Comissões têm uma visita, duas viagens e quatro reuniões com convidados

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais promove, nesta segunda-feira (21/5/07), o De...

18/05/2007 - 00:05
 

Comissões têm uma visita, duas viagens e quatro reuniões com convidados

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais promove, nesta segunda-feira (21/5/07), o Debate Público "O papel da guarda municipal e os direitos humanos". O objetivo é discutir as competências dessas instituições e suas relações com as comunidades e a Polícia Militar. Para a semana de 21 a 25/5, as comissões permanentes da ALMG têm agendadas ainda quatro reuniões com convidados, uma visita e duas viagens ao interior do Estado.

O debate público, que será realizado no Plenário, a partir das 14 horas, foi solicitado pelo deputado João Leite (PSDB). O parlamentar está preocupado com eventuais desvios no papel das guardas municipais. Criadas para cuidar do patrimônio público, escolas e postos de saúde, essas instituições, por vezes, adotam estratégias de policiamento concorrentes com a Polícia Militar, fazendo inclusive rondas armadas, segundo o gabinete de João Leite. Com o debate público, o deputado pretende discutir a competência das duas instituições, se está havendo superposição nas atuações de ambas, e se as guardas municipais estão enfraquecendo a Polícia Militar nas comunidades. Foram convidados autoridades e especialistas da área de segurança pública.

No mesmo dia, a partir das 15 horas, no Auditório, acontece a primeira reunião com convidados da Comissão Especial para o Estudo da Atenção à Pessoa com Transtorno Mental, Deficiência Mental ou Autismo. O assunto a ser discutido é a estruturação da rede de assistência à pessoa portadora de deficiência física, mental ou com autismo. Os deputados querem saber o que já foi implementado; as dificuldades para implementação da rede e as perspectivas de sua concretização. Os parlamentares querem ouvir, dentre outros convidados, a presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais, Luiza Pinto Coelho; e o coordenador estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência, Flávio Lúcio Assis Moreira.

Cultura - Na terça-feira (22), a Comissão de Cultura vai se reunir, no Plenarinho III, para debater os programas e iniciativas do Ministério da Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e a política nacional do Sesi. A autora do requerimento pela reunião, deputada Gláucia Brandão (PPS) quer saber quais as vantagens de um município ter uma fundação de cultura, e não uma secretaria, como é o caso de Belo Horizonte. A deputada pretende esclarecer também qual a verba que a União disponibiliza para investimentos culturais e como os municípios podem ter acesso aos programas do governo federal.

Já a Comissão de Segurança Pública se une à Comissão de Direitos Humanos para a realização de reunião conjunta, às 14h30, no Plenarinho IV, a fim de ouvir o policial civil Lúcio dos Santos Júnior, acusado do assassinato do menino Pedro Augusto Beltrão Prates. O suposto crime foi relatado ao Ministério Público e aos parlamentares pelos dois filhos de Lúcio, menores de idade, que também dizem ter sido violentados pelo pai.

O objetivo das reuniões conjuntas das duas comissões é investigar o desaparecimento de crianças entre os anos de 2005 e 2007, em Minas Gerais. A idéia é realizar de quatro a cinco reuniões fechadas à imprensa para apurar a possível participação de policiais em alguns desaparecimentos, como o de Pedro Augusto.

Mídia - O papel da mídia na divulgação e no fortalecimento do turismo no Estado será debatido pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo na quinta-feira (24), às 9h30, no Plenarinho III. A reunião foi solicitada por requerimento do deputado Eros Biondini (PHS) que, ao percorrer todas as regiões do Estado, percebeu que os mineiros não conhecem a riqueza do patrimônio cultural, artístico, natural e religioso de Minas. "A grande vitrine do turismo são os meios de comunicação", defendeu.

O deputado também acredita que a discussão é oportuna porque, além do potencial turístico do Brasil, a própria ministra do Turismo, Marta Suplicy, já manifestou interesse em ampliar o relacionamento do Ministério com a imprensa especializada. Representantes de emissoras de TV e de jornais do Estado foram chamados para participar, além da secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

Viagens - A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais viaja até Varginha, onde se reúne para debater os problemas regionais do meio ambiente no Sul de Minas, a atuação da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável daquela região, além de avaliar os possíveis impactos ambientais e sociais da construção de uma usina de compostagem no município de Córrego do Bom Jesus, em terreno na divisa com o município de Cambuí. O requerimento partiu do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), e o encontro será quarta-feira (23), às 10h.

Paracatu, no Noroeste do Estado, também receberá a visita dos parlamentares. A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização realiza audiência pública, sexta-feira (25), às 9h30, na Câmara Municipal, para tratar da execução do Programa Luz para Todos na Região Noroeste do Estado, a requerimento do deputado Almir Paraca (PT).

Visita - Na sexta-feira (25), as comissões de Direitos Humanos e de Participação Popular visitam a Divisão de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente e o Centro de Internação Provisória de Adolescentes em Belo Horizonte. A finalidade é conhecer a situação de atendimento ao adolescente acusado de cometer ato infracional. O compromisso está marcado para 15h30, a requerimento do deputado André Quintão (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715