalizado, não temos fidelidade partidária, as coligações distorcem a vontade do eleitor. A situação tem que mudar. E quem não quer mudanças, está mais interessado em fazer polêmica, para dificultar ainda mais as coisas", opinou.

Mensagens - A Mesa recebeu quatro mensagens do governador Aécio Neves, encaminhando projetos de lei dando denominações a escolas estaduais nas cidades de Manhumirim, Angelândia, São João da Ponte e Itaúna.

Requerimentos - A Comissão Especial para o Estudo da Atenção à Pessoa com Transtorno Mental, Deficiência Mental ou Autismo terá suas atividades prorrogadas por mais 30 dias, conforme requerimento de seu presidente, deputado Célio Moreira (PSDB), aprovado nesta terça-feira. Foi aprovado ainda requerimento do deputado Zé Maia (PSDB), solicitando audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para debater o Projeto de Lei 6/07, que altera o artigo 17 da Lei 14.309, que dispõe sobre as políticas florestal e de proteção à biodiversidade no Estado.

Comissões - Na reunião desta terça, foram designados os integrantes de três comissões especiais:

* Comissão Especial para Emitir Parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição 25/07: pelo Bloco Social Democrata (BSD): efetivos - Zé Maia (PSDB) e Lafayette de Andrada (PSDB); suplentes - Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Sebastião Costa (PPS); pelo PMDB: efetivo - Antônio Júlio; suplente - Ivair Nogueira; pelo PT: efetiva - Elisa Costa; suplente - Durval Ângelo; pelo PV: efetivo - Délio Malheiros; suplente - Hely Tarqüínio.

* Comissão Especial para Emitir Parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição 26/07: pelo BSD: efetivos - João Leite (PSDB) e Sebastião Costa; suplentes - Arlen Santiago (PTB) e Domingos Sávio (PSDB); pelo DEM: efetivo - Gustavo Corrêa; suplente - Elmiro Nascimento; pelo PMDB: efetivo, Antônio Júlio; e suplente, Adalclever Lopes; pelo PT: efetiva - Elisa Costa; suplente - André Quintão.

* Comissão Especial para Emitir Parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição 27/07: pelo BSD: efetivos - Ana Maria Resende (PSDB) e Lafayette de Andrada; suplentes - Dalmo Ribeiro Silva e Gláucia Brandão (PPS); pelo DEM: efetivo - Ruy Muniz; suplente - Maria Lúcia Mendonça; pelo PV: efetivo - Agostinho Patrús Filho; suplente - Rosângela Reis; pelo PDT: efetivo - Carlos Pimenta; suplente - Paulo Cesar.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715