Deputados vão a Contagem debater atuação da PM e da Guarda Municipal

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai a Contagem, nesta terça-feira (8/5/07), ...

07/05/2007 - 00:00
 

Deputados vão a Contagem debater atuação da PM e da Guarda Municipal

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai a Contagem, nesta terça-feira (8/5/07), debater a atuação da Guarda Municipal daquele município e da Polícia Militar em manifestação promovida por trabalhadores da saúde, no último dia 26 de abril. O autor do requerimento da reunião é o deputado João Leite (PSDB). Os debates serão realizados a partir das 17 horas, na Câmara Municipal. Entre os convidados, estão a prefeita de Contagem, Marília Campos, e representantes da Câmara, da Promotoria de Justiça, da PM, da Guarda Municipal e da diretoria colegiada do Sinsaúde.

A reunião foi marcada depois de denúncia feita pelo Sindicato de Saúde de Contagem, encaminhada à comissão no último dia 3 de maio. O sindicato relatou aos deputados a ação violenta de policiais militares e de guardas municipais durante manifestação de grevistas no município, no dia 26 de abril. Os representantes da entidade, Paulo Roberto de Carvalho e Antônio Pedro Lacerda, contaram que a manifestação transcorria tranqüilamente, quando policiais militares e guardas municipais começaram a utilizar de força para inibir os grevistas. Segundo eles, vários manifestantes foram agredidos e presos. Carvalho afirmou que, no momento em que iniciaram as agressões aos manifestantes, os policiais e os guardas teriam retirado suas identificações.

Debate público - Os deputados Durval Ângelo (PT), presidente da comissão; Luiz Tadeu Leite (PMDB), vice-presidente; João Leite (PSDB), Fábio Avelar (PSC) e Carlin Moura (PCdoB) manifestaram repúdio aos atos denunciados. Os deputados Durval Ângelo e Luiz Tadeu Leite lembraram que as guardas municipais foram criadas para defender o patrimônio público e que, em muitos municípios, sua função estaria sendo desvirtuada. Eles lembraram que a Comissão de Direitos Humanos vai promover um debate público justamente para discutir o papel das guardas municipais.

Já o deputado João Leite afirmou que deve ser discutida a associação que parece estar acontecendo entre a Polícia Militar e as guardas municipais. Ele defendeu a apuração imediata dos fatos e a punição dos responsáveis. O deputado Carlin Moura afirmou que é preciso combater os abusos que estão sendo cometidos pelos policiais e guardas em manifestações pacíficas de trabalhadores. Em resposta às denúncias, além do requerimento do deputado João Leite, foi aprovado requerimento do deputado Durval Ângelo solicitando providências à prefeita de Contagem para que sejam apuradas as agressões sofridas pelos servidores da saúde.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715