Entidades de promoção de emprego, renda e cultura falam às comissões

As Comissões de Cultura e de Trabalho, Previdência e Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais querem con...

25/05/2007 - 00:01
 

Entidades de promoção de emprego, renda e cultura falam às comissões

As Comissões de Cultura e de Trabalho, Previdência e Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas Gerais querem conhecer o trabalho de entidades que promovem qualificação profissional, geram emprego e renda nos municípios em que atuam e exploram as potencialidades e cultura regionais. Para isso, vão promover, nesta terça-feira (29/5/07), reunião conjunta, a fim de ouvir representantes de entidades sediadas em Belo Horizonte; em Cataguases, na Zona da Mata; e em Nova União, na região Central. O debate, que foi solicitado pela deputada Gláucia Brandão (PPS), será às 15h15, no Plenarinho III.

Os convidados são o presidente do Instituto Francisca de Souza Peixoto, Marcelo Inácio Peixoto, de Cataguases; a responsável pelo Setor de Cultura e Comunicação do Sebrae, Regina Faria; a superintendente de Política, Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese), Carmen Rocha Dias; o presidente do Instituto Yara Tupynambá, José Theobaldo Júnior, de Belo Horizonte; e a presidente da ong "Mineiridade em Pencas" e coordenadora de projetos da Associação dos Produtores Rurais de Nova União (Apranur), Maria Tereza Penna.

Entidades como o Instituto Yara Tupynambá e a "Mineiridade em Pencas" são parceiras da Sedese na implementação do Plano Estadual de Qualificação Profissional, desenvolvido a partir de 1995. Esse plano conta com recursos do Tesouro Estadual e também do Ministério do Trabalho, através do Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT). O Instituto Yara Tupynambá é parceiro da Sedese na qualificação profissional em áreas como artesanato, restauração do patrimônio histórico e cultural e construção civil. A ong "Mineiridade em Pencas" tem coordenado cursos para capacitar mulheres que trabalham com fibra e palha da bananeira, na região de Nova União. Já o Instituto Francisca de Souza Peixoto, em Cataguases, promove atividades culturais, além de treinamentos e cursos para comunidades carentes na área de promoção social.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715