Projeto que divulga desaparecidos em bilhete de loteria vai a Plenário

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-...

09/05/2007 - 00:02
 

Projeto que divulga desaparecidos em bilhete de loteria vai a Plenário

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (9/5/07), pareceres favoráveis a sete proposições, todas elas prontas para serem votadas em 1º turno pelo Plenário. Entre as matérias, está o Projeto de Lei 225/07, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que trata da obrigatoriedade de a Loteria Mineira destinar pelo menos 50% dos seus bilhetes lotéricos à divulgação de informações sobre pessoas desaparecidas.

Como já existe lei instituindo o Sistema de Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas no Estado (Lei 15.432, de 2005), o parecer aprovado na comissão determina que a Loteria do Estado deverá inserir fotos e dados de pessoas desaparecidas nos bilhetes emitidos em cada concurso. O relator da matéria foi o deputado Leonardo Moreira (DEM), que opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça. O substitutivo da CCJ faz apenas reparos de ordem técnica na proposição, acrescentando o artigo 5º-A à norma, dando ao projeto a forma acima. Segundo dados da comissão, há cerca de 3 mil casos de desaparecimento por ano em Minas Gerais.

Outros projetos que receberam parecer favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária tratam de garantias para alunos inadimplentes; vigilância em agências bancárias durante o período em que ofereçam o serviço de auto-atendimento; obrigatoriedade da implantação do acesso à internet para os alunos das escolas da rede estadual.

Colação de grau para alunos inadimplentes

O Projeto de Lei 72/07, do deputado Gilberto Abramo (PMDB), estabelece condições para as instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior do Estado e recebeu parecer favorável da comissão. O projeto assegura a colação de grau e o certificado de conclusão de curso aos alunos inadimplentes de escolas e faculdades particulares. O relator, deputado Lafayette de Andrada (PSDB), em reunião anterior, opinou pela aprovação da matéria na forma do substitutivo nº3, que apresentou, mas a deputada Elisa Costa (PT) pediu vista do parecer, ou seja, mais prazo para analisá-lo. Nesta quarta, o parecer foi aprovado.

O substitutivo nº 3 aproveita partes dos dois substitutivos apresentados anteriormente pelas comissões de Constituição e Justiça (substitutivo nº 1) e de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática (nº 2), adequando o projeto à legislação federal que trata da inadimplência de alunos em estabelecimentos de ensino particulares. Ele assegura, ao estudante inadimplente matriculado em instituição de ensino integrante do sistema estadual de educação, a renovação da matrícula ao final de período ou ano letivo. Para isso, o aluno deverá ter iniciado com a instituição processo de negociação de seu débito. A renovação da matrícula se dará em caráter provisório, sendo efetivada somente quando, findo o processo de negociação, for firmado acordo ou quitado o débito do aluno.

O substitutivo também determina que o prazo para a realização do processo de negociação será de 10 dias letivos contados do início do período letivo a que se referir a matrícula, sendo garantido ao aluno o registro de sua freqüência às aulas durante esse prazo. Se, ao final do processo de negociação, não for firmado acordo ou quitado o débito do aluno para com a instituição de ensino, será tornada sem efeito a matrícula provisória efetuada, vedado o aproveitamento do período cursado para quaisquer efeitos.

Vigilância no serviço de caixa eletrônico nos bancos

O PL 139/07, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de vigilância nas agências bancárias situadas em Minas Gerais, durante o período em que ofereçam o serviço de auto-atendimento por meio de caixa eletrônico, também teve aprovado o parecer favorável . A relatora foi a deputada Elisa Costa (PT), que opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O substitutivo altera a Lei 12.971, de 1998, que torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências bancárias. Ele modifica a redação do artigo 1º da lei, obrigando as instituições bancárias e financeiras a manter vigilância ostensiva pelo período integral de atendimento ao público e a instalar dispositivos de segurança nas agências, postos de serviço e quiosques dos caixas eletrônicos. Quem não cumprir a regra estará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

O substitutivo também acrescenta dispositivo ao artigo 2º da Lei 12.971, que relaciona os equipamentos que cada unidade de atendimento deverá possuir. O dispositivo acrescentado é o alarme sonoro a ser acionado pelo usuário do serviço em caso de emergência. Hoje, já é preciso instalar porta eletrônica de segurança, vidros resistentes ao impacto de projéteis de armas de fogo de grosso calibre, circuito interno de TV e guarda-volume para os usuários.

Originalmente, o projeto obriga a presença de, no mínimo, um vigilante nas agências bancárias durante o período em que nelas for oferecido o serviço de auto-atendimento. Determina ainda que será instalado, próximo aos caixas eletrônicos, dispositivo de sinal sonoro por meio do qual o usuário poderá alertar possíveis incidentes.

Projeto assegura acesso à internet nas escolas estaduais

Também recebeu e foi aprovado parecer favorável ao PL 219/07, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação do acesso à internet para os alunos das escolas da rede estadual. O relator foi o deputado Lafayette de Andrada (PSDB), que opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 2, da Comissão de Educação. Ele obriga a oferta de equipamentos e de programas de informática nas escolas da rede estadual. O texto determina que as escolas da rede estadual disporão de equipamentos e programas de informática, para utilização de professores e alunos dos ensinos fundamental e médio, como recurso auxiliar de promoção da aprendizagem na execução de seu projeto pedagógico. O acesso à internet, de forma a possibilitar a comunicação e a pesquisa na rede mundial de computadores, inclui-se entre os recursos a serem oferecidos nas escolas.

O substitutivo nº 2 também estabelece que o Estado garantirá os recursos materiais e humanos necessários à manutenção dos equipamentos e dos programas e à orientação técnica de seus usuários. Revoga, ainda, a Lei 13.082, de 1998, que determina a criação de centros de informática nas escolas de ensino médio da rede pública do Estado.

Debate - Ao pedir a palavra para discutir o projeto, o deputado Antônio Júlio (PMDB) sugeriu um debate mais aprofundado sobre esse assunto. Segundo ele, o projeto não prevê, por exemplo, qualquer punição para o governo do Estado caso a futura lei não seja cumprida. Além disso, o deputado salientou que as escolas públicas estaduais têm outras prioridades, pois muitas delas não contam sequer com a estrutura necessária para funcionamento, como carteiras e energia elétrica.

O relator, deputado Lafayette de Andrada (PSDB), concordou com a precariedade nas escolas mineiras, mas justificou seu parecer informando que o substitutivo da Comissão de Educação, apesar de determinar apenas a instalação dos equipamentos, já é um avanço que deve ser levado em consideração. Com ele concordou o presidente da Comissão, deputado Zé Maia (PSDB), para quem a presença de um instrutor de informática nas escolas deve ser objeto de outro projeto, pois muitas vezes os equipamentos adquiridos ficam ociosos por falta de um profissional capacitado a operá-los.

A deputada Elisa Costa (PT) também deu sua contribuição ao debate. Ela achou louvável a iniciativa, lembrando que ela vai ao encontro de uma proposta do governo federal de interligar as escolas de todo o País via internet. Ela também se solidarizou com os argumentos do deputado Antônio Júlio, cobrando melhores salários e condições de trabalho para os professores.

Outros projetos analisados

* PL 426/07, do deputado Leonardo Moreira (DEM), que dispõe sobre a instalação de sistema sensor e válvulas de bloqueio de gás. O relator foi o deputado Antônio Júlio (PMDB), que opinou por sua aprovação na forma do substitutivo nº 1, da CCJ.

O substitutivo adaptou o projeto e transformou-o em um único dispositivo, a ser introduzido na Lei 14.130, de 2001, que dispõe sobre a prevenção contra incêndio e pânico no Estado. Desta forma, acrescenta o parágrafo único ao artigo 2º dessa lei, determinando que conterão regras sobre a instalação de equipamento para detectar e prevenir vazamento de gás as normas técnicas previstas na análise e aprovação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico pelo Corpo de Bombeiros.

* Projeto de Resolução (PRE) 361/07, da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, que aprova a alienação da terra devoluta que especifica. O relator foi o deputado Antônio Júlio (PMDB). O projeto já foi apreciado nas Comissões de Constituição e Justiça e de Política Agropecuária, sem receber emendas. Ele aprova a alienação de terra devoluta em favor de Joaquim Celestino da Silva, situada no lugar denominado Fazenda Teú, no município de Rio Pardo de Minas.

* PL 134/07, do deputado Adalclever Lopes (PMDB), que institui a Semana do Portador de Deficiência. O relator foi o deputado Antônio Júlio (PMDB), que acatou as emendas nºs 1 e 2, da CCJ, e nº 3, da Comissão do Trabalho.

O projeto original institui a quarta semana de agosto como a do Portador de Deficiência (artigo 1º). Determina que a Loteria do Estado promoverá anualmente, nesta semana, uma extração especial ou a confecção de cartões de loteria instantânea, em homenagem ao portador de deficiência (artigo 2º). Os recursos arrecadados com a venda serão destinados ao financiamento de programas de atendimento ao excepcional. O PL original revoga, ainda, a Lei 12.780, de 1998 (artigo 4º). Essa lei dispõe sobre promoção especial da Loteria em homenagem ao portador de deficiência.

A emenda nº 1 suprime o artigo 2º e a nº 2, o artigo 4º. Já a emenda nº 3 acrescenta ao artigo 1º parágrafo único que determina que, na semana, o poder público promoverá atividades que subsidiem a elaboração de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência e estimulem a reflexão sobre a sua integração na sociedade.

Requerimentos aprovados

A CFFO aprovou, ainda, os seguintes requerimentos:

* Da deputada Elisa Costa (PT), solicitando audiência pública para discutir a implementação e a aplicação dos recursos do Fundo de Recuperação e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). Para isso, ela convida representantes dos comitês de bacia, da Secretaria de Meio Ambiente, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, do BDMG e das Cipes São Francisco e Rio Doce (comissões interestaduais parlamentares de estudo para o desenvolvimento sustentável dessas bacias). Ela pediu que a audiência seja agendada com rapidez, a fim de contribuir para a análise do PL 68/07, que trata do Fhidro, e tramita na Assembléia.

* Do deputado Antônio Júlio (PMDB), para que a Administração dos Estádios de Minas Gerais (Ademg) apresente informações sobre todos os contratos de arrendamento em vigor. Em reunião anterior, foi aprovado requerimento do mesmo deputado para discutir denúncia de irregularidades na administração. Ao apresentar o requerimento, o parlamentar fez críticas à Ademg, que, para ele, não cuida dos interesses do torcedor, mas de interesses particulares. Ele sugeriu que houvesse uma comissão especial ou uma CPI somente para cuidar desse assunto.

* Do deputado Gilberto Abramo (PMDB), solicitando que todos os secretários de Estado e autarquias encaminhem à Assembléia os valores gastos com publicidade no jornal Estado de Minas. Outro requerimento dele pede audiência pública para discutir o mesmo assunto. A proposta de Abramo de promover uma audiência foi apoiada pelo presidente Zé Maia, que informou ser 30 de maio a data provável do debate.

* Do deputado Weliton Prado (PT), que solicita reunião conjunta com as comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária, Transporte e Assuntos Municipais, para discutir a isenção de ICMS à prestação do serviço de transporte intermunicipal de passageiros em linha semi-urbana, prevista no Decreto 43.080, de 2002. O prazo desse decreto expira em 30 de junho. O deputado defende, em requerimento, que seja editado novo decreto, fixando por tempo indeterminado a isenção. Ele questionou ainda o porquê de alguns dos 200 municípios contemplados pelo decreto estarem conseguindo resolver o problema, enquanto outros não. A audiência deverá acontecer no dia 23 de maio, às 9 horas.

Retirados de pauta - Foram retirados de pauta, por não cumprirem pressupostos regimentais, os seguintes projetos, todos eles relatados pelo deputado Agostinho Patrús Filho (PV):

* PL 68/07, do deputado Paulo Guedes (PT), que altera a Lei 15.910, de 2005, que dispõe sobre o Fhidro. Ele determina que, na aplicação dos recursos do fundo, seja dada prioridade à Bacia do Jequitinhonha.

* PL 172/07, do deputado Gustavo Valadares (DEM), que institui a política de mobilidade urbana cicloviária e de incentivo ao uso da bicicleta no Estado.

* PL 442/07, do deputado Leonardo Moreira (DEM), que dispõe sobre aquisição de unidades habitacionais por policiais militares do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil do Estado.

Prazo regimental - O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) pediu prazo para dar parecer sobre o PL 213/07, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que dispõe sobre a inclusão da categoria condomínios residenciais na estrutura de consumidores da Copasa.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Zé Maia (PSDB), presidente; Agostinho Patrús Filho (PV), Antônio Júlio (PMDB), Elisa Costa (PT), Lafayette de Andrada (PSDB), Leonardo Moreira (DEM), Gilberto Abramo (PMDB) e Weliton Prado (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715