Jornalistas e deputados defendem incentivo para divulgação do
turismo
"Minas Gerais tem um enorme potencial turístico,
mas precisamos ter vitrines para mostrar nossas riquezas", afirmou o
deputado Eros Biondini (PHS), durante audiência pública da Comissão
de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia
Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta quinta-feira (24/5/07),
para discutir o papel da mídia na divulgação do turismo. De acordo
com o deputado, autor do requerimento para a realização da reunião,
o patrimônio cultural, natural e histórico das diversas regiões
Estado muitas vezes não é conhecido nem pelos próprios habitantes.
Ele acrescentou ainda que o turismo é responsável por 3% do PIB
brasileiro enquanto, em outros países, esse percentual chega a
8%.
O presidente da comissão, deputado Vanderlei
Miranda (PMDB), também defendeu que Minas Gerais e o Brasil precisam
reconhecer seu potencial e tirar proveito disso. Segundo ele, em
visita a Nassau, nas Bahamas, ouviu dos nativos que eles têm três
produtos para vender: sol, areia e mar. "Eles sabem aproveitar o que
têm e vivem do turismo", afirmou o deputado.
Políticas devem envolver os setores público e
privado
Para o gerente-geral da TV Assembléia, Rodrigo
Barreto de Lucena, as iniciativas para o desenvolvimento do turismo
precisam combinar ações do setor público e da iniciativa privada,
com o suporte da mídia. Ele lembrou o caso da Bahia, que conseguiu
transformar o turismo em sua principal atividade econômica ao
desenvolver uma política pública voltada para o setor, com o apoio
da iniciativa privada.
Em relação ao requerimento apresentado em Plenário
pelo deputado Eros Biondini, solicitando um programa específico de
turismo na grade de programação da TV Assembléia, Rodrigo Lucena
esclareceu que o canal do Legislativo faz cobertura de todas as
reuniões da Comissão de Turismo, além de tratar do tema em outros
programas. O jornalista esclareceu que a TV tem dificuldade para
atender demandas específicas, sobretudo em função da limitação de
recursos. "Uma tendência nas TVs públicas para contornar esse
problema é trabalhar juntamente com a produção independente,
adquirindo matérias e documentários, por exemplo", sugeriu.
Incentivos - O gerente da
TV Assembléia também defendeu a criação de algum tipo de incentivo
para a imprensa que divulga o turismo. A idéia foi compartilhada
pelo diretor do Jornal Turismo de Minas, Chico Maia. O jornal existe
há pouco mais de dois anos, circula mensalmente com tiragem de 10
mil exemplares, e aborda exclusivamente o turismo de Minas Gerais.
Ele explicou que a produção do jornal tem custos altos que são
sustentados por meio de parcerias com a iniciativa privada. "O
turismo em Minas Gerais tem sido feito pela iniciativa privada ao
longo dos anos", afirmou.
Chico Maia citou outros exemplos de entidades
parceiras do turismo no Estado, como a Universidade Newton Paiva, o
Senac, a Fiemg, a Federação do Comércio e o Sebrae. Ele ponderou que
a continuidade dos projetos é fundamental e voltou ao exemplo da
Bahia para dizer que o sucesso do turismo desse Estado aconteceu
porque foi uma política pública desenvolvida ao longo de 30 anos.
"Somente agora o Brasil tem um ministério exclusivo para cuidar do
turismo. Ainda estamos engatinhando em termos de políticas públicas
para o setor", afirmou. No entanto, ele elogiou a atuação do
ex-ministro Walfrido dos Mares Guia.
O deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) ponderou
que o deputado Carlos Melles, que foi ministro do Turismo quando a
pasta ainda era associada a dos Esportes, foi o precursor de
projetos importantes para o setor, como a Estrada Real, a criação
dos circuitos turísticos e a sinalização dessas regiões, além de ter
conseguido ampliar o orçamento para o turismo. "O Walfrido é muito
competente e conseguiu dar continuidade ao trabalho e ampliar as
conquistas", concluiu. O deputado manifestou ainda sua preocupação
com a queda do dólar, que afasta os turistas estrangeiros.
A apresentação de um projeto de incentivo à
divulgação do turismo foi defendida pelo deputado Getúlio Neiva
(PMDB) como uma contribuição importante da Assembléia Legislativa
para o desenvolvimento do turismo no Estado. O deputado levantou
outros pontos que afetam o setor, como a falta de rotas aéreas em um
país de dimensões continentais; a precariedade da estrutura
rodoviária e a concentração de recursos nas mãos da União que impede
que os municípios tenham maior autonomia. Ele acredita também que os
veículos de comunicação, como a TV Assembléia e a Rede Minas,
deveriam ter um alcance maior.
O jornalista do Turismo de Minas, Arthur Vianna,
acrescentou que o turismo é uma grande indústria e precisa ser
tratado como tal. "O que faz a ponte entre o produto e a mídia é o
marketing", explicou.
Requerimentos - Durante a
reunião foram aprovados três requerimentos. O deputado Vanderlei
Miranda solicitou a realização de duas visitas da comissão. A
primeira delas ao Rio Paraopeba, entre a Barra do Paraopeba, em
Felixlândia, e a Barra do Rio São Francisco, em São José do Buriti,
em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, com
o objetivo de verificar as condições ambientais, a política e o
sistema regional de turismo no Lago de Três Marias. O segundo
requerimento pede a realização de visita ao prefeito de Belo
Horizonte, Fernando Pimentel, com o objetivo de discutir a política
e o sistema de turismo na capital, bem como o fomento da produção
industrial e do comércio.
O deputado Eros Biondini, solicitou a realização de
audiência pública em conjunto com a Comissão de Política
Agropecuária e Agroindustrial, com o objetivo de discutir as
implicações da Instrução Normativa nº 51, de 18 de setembro de 2002,
do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; a
necessidade de ampliação do Laboratório de Análise da Qualidade do
leite da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas
Gerais; e a viabilização do Projeto Rural relativo à Fazenda Modelo
de Pedro Leopoldo.
Presenças - Deputados
Vanderlei Miranda (PMDB), presidente; Eros Bondini (PHS); Getúlio
Neiva (PMDB) e Antônio Carlos Arantes (PSC).
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