Adiada votação de projeto que institui meia-entrada

O Projeto de Lei (PL) 59/07, que institui a cobrança de meia-entrada em estabelecimentos culturais, de lazer e esport...

06/06/2007 - 00:00
 

Adiada votação de projeto que institui meia-entrada

O Projeto de Lei (PL) 59/07, que institui a cobrança de meia-entrada em estabelecimentos culturais, de lazer e esportivos do Estado teve pedido de vista aprovado. O pedido foi feito pelo deputado Carlin Moura (PCdoB), durante reunião desta quarta-feira (06/6/07), e, com isso, a votação fica adiada. O parecer de 1º turno, lido pelo relator e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Deiró Marra (PR), foi pela aprovação na forma do substitutivo nº 2 da Comissão de Cultura com as emenda nº 1, 2 e 3. O substitutivo nº 2 retirou a previsão de extensão da meia-entrada para jovens não estudantes e definiu a documentação que deverá ser apresentada para obtenção do benefício.

A emenda nº 1 suprime do artigo 2º a informação de que o documento de identificação estudantil terá validade de um ano e será confeccionado conforme modelo-padrão, nos termos do regulamento. Já a emenda nº 2 altera o § 3º do artigo 2º, determinando que, para a emissão de documento de identificação estudantil, a entidade representativa de estudantes exigirá cópia autenticada do comprovante de matrícula do aluno e deverá arquivá-lo pelo período de validade do documento. O texto anterior facultava às casas promotoras de eventos exigir do beneficiário a apresentação de documento que comprove a matrícula nos estabelecimentos de ensino. Já a emenda nº 3 altera a redação do § 3º do artigo 3 º, revertendo a renda proveniente das multas previstas para quem não cumprir a lei para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC), e não para o Fundo Estadual de Cultura, como previsto anteriormente.

Requerimentos - A Comissão aprovou requerimento de autoria do deputado Carlin Moura solicitando a realização de uma audiência pública para subsidiar a discussão do PL nº 254/07, que trata da prática do bungee jump em Minas Gerais e examinar a aplicabilidade da Lei 16.686 de 2007, que dispõe sobre a prática de esporte de aventura no Estado.

Outro requerimento do deputado Carlin Moura pede informações da secretária de Estado da Educação sobre as providências tomadas para a inclusão das disciplinas filosofia e sociologia no ensino médio da rede pública estadual. O requerimento esclarece que as escolas têm até o dia de 21 de agosto de 2007 para efetuar a inclusão, conforme a resolução nº 4 de 16 de agosto de 2006, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Aprovado também requerimento do deputado Durval Ângelo (PT) solicitando a realização de reunião conjunta com a Comissão de Direitos Humanos para obter esclarecimentos sobre o funcionamento do Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo com o documento, há denúncias de falta de transparência no gerenciamento do programa, falta de controle social e discriminação em relação aos estudantes bolsistas.

Outro requerimento aprovado, da deputada Cecília Ferramenta (PT) solicita a realização de audiência pública para debater o processo de instalação do campus da Universidade Federal de Ouro Preto, no Vale do aço, e os benefícios que a iniciativa vai proporcionar para a região. Deiró Marra também teve requerimento aprovado. Ele solicita uma audiência pública da comissão, com representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (Andes) e com a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Janete Gomes Barreto Paiva, para discutir a situação dos professores da Uemg.

Um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública na cidade de Ipatinga, de autoria da deputada Rosângela Reis (PV), também foi aprovado. O objetivo é debater, juntamente com a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, a qualificação sócio-profissional e a inserção de jovens no mercado informal de trabalho. E por fim, foi aprovado requerimento do deputado Hely Tarquinio (PV) pedindo a discussão, em audiência pública, da viabilidade das proposições que tramitam na Assembléia e que tratam de inclusão de novos conteúdos nos currículos escolares. Para a reunião, o deputado solicitou que seja convidada as secretárias de Estado da Educação e da Saúde.

Presenças - Deputado Deiró Marra (PR), presidente; deputada Carlin Moura (PCdoB); deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM).

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715