Obrigação de seguros em estacionamento tem parecer favorável

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais opinou pela aprovação ...

05/06/2007 - 00:00
 

Obrigação de seguros em estacionamento tem parecer favorável

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais opinou pela aprovação de sete Projetos de Lei (PLs), em 1º turno, na reunião desta terça-feira (5/6/07). O relator do PL 309/07, deputado Ademir Lucas (PSDB), solicitou diligência ao Procon Estadual, para pedir mais informações e sugestões para aprimorar a proposta e subsidiar seu parecer. O projeto, de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB), propõe disciplinar o marketing direto ativo e cria lista pública para registro dos consumidores que não desejam receber ofertas comerciais por meio de "marketing" direto ativo (Lista Antimarketing).

O PL 351/07, do deputado Doutor Viana (DEM), que dispõe sobre a obrigatoriedade de contratação de seguro por parte dos estacionamentos em todo o Estado, recebeu parecer favorável, do mesmo deputado, acrescido do substitutivo nº 1 apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para adequar a proposição à técnica legislativa.

O deputado Walter Tosta (PMN) apresentou parecer favorável a três outros PLs, com alterações. O parlamentar apresentou duas emendas ao PL 354/07, do deputado Durval Ângelo (PT), que dispõe sobre instalações sanitárias para uso de passageiros em estações rodoviárias e pontos de parada intermunicipais. A emenda nº 1 acrescenta que as instalações devem apresentar condições mínimas para garantir o acesso a portadores de deficiência; e a nº 2 define como sanção para quem descumprir a lei uma multa de R$ 1.000,00 e a possibilidade de intervenção na administração do terminal infrator.

Quanto ao PL 613/07, do deputado Weliton Prado (PT), o relator opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1 apresentado pela CCJ. A proposição dispõe sobre a obrigatoriedade de cobertura de seguro de acidentes pessoais coletivos em eventos artísticos, esportivos, culturais e recreativos que cobrem ingressos. O substitutivo acrescenta os rodeios na discriminação dos eventos; altera os valores estipulados para os seguros e retira a multa prevista na proposição original, substituindo pela aplicação de infração administrativa ao servidor responsável pela autorização do evento.

Walter Tosta apresentou o substitutivo nº 1 ao PL 751/07, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que dispõe sobre deveres no recebimento de produtos viciados para reparos e estabelece as informações que nesses casos devem ser fornecidas ao consumidor. O relator acrescentou a obrigatoriedade de serem instalados pelos comerciantes e fabricantes, postos de coletas dos produtos defeituosos em municípios onde não haja assistência técnica especializada para atender o consumidor. Também determina o prazo de 180 dias para os estabelecimentos se adequarem à lei, após a aprovação.

O deputado Célio Moreira apresentou relatório favorável a três proposições. Os PLs 684/07, também de Weliton Prado, e 702/07, de Sargento Rodrigues, tiveram parecer favorável na forma do substitutivo nº 1 da CCJ, que faz sua adequação à técnica legislativa. O primeiro dispõe sobre o atendimento do consumidor no estabelecimento do fornecedor; e o segundo sobre informação de quitação de débitos anteriores nos instrumentos de cobrança enviados ao consumidor. Célio Moreira apresentou parecer favorável ao PL 685/07, do deputado Délio Malheiros (PV), presidente da comissão, em sua forma original. O PL institui o Estatuto do Cinéfilo.

Requerimentos - Durante a reunião, foram aprovados os seguintes requerimentos dos deputados: Antônio Júlio (PMDB), solicitando informações ao secretário de Estado de Fazenda sobre as providências tomadas pelo órgão quanto à apuração da emissão de certidão falsa de débito fiscal, emitida em nome dele pela unidade da Secretaria de Fazenda de Frutal, em dezembro de 2005; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), solicitando que seja realizada audiência pública da comissão para discutir os termos do convênio que será assinado entre o Ministério Público do Estado e a Google INC, com vistas à criação de instrumentos de identificação de páginas com conteúdos criminosos; e três de Délio Malheiros, solicitando que seja elaborado voto de congratulações à Faculdade Milton Campos por ter sido seu curso de Administração conceituado com "A" pelo Enade; solicitando que sejam realizadas audiências públicas em todas as microrregiões de Minas Gerais com o intuito de esclarecer a nova forma de tarifação da telefonia fixa local, tendo em vista a migração da tarifação em pulsos para minutos; e solicitando que seja realizada audiência pública para discutir a demora das Jaris em analisar e decidir os recursos sobre as multas aplicadas pelo DNIT e Bhtrans, em suas respectivas áreas de atuação.

Presenças - Deputados Délio Malheiros (PV), presidente; Célio Moreira (PSDB), Walter Tosta (PMN) e Ademir Lucas (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715