Plenário vota nove projetos na Extraordinária da noite

Por 44 votos a zero, foi aprovado em 1º turno, na Reunião Extraordinária das 20 horas desta terça-feira (29/5/07), o ...

29/05/2007 - 00:03
 

Plenário vota nove projetos na Extraordinária da noite

Por 44 votos a zero, foi aprovado em 1º turno, na Reunião Extraordinária das 20 horas desta terça-feira (29/5/07), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 19/07, do governador do Estado, que altera a estrutura orgânica da Advocacia Geral do Estado, disciplinando a questão da defesa de membros dos conselhos das diversas unidades estaduais, mesmo que ocupem função sem cargo, em regime temporário e sem direito à remuneração.

Outro projeto de grande repercussão foi aprovado em 1º turno: o Projeto de Lei (PL) 29/07, do governador, que dispõe sobre o Programa Estadual de Crédito Popular (Credpop), instituindo um programa de apoio creditício ao microempreendedor, operado pelo BDMG através das IMFs, ou seja, instituições de microfinanças locais.

Foi também aprovado em 1º turno o PL 20/07, do deputado Eros Biondini (PHS), que acrescenta dispositivos à Lei 13.188, de 1999, garantindo direito a cirurgia reparadora gratuita para vítimas da violência. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 2, da Comissão de Direitos Humanos. O Projeto de Resolução (PRE) 361/07, da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, foi aprovado também em 1º turno. Esse PRE endossa a alienação de terras devolutas.

Os demais projetos aprovados pelo Plenário na Extraordinária tratam de doação de terras do Estado a municípios. Houve questionamento do deputado Gilberto Abramo (PMDB), em nome da bancada do PMDB, quanto ao PL 930/07, que autoriza o governo de Minas a doar ao município de Belo Horizonte as terras do conjunto Confisco, na Pampulha, para regularização e titularização dos lotes e moradias. Após entendimentos, o projeto foi aprovado em 1º turno.

Em 2º turno, foi aprovado o PL 325/07, do deputado Zé Maia (PSDB), que autoriza o Executivo a doar imóvel ao município de Conquista. Em 1º turno, foi aprovado o PL 380/07, do deputado Paulo Cesar (PDT), que autoriza a doação de imóveis ao município de Martinho Campos. Também em 1º turno, foi aprovado o PL 322/07, do deputado Zé Maia (PSDB), que autoriza a doação de imóvel ao município de Ituiutaba. Do deputado Gil Pereira (PP), foi aprovado em 1º turno o PL 1.025/07, que autoriza a Fundação Rural Mineira (Ruralminas) a alienar imóvel ao município de Jaíba.

Apenas um projeto da pauta não foi votado. O PL 522/07, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a reverter imóveis ao município de Novo Cruzeiro, no Vale do Mucuri. O deputado Getúlio Neiva questionou que não teria participado da discussão do projeto, e argumentou que conhece bem a situação por se tratar de sua região eleitoral. Apresentou requerimento para retirada de pauta do projeto, que foi aprovado pelos deputados.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715