Pista da BR-381 em Santa Luzia será liberada em agosto

De acordo com o comandante do 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, tenente coronel Oriente Leal Filho...

04/06/2007 - 00:01
 

Pista da BR-381 em Santa Luzia será liberada em agosto

De acordo com o comandante do 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, tenente coronel Oriente Leal Filho, a pista principal da BR-381, no trevo de Santa Luzia, será liberada no final de agosto. Orçado em R$ 7,7 milhões, o projeto prevê a construção de uma trincheira para acesso à cidade, passando sob a rodovia. A conclusão total da obra está prevista para janeiro de 2008. O Exército é responsável pela execução, que já enfrentou alguns atrasos desde seu início, em outubro de 2005. Para discutir a questão, deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais visitaram a sede do 11º Batalhão de Engenharia, em Araguari (Triângulo Mineiro). O requerimento para a visita foi do deputado Juninho Araújo (PRTB).

Durante uma apresentação sobre o histórico da obra, o tenente coronel Oriente Leal atribuiu os atrasos a problemas que estão fora do controle do Exército. Inicialmente, a conclusão estava prevista para 29 de janeiro de 2007. No entanto, mais da metade dos R$ 7,7 milhões destinados ao projeto só foram liberados em 14 de dezembro de 2006. Além disso, segundo o tenente coronel, houve atraso na entrega do projeto técnico pela empresa Ferreira, de Santa Luzia. Outro problema é que o Exército não tem autonomia para remover as tubulações de água, cabos elétricos e de fibra ótica. Isso tem que ser feito pelas concessionárias, o que demorou de maio até setembro de 2006. Por fim, mais atrasos foram causados pelas chuvas no último trimestre de 2006.

Em função de todos esses problemas, o prazo para a conclusão da obra foi adiado para janeiro de 2008. "Prevemos que, até o fim de agosto ou início de setembro, esteja concluída a pista principal. A conclusão da obra está dentro do prazo, e deverá acontecer em janeiro de 2008. Eu tenho plena confiança de que esse cronograma será cumprido", afirmou o tenente coronel.

Deputados divergem sobre prazo de conclusão

Presidente da Comissão de Transporte, o deputado Gustavo Valadares (DEM) disse acreditar no cumprimento do prazo para liberação da pista principal. "É uma obra importante para todo o Estado. Acredito que até o final de agosto possamos ter a pista principal liberada, e até janeiro a conclusão de toda a obra", afirmou o parlamentar.

O deputado Juninho Araújo lamentou a demora na liberação da pista principal. Ele lembrou que, durante uma visita dos deputados à obra, em abril deste ano, a informação prestada foi a de que essa pista seria liberada até julho. "Hoje tivemos uma resposta mais transparente, e acreditamos que dessa vez essa liberação sairá até agosto, o que é razoável. Nosso medo é que a obra se prolongue até o final do ano", afirmou Araújo.

Menos otimista, o deputado Djalma Diniz (PPS) disse acreditar no comprometimento do Exército em respeitar o cronograma, mas considerou difícil que o projeto seja concluído até janeiro. "Acredito no esforço deles, mas acho difícil eles concluírem no prazo, pelo que vi quanto ao andamento da obra. A não ser que eles acelerem mais daqui para frente", afirmou o parlamentar. Na reunião com o tenente coronel Oriente Leal, Diniz cobrou providências para reduzir os congestionamentos no local. "A única solução para melhorar o fluxo é controlar o trânsito. Isso precisa ser feito pelo Dnit ou pelo próprio Exército. Se deixar à vontade, os motoristas fazem uma fila tripla ou quádrupla, e aí fica desordenado", defendeu o parlamentar.

Os deputados solicitaram ao comandante do 11º Batalhão de Engenharia que a Comissão de Transporte da Assembléia seja informada sobre qualquer problema que prejudique o andamento da obra. O comandante se comprometeu a atender o pedido.

Presenças - Deputado Gustavo Valadares (DEM), presidente; deputado Juninho Araújo (PRTB), vice; e deputado Djalma Diniz (PPS); tenente coronel Oriente Leal Filho, comandante do 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715