Prefeitos pedem conclusão do Luz para Todos no Jequitinhonha

Prefeitos e moradores do Vale do Jequitinhonha e Mucuri reivindicaram à Cemig, governos federal e estadual e deputado...

31/05/2007 - 00:01
 

Prefeitos pedem conclusão do Luz para Todos no Jequitinhonha

Prefeitos e moradores do Vale do Jequitinhonha e Mucuri reivindicaram à Cemig, governos federal e estadual e deputados da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa de Minas Gerais agilidade na conclusão do programa Luz para Todos na região. A audiência pública para debater o tema, realizada a pedido da deputada Elisa Costa (PT), aconteceu nesta quinta-feira (31/5/07), em Araçuaí, e discutiu ainda os prazos e critérios de atendimento das comunidades que ainda não foram contempladas.

De acordo com o coordenador Estadual do Programa Luz para Todos, Marcílio Magalhães de Souza, os trabalhos serão concluídos até o final de 2008, mas as dificuldades de acesso a algumas comunidades e a conclusão da parceria entre os governos federal e estadual para a liberação de aditivos de recursos têm atrasado a implantação. Segundo ele, até o final de maio, já foram feitas 189 mil ligações, que atenderam mais de 945 mil pessoas, mas ainda faltam mais de 100 mil ligações.

O coordenador regional do programa na Cemig, José Alberto Costa, também cobrou a liberação dos recursos remanescentes, e disse que o critério para implantação do programa é priorizar áreas rurais habitadas e sem luz, a um custo que não ultrapasse três vezes o valor médio, que hoje é de R$ 6.100, de acordo com resolução da Aneel.

Segundo o agente de Comunicação do programa, Paulo Menicucci, o governo estadual tem feito todo o esforço para que a parceria com a União seja concluída e o aporte de recursos necessário seja liberado o mais rápido possível. "Acreditamos que, até setembro, os recursos e as licitações estejam finalizadas para que o processo seja agilizado", afirmou. O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) explicou ainda que o aditivo será feito, pois a previsão inicial foi feita de forma equivocada. Dessa forma, antes de 90 dias, o recurso não terá como ser utilizado. "O processo vai começar do zero. É necessário assinar a parceria e licitar as empreiteiras antes de o recurso ser aplicado. Precisaremos de paciência", concluiu.

Moradores pedem luz para gerar emprego e renda

A representante da Fetaemg na região, Maria das Graças Pinheiro, e outros moradores querem o compromisso da Cemig de que o programa seja executado o mais rápido possível. "Precisamos da luz para que o desenvolvimento econômico e social chegue para todos nós", disse. A deputada Elisa Costa fez coro às palavras dos moradores, lembrando que o programa representa inclusão social, redução de êxodo rural e geração de emprego e renda para as comunidades rurais do Jequitinhonha e de todo o Estado. "Queremos transparência, compromisso, trabalho e realizações. Espero que o trabalho seja retomado com resultados", reforçou.

O prefeito de Araçuaí, José Antônio Martins Santana, questionou ainda a falta de prioridade para a região do Jequitinhonha. Para ele, outros municípios de Minas têm preferência de atendimento e, por isso, quer que os prazos para a implantação do programa Luz para Todos em Araçuaí sejam definidos. O deputado Arlen Santiago (PTB) concordou com o prefeito e lembrou ainda que o critério de repasses de recursos aos municípios é a população, mas que as cidades da região "não têm crescido", segundo os últimos censos do IBGE.

Em defesa do Jequitinhonha, os deputados Domingos Sávio (PSDB), André Quintão (PT) e Getúlio Neiva (PMDB) pediram eqüidade na implantação do programa. Para eles, a região deve ser priorizada, tendo em vista que a necessidade nesses municípios é maior. "Os recursos acabaram. Precisamos pressionar para que esses aditivos sejam obtidos, caso contrário, o prazo de 2008 não será cumprido", reforçou Neiva.

Requerimentos - Foram aprovados requerimentos pedindo providências em relação ao problema. A deputada Elisa Costa solicitou ofício a ser encaminhado à Cemig e ao Conselho Gestor do programa Luz para Todos, que pede prioridade no repasse de recursos da segunda fase do programa aos municípios que tenham apenas 50% das propriedades atendidas e, progressivamente, aos com 75% de atendimento. O deputado Carlos Pimenta (PDT) pediu, por meio de dois requerimentos, envio de ofícios à Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia; e aos deputados, senadores e ao vice-presidente da República, José Alencar, pedido de prioridade na implantação da segunda fase do programa em Minas Gerais.

Presenças - Deputados Weliton Prado (PT); presidente; Elisa Costa (PT); Domingos Sávio (PSDB); Lafayette de Andrada (PSDB); Getúlio Neiva (PMDB); Arlen Santiago (PTB); André Quintão (PT); Carlos Pimenta (PDT); o agente comunitário do Programa Luz para Todos, Marlon Moreira Barbosa; o gerente de Relações Externas da Construtora Queiroz Galvão, Daniel de Freitas, além dos convidados citados na matéria.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715