Educação rejeita parecer sobre projeto que regula meia-entrada

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa de Minas Gerais rejeitou, nesta q...

23/05/2007 - 00:00
 

Educação rejeita parecer sobre projeto que regula meia-entrada

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa de Minas Gerais rejeitou, nesta quarta-feira (23/5/07), parecer do deputado Carlin Moura (PCdoB) que apresentava o substitutivo nº 3 ao Projeto de Lei (PL) 59/07, do deputado Weliton Prado (PT). O projeto institui a cobrança de meia-entrada em estabelecimentos culturais, de lazer e esportivos em Minas Gerais. Foi designada como relatora para apreciar novamente a proposição a deputada Ana Maria Resende (PSDB).

O texto original do PL 59/07 modifica algumas disposições da Lei 11.052, de 1993, que instituiu a cobrança de meia-entrada para estudantes, acrescentando, entre outras alterações, a possibilidade de extensão do benefício para os jovens não estudantes com idade até 18 anos. O substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, e o substitutivo nº 2, da Comissão de Cultura, realizaram modificações no conteúdo do projeto. Por exemplo, o substitutivo nº 2 retirou a previsão de extensão do benefício para jovens não estudantes e definiu a documentação que deverá ser apresentada para obtenção do benefício.

Entretanto, no parecer rejeitado, o deputado Carlin Moura considerou que boa parte das modificações trazidas pelo projeto original e pelos substitutivos nºs 1 e 2 seriam desnecessárias pois a Lei 11.052 já regulamentaria de maneira satisfatória o assunto. Ele também afirmou que parte das alterações acrescentadas no substitutivo nº 2 com o objetivo de evitar fraudes, como a determinação de padronizar a carteira de estudante, não teriam o efeito desejado. Segundo Carlin Moura, atualmente as fraudes acontecem devido a Medida Provisória 2.208, de 2001, que ampliou o número de entidades que podem emitir as carteiras de estudante.

Para o deputado, a alteração da legislação estadual sobre o assunto deveria aguardar as modificações que devem acontecer em nível federal. Entretanto, ele considerou importante estabelecer punições para quem não estiver cumprindo as normas atuais. Dessa forma, o substitutivo nº 3 acrescentou penalidades para quem não cumprir a legislação e a determinação de que o Estado será responsável por fiscalizar o seu cumprimento.

Requerimento - O presidente da Comissão de Educação, deputado Deiró Marra (PR), apresentou requerimento solicitando o envio de ofício à Secretaria de Estado de Educação pedindo a inserção, no Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais, de um capítulo exclusivo sobre educação ambiental. Também foi aprovado um requerimento que dispensa a apreciação de Plenário.

Presenças - Deputados Deiró Marra (PR), presidente da comissão; Carlin Moura (PCdoB) e Lafayette de Andrada (PSDB); e a deputada Maria Lúcia Mendonça, vice-presidente da comissão.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715