Novo decreto para transporte intermunicipal traz alívio para o setor

A explicação sobre o novo decreto do Executivo para regulamentar a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias...

16/05/2007 - 00:00
 

Novo decreto para transporte intermunicipal traz alívio para o setor

A explicação sobre o novo decreto do Executivo para regulamentar a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o transporte intermunicipal de passageiros de curta distância trouxe alívio aos participantes da reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária, de Assuntos Municipais e Regionalização e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (16/5/07). A reunião, solicitada pelos deputados Sebastião Helvécio (PDT), Antônio Júlio (PMDB), Weliton Prado (PT), Zé Maia (PSDB), Agostinho Patrús Filho (PV), Lafayette de Andrada (PSDB) e pela deputada Elisa Costa (PT), tinha o objetivo de debater a possibilidade de suspensão da isenção da cobrança do imposto estadual, cuja vigência terminaria em 31 de maio deste ano.

"Não há mais razões para se preocupar com a prorrogação da vigência da isenção e nem com a perda do benefício", declarou o assessor do Gabinete do subsecretário de Estado da Fazenda, Jefferson Nery Chaves. Ele esclareceu aos deputados, prefeitos, vereadores e empresários do setor de transporte que o Decreto 44.509, de 3 de maio de 1997, modificou o critério para concessão do benefício, facilitando o acesso à isenção do ICMS pelas linhas de transporte semi-urbano e revogou os indeferimentos dados a partir da legislação anterior. De acordo com ele, a isenção do imposto para o transporte intermunicipal está prevista no Regulamento do ICMS. Em agosto de 2005, o Decreto 44.087 modificou o dispositivo que tratava desse assunto e adotava como um dos critérios para a concessão do benefício "o itinerário ser praticamente urbanizado". Além disso, o decreto passou a limitar o tempo de eficácia da isenção para os serviços prestados em linha semi-urbana.

Decreto altera critérios para concessão de benefício

De acordo com o assessor da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), o novo decreto retira a exigência do "itinerário praticamente urbanizado" para a renovação automática da isenção. Com isso, segundo Jefferson Chaves, tanto as 50 linhas que já tinham o direito à isenção garantidos quanto as 47 que tiveram os pedidos indeferidos, passaram a ter o reconhecimento do direito pelo novo decreto. Novas linhas que queiram a partir de agora ser beneficiadas com a isenção, precisarão entrar com o pedido na SEF para ser analisado.

Preocupação - Os deputados Lafayette de Andrada, Weliton Prado, Wander Borges (PSB), Juninho Araújo (PRTB) e Neider Moreira (PPS) manifestaram preocupação com o prejuízo que a suspensão da isenção do ICMS causaria para o usuário, que sofreria com um reajuste nas passagens de 18% a 20%. Eles ainda denunciaram o tratamento desigual adotado para a concessão do benefício, favorecendo os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e as cidades do Vale do Aço, que tinham, segundo eles, a isenção por tempo indeterminado. Os prefeitos, vereadores e empresários que participaram da reunião apoiaram as opiniões dos deputados. "A RMBH tem linhas com distâncias de até 160 Km e tem regulamentação por tempo indeterminado. Em outras regiões, as distâncias são bem menores", ponderou o diretor da empresa Transur, José Bessa Mansur.

O vereador de Santos Dumont, Labenert Mendes da Silva foi um dos primeiros a tentar mobilizar os prefeitos e vereadores da Zona da Mata na busca de uma solução para o problema. Ele também discordou do tratamento diferenciado que vinha sendo adotado dentro do Estado e argumentou: "O motivo que tira um trabalhador de Araguari para trabalhar em Uberlândia é o mesmo que leva um outro a sair de qualquer cidade da Região Metropolitana para trabalhar em Belo Horizonte", afirmou.

Dimensão social - Os prefeitos alertaram ainda para a dimensão social da isenção do imposto. "A população das pequenas cidades está migrando para os grandes centros, porque as empresas têm priorizado trabalhadores que moram perto do trabalho por causa do vale-transporte", argumentou o prefeito de Ewbank da Câmara, Paulo Mendes Soares. Juntamente com os deputados, os prefeitos pediram uma solução definitiva para o problema. O deputado Sebastião Helvécio fez considerações sobre a alta carga tributária bruta do País e disse que a preocupação das comissões ao propor esse debate é com o usuário do transporte público. "Os empresários repassam o valor dos impostos ao preço das passagens", afirmou. O deputado destacou que se sentiu contemplado com a solução dada ao problema com a publicação do novo decreto pela Secretaria da Fazenda.

Também o deputado Weliton Prado, que presidiu a reunião, se declarou satisfeito com a publicação do novo decreto, mas defendeu que a matéria seja regulamentada por meio de um instrumento legal menos frágil que o decreto.

Presenças - Deputados Zé Maia (PSDB), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO); Jayro Lessa, vice-presidente da FFO; Lafayette de Andrada (PSDB); Sebastião Helvécio (PDT); Weliton Prado (PT), presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização; Ronaldo Magalhães, vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais; Neider Moreira (PPS) e Wander Borges (PSB); Juninho Araújo (PRTB), vice-presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas; Braúlio Braz (PTB) e Carlin Moura (PCdoB). Além dos convidados citados na matéria, participaram da reunião a superintendente de Transporte Intermunicipal da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Maria Luíza Machado Monteiro; o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora, João César da Silva; o diretor-presidente da empresa Barraca Turismo Ltda., Jair da Fonseca Pinto; o secretário executivo da Associação dos Pequenos Municípios de Minas Gerais (Aspemg), Djair Braga Teixeira; o presidente da Câmara Municipal de Barbacena, José Higino; e o prefeito de Santos Dumont, Evandro Nery.

 

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